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Macroeconomia I

Código: 1EC204     Sigla: MACI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 354 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 6 63 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-11-25.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC201 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.

Resultados de aprendizagem e competências


A UC pretende que o estudante aprovado tenha adquirido as seguintes competências essenciais.

Perceber o que distingue a Macroeconomia dos outros ramos de conhecimento da Ciência Económica.

Dominar os aspectos essenciais dos conceitos e da quantificação das principais variáveis macroeconómicas.

Ser capaz de enunciar os principais problemas da Macroeconomia e de desenvolver raciocínios básicos sobre esses problemas, no âmbito dum modelo adequado (e de perceber quais os problemas que não sabe ainda abordar com os modelos que conhece).

Ser capaz de ler criticamente artigos, textos de opinião, boletins de análise macroeconómica de conjuntura de forma compreensiva e crítica.

Estar em condições de iniciar o estudo de temas mais avançados do âmbito da Macroeconomia, designadamente modelos de conjuntura e de política macroeconómica de economia aberta, modelos de equilíbrio geral com flexibilidade de preços (médio e longo prazo), questões de economia monetária e financeira, questões de economia e finanças públicas  e tópicos de crescimento económico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I - Introdução
1. O que é a Macroeconomia?
2. A Medição Agregada da Atividade Económica

Parte II. A Macroeconomia no Curto Prazo – Modelo Keynesiano
3. Mercado de Bens e Serviços e o Multiplicador Keynesiano Simples
4. Mercado Monetário, Modelo IS-LM e Políticas Orçamental e Monetária
5. Banco Central e Sistema Bancário, Modelo IS-TR

Parte III. Fundamentos Microeconómicos da Procura Agregada
6. As Restrições Orçamentais Inter-temporais
7. A Procura Agregada de Bens e Serviços pelo Sector Privado

Bibliografia Obrigatória

Burda, Michael e Wyplosz, Charles; Macroeconomics: A European Text, 7th Edition, Oxford University Press, 2017. ISBN: 978-0-19-873751-3

Bibliografia Complementar

Gordon, Robert J.; Macroeconomics, Twelvth Edition, Pearson, 2012. ISBN: 978-0-13-272767-9
Teixeira, Aurora C.; Silva, Sandra T.; Ribeiro, Ana P.; e Carvalho, Vítor; Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia – exercícios resolvidos e propostos, 4ª Edição Revista e Aumentada, Vida Económica, 2016. ISBN: 978-989-768-212-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas. O docente apresentará as matérias - conceitos, teorias, modelos - e resolverá exercícios práticos de aplicação e/ou apresentará e discutirá estatísticas macroeconómicas do mundo real que permitam ilustrar as matérias. Em cada capítulo, alguns tópicos poderão ser objecto de aprofundamento através de estudo autónomo por cada estudante, com eventual discussão e resolução de dúvidas em sessão de apoio.

Funcionamento, em cada semana:

  • aula de 2h em turma específica (segunda ou terça-feira), presencial.
  • aula de 2h comum (quinta-feira), limitada presencialmente e transmitida via Panopto/Moodle.

     De duas em duas semanas:

  • sessão de 1h (quarta-feira 14:30-15:30h), online, em videoconferência.
As aulas em turma específicas cobrem Parte I, Cap 2 e Parte III, Cap 6 e 7, e as Questões-aula (avaliação distribuída);

As aulas em turma comum cobrem Parte I, Cap 1 e Parte II, Cap 3, 4 e 5;

Sessões online cada duas semanas: esclarecimento de dúvidas previamente colocadas em fórum Moodle; discussão de questões resultantes de testes-diagnóstico (auto-avaliação) previamente realizados em Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída com prova final e questões-aula

- realização obrigatória de prova final (PF), nas datas previstas para os exames normal e de recurso.

- realização voluntária de 4 questões-aula (QA) ao longo do semestre; as 3 primeiras questões-aula serão realizadas nas turmas específicas e a 4ª questão-aula será realizada na aula comum.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com prova final (PF) e Questões-aula (QA):

- PF vale, no mínimo, 60% na nota final.

- cada QA vale 10% na nota final, se essa QA > PF. Caso contrário, essa percentagem acresce ao peso da PF.

- aprovação se nota final >= 9,5 e PF >= 7,5.

- reprovação se nota final < 9,5 ou PF < 7,5.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 


Conforme as normas legais e os regulamentos em vigor na FEP.


 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só pode ser feita por exame final.
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