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Marketing

Código: 1EC201     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 294 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-30.

Campos alterados: Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor; - Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado; - Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao abordar as várias facetas de um Plano de Marketing (aspectos económicos, estratégicos e operacionais) ao longo da u.c., o estudante deverá ser capaz de tomar decisões sustentadas na área do Marketing, nomeadamente (i) avaliando o ambiente externo de uma organização; (ii) avaliando o ambiente interno de uma organização; (iii) identificando as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização; (iv) identificando e descrevendo as principais forças competitivas do mercado e (v) conhecendo as quatro ferramentas de marketing mix necessárias à implementação do Plano de Marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Introdução 1- O conceito de marketing: conceitos, evolução e limites éticos 2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing 3- Os elementos económicos em marketing II O contexto de Marketing 1-Análise e diagnóstico do ambiente externo e interno à empresa numa perspectiva de Marketing 2-Comportamento de compra do consumidor III Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 1-Representação do mercado na perspectiva do Marketing 2- O estudo do mercado 3-Conceito de segmentação do mercado e definição do mercado alvo 4-Análise competitiva e posicionamento 5-Estratégias competitivas de abordagem ao mercado IV O Marketing-Mix 1-Estratégias de produto/serviço 2-Estratégias de de preços 3-Estratégias de comunicação 4-Estratégias de distribuição

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. and Armstrong, G.; Principles of Marketing, golbal edition, Pearson, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Sessões teóricas e práticas; - Utilização do método de estudo de caso baseado em situações reais. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos desses casos; - Recurso a materiais pedagógicos complementares (video, pesquisa na internet, artigos, etc) com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída - Prova individual: 60% - Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40% Avaliação final - Exame final: 100% Observações: 1- Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo. 2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual. 3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da classificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.

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