Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor; - Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado; - Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao abordar as várias facetas de um Plano de Marketing (aspectos económicos, estratégicos e operacionais) ao longo da u.c., o estudante deverá ser capaz de tomar decisões sustentadas na área do Marketing, nomeadamente (i) avaliando o ambiente externo de uma organização; (ii) avaliando o ambiente interno de uma organização; (iii) identificando as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização; (iv) identificando e descrevendo as principais forças competitivas do mercado e (v) conhecendo as quatro ferramentas de marketing mix necessárias à implementação do Plano de Marketing.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I Introdução 1- O conceito de marketing: conceitos, evolução e limites éticos 2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing 3- Os elementos económicos em marketing II O contexto de Marketing 1-Análise e diagnóstico do ambiente externo e interno à empresa numa perspectiva de Marketing 2-Comportamento de compra do consumidor III Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 1-Representação do mercado na perspectiva do Marketing 2- O estudo do mercado 3-Conceito de segmentação do mercado e definição do mercado alvo 4-Análise competitiva e posicionamento 5-Estratégias competitivas de abordagem ao mercado IV O Marketing-Mix 1-Estratégias de produto/serviço 2-Estratégias de de preços 3-Estratégias de comunicação 4-Estratégias de distribuição
Bibliografia Obrigatória
Kotler, P. and Armstrong, G.; Principles of Marketing, golbal edition, Pearson, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões teóricas e práticas; - Utilização do método de estudo de caso baseado em situações reais. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos desses casos; - Recurso a materiais pedagógicos complementares (video, pesquisa na internet, artigos, etc) com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de campo |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída - Prova individual: 60% - Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40% Avaliação final - Exame final: 100% Observações: 1- Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo. 2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual. 3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da classificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.