Código: | 1EC109 | Sigla: | MATII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LECO | 393 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 63 | 162 |
A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.
Pretende-se dotar os alunos das competências necessárias nas matérias de Cálculo Integral e de Álgebra Linear, a serem utilizadas ao longo e após a licenciatura, na aplicação a situações reais, nomeadamente na área da Economia e em áreas afins.
Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 63,00 |
Estudo autónomo | 99,00 |
Total: | 162,00 |
Ficam aprovados à disciplina os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.
Realizar-se-ão 3 mini-testes ao longo do semestre assim como um teste final, o qual coincide com o exame. Todos os alunos têm direito a realizar o teste final/exame independentemente de ter comparecido aos mini-testes ou não.
A classificação final é obtida arredondando às unidades:
- a nota do exame no caso de avaliação por exame final (ou seja, no caso de um aluno não ter comparecido a nenhum mini-teste)
- a melhor nota de entre NTF (nota do teste final) e 0,7*NTF+0,3*NCMT, onde NCMT designa a nota da componente mini-testes, sendo que os 3 mini-testes têm a mesma ponderação para a respetiva componente.
- Se um aluno tiver nota inferior a 7,0 no teste final, então está automaticamente reprovado independentemento do valor obtido com a ponderação com a componente dos mini-testes.
- A avaliação contínua consiste em 4 momentos de avaliação: três mini-testes e um teste final que coincide com o exame.
- Para a nota da componente mini-testes, cada um dos 3 mini-testes tem a mesma ponderação. Além do mais, se um aluno não fizer um dos mini-testes, terá zero no mini-teste correspondente.
- Se a nota do teste final for superior à nota da componente mini-testes, então o teste final tem o peso de 100% e a nota final do aluno será a nota do teste final arredondada às unidades.
- Se a nota do teste final for inferior à nota da componente mini-testes, então a nota final não arredondada é calculada da seguinte maneira: a componente mini-testes conta 30% e o teste final conta 70% com a limitação de que nenhum aluno será aprovado se no teste final tiver uma nota inferior a 7,0.
- Qualquer dos modos de avaliação anteriores (avaliação contínua ou exame da época normal) não exclui o aluno do exame da época de recurso.