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Matemática II

Código: 1EC109     Sigla: MATII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 393 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 63 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-22.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se dotar os alunos das competências necessárias nas matérias de Cálculo Integral e de Álgebra Linear, a serem utilizadas ao longo e após a licenciatura, na aplicação a situações reais, nomeadamente na área da Economia e em áreas afins.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

      1. Cálculo Integral
        1. Integrais Indefinidos
        2. Integrais Definidos
        3. Integrais Impróprios
        4. Integrais Duplos
      2. Álgebra Linear
        1. Matrizes
        2. Determinantes e característica de uma matriz
        3. Sistemas de Equações Lineares
        4. O Espaço Vectorial Rn
        5. Vectores e Valores Próprios

 

Bibliografia Obrigatória

Aguiar M., Furtado S., Oliveira J. and Reis H.; Cálculo Integral e Álgebra Linear, 2012

Bibliografia Complementar

Pires C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, vol I e II, Pioneira, 2001
Ferreira, M. e Amaral, I.; Matemática. Primitivas e Integrais, edições Sílabo, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 63,00
Estudo autónomo 99,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Ficam aprovados à disciplina os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realizar-se-ão 3 mini-testes ao longo do semestre assim como um teste final, o qual coincide com o exame. Todos os alunos têm direito a realizar o teste final/exame independentemente de ter comparecido aos mini-testes ou não.

A classificação final é obtida arredondando às unidades:

- a nota do exame no caso de avaliação por exame final (ou seja, no caso de um aluno não ter comparecido a nenhum mini-teste)

- a melhor nota de entre NTF (nota do teste final) e 0,7*NTF+0,3*NCMT, onde NCMT designa a nota da componente mini-testes, sendo que os 3 mini-testes têm a mesma ponderação para a respetiva componente.

- Se um aluno tiver nota inferior a 7,0 no teste final, então está automaticamente reprovado independentemento do valor obtido com a ponderação com a componente dos mini-testes.


Observações

- A avaliação contínua consiste em 4 momentos de avaliação: três mini-testes e um teste final que coincide com o exame.

- Para a nota da componente mini-testes, cada um dos 3 mini-testes tem a mesma ponderação. Além do mais, se um aluno não fizer um dos mini-testes, terá zero no mini-teste correspondente.

- Se a nota do teste final for superior à nota da componente mini-testes, então o teste final tem o peso de 100% e a nota final do aluno será a nota do teste final arredondada às unidades.

- Se a nota do teste final for inferior à nota da componente mini-testes, então a nota final não arredondada é calculada da seguinte maneira: a componente mini-testes conta 30% e o teste final conta 70% com a limitação de que nenhum aluno será aprovado se no teste final tiver uma nota inferior a 7,0.


- Qualquer dos modos de avaliação anteriores (avaliação contínua ou exame da época normal) não exclui o aluno do exame da época de recurso.

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