| Código: | 2EGA12 | Sigla: | MLE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGA | 26 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
O Mercado de carbono, especialmente no espaço europeu, tornou-se um dos temas mais discutidos nos últimos anos, alvo de sucessivas críticas e ajustamentos, foco de investigação e publicações.
Após ser dada uma visão sobre as origens teóricas dos mercados de emissões, assim como um panorama sobre vários mercados de poluição existentes, a nível regional, de alguns países e numa escala internacional, os estudantes devem estar habilitados a avaliar o desempenho daqueles mercados, segundo os objetivos para os quais foram criados, assim como de instrumentos de suporte ao seu funcionamento.
Através dos conhecimentos adquiridos, pretende-se dar, portanto, as competências necessárias aos alunos para analisar, discutir e trabalhar futuramente com questões derivadas do mercado de CO2 europeu ou a nível de um país em particular.
Nesta unidade curricular de especialização do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, além de os estudantes terem acesso a extensa informação sobre o funcionamento dos mercados de emissões, em particular o de CO2, e consequentes vantagens e pontos críticos, são incentivados a participar nas sessões, através de informações adquiridas por pesquisa própria e a trazer à ilação vários aspetos centrais das problemáticas. Os trabalhos de grupo realizados ao longo do semestre e os debates de temáticas atuais nas aulas, aliás largamente valorizados pelo sistema de avaliação da UC, devem contribuir para essa finalidade.
Os estudantes devem assim, ao longo do semestre, solidificar conhecimentos e competências suficientes para encetar qualquer trabalho de investigação ou de cariz profissional que diga respeito à participação nesse(s) mercado(s) e/ou respetivos mecanismos a ele(s) inerentes, tornando-se capazes de responder a novos desafios nestas áreas.
1. Abordagens antecedentes ao funcionamento dos mercados de licenças de emissão
2. Mercados de licenças de poluição – características, tipos, funcionamento. Exemplos concretos ( nível regional, nacional)
3. Alterações climáticas, Protocolo de Quioto, Acordo de Paris.
4. Funcionamento do CELE e determinantes dos preços no mercado de carbono.
5. Panorama sobre os mecanismos de projeto ainda vigentes e considerações sobre as mudanças previstas após a COP 21.
6. Desenvolvimentos atuais.
As aulas serão de exposição teórica das matérias, acompanhada por exemplos ilustrativos e realização de exercícios práticos, cabendo portanto na designação de teórico-práticas.
Se for possível, serão convidados especialistas, tanto a nível académico como provenientes do mundo empresarial para sessões de aprofundamento e/ou de exemplificações práticas de conhecimentos adquiridos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 116,50 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 202,50 |
Requisitos de aprovação:
no caso de avaliação contínua, frequência mínima de 70% das aulas e classificação mínima de 6 valores no teste e trabalho de grupo
As componentes de avaliação são um teste, no final do semestre, com um peso global de 50% e a realização de trabalhos de grupo ou individuais em casa ou na aula (com um peso de 50%).
É possível a atribuição de um bónus, por participação nas aulas (escalonado, até 1 valor, a acrescer à classificação final antes de arredondamento) .
É também possível a realização do exame final, com as componentes teóricas e práticas que se acharem necessárias para avaliar o desempenho do estudante na unidade curricular. Essa prova pode incluir uma parte prática, como a realização de um trabalho de investigação.
Classificação final = Classificação do Teste*(50%) + Trabalhos de grupo e/ou individuais *(50%) + participação nas aulas (até 1 valor)
A prova de avaliação especial pode ter o formato de uma prova oral.
No caso da melhoria de classificação, não são tidos em conta os trabalhos realizados ao longo do semestre, valendo a prova realizada por ocasião da melhoria 100% da classificação final.
Referências bibliográficas mais específicas e ajustadas a cada caso concreto serão acrescentadas no decorrer da lecionação da matéria.