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Mercados de Licenças de Emissão

Código: 2EGA12     Sigla: MLE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGA 26 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-07-23.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

O Mercado de carbono, especialmente no espaço europeu, tornou-se um dos temas mais discutidos nos últimos anos, alvo de sucessivas críticas e ajustamentos, foco de investigação e publicações.

Após ser dada uma visão sobre as origens teóricas dos mercados de emissões, assim como um panorama sobre vários mercados de poluição existentes, a nível regional, de alguns países e numa escala internacional, os estudantes  devem estar habilitados a  avaliar o desempenho daqueles mercados, segundo os objetivos para os quais foram criados, assim como de instrumentos de suporte ao seu funcionamento.
Através dos conhecimentos adquiridos, pretende-se dar, portanto, as competências necessárias aos alunos para analisar, discutir e trabalhar futuramente com questões derivadas do mercado de CO2 europeu ou  a nível de um país em particular.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular de especialização do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, além de os estudantes terem acesso a extensa informação sobre o funcionamento dos mercados de emissões, em particular o de CO2, e consequentes vantagens e pontos críticos, são incentivados a participar nas sessões, através de informações adquiridas por pesquisa própria e a trazer à ilação vários aspetos centrais das problemáticas. Os trabalhos de grupo realizados ao longo do semestre e os debates de temáticas atuais nas aulas, aliás largamente valorizados pelo sistema de avaliação da UC, devem contribuir para essa finalidade.

Os estudantes devem assim, ao longo do semestre, solidificar conhecimentos e competências suficientes para encetar qualquer trabalho de investigação ou de cariz profissional que diga respeito à participação nesse(s) mercado(s) e/ou respetivos mecanismos a ele(s) inerentes, tornando-se capazes de responder a novos desafios nestas áreas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Abordagens antecedentes ao funcionamento dos mercados de licenças de emissão
2. Mercados de licenças de poluição – características, tipos, funcionamento. Exemplos concretos ( nível regional, nacional)
3. Alterações climáticas, Protocolo de Quioto, Acordo de Paris.
4. Funcionamento do CELE e determinantes dos preços no mercado de carbono.
5. Panorama sobre os mecanismos de projeto ainda vigentes e considerações sobre as mudanças previstas após a COP 21.

6. Desenvolvimentos atuais.

Bibliografia Obrigatória

Tietenberg, T.H.; Emissions Trading – Principles and Practice, Resources for the Future, , 2006
Pearce, D. W.; Turner, R. K.; Economics of Natural Resources and the Environment, Harvester Wheatsheaf, 1990
van Kooten, G. Cornelis ; Climate Change Economics: Why International Accords Fail, Edward Elgar Publishing, 2004
Labatt, Sonia; White, Rodney R.; Carbon Finance: the financial implications of climate change, John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey, 2007

Bibliografia Complementar

Intergovernmental Panel on Climate Change; IPCC Fourth Assessment Report:The AR4 Synthesis Report Climate Change 2007 (AR4), IPCC, 2007
United Nations; United Nations Framework Convention On Climate Change, United Nations, 1992
United Nations; Kyoto Protocol To The United Nations Framework Convention On Climate Change, United Nations, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão de exposição teórica das matérias, acompanhada por exemplos ilustrativos e realização de exercícios práticos, cabendo portanto na designação de teórico-práticas.

Se for possível, serão convidados especialistas, tanto a nível académico como provenientes do mundo empresarial para sessões de aprofundamento e/ou de exemplificações práticas de conhecimentos adquiridos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Alterações globais > Alterações climáticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 116,50
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Requisitos de aprovação: 
no caso de avaliação contínua, frequência mínima de 70% das aulas e classificação mínima de 6 valores no teste e trabalho de grupo

 

Fórmula de cálculo da classificação final

As componentes de avaliação são um teste, no final do semestre, com um peso global de 50% e a realização de trabalhos de grupo ou individuais em casa ou na aula (com um peso de 50%).
É possível a atribuição de um bónus, por participação nas aulas  (escalonado, até 1 valor, a acrescer à classificação final antes de arredondamento) .

É também possível a realização do exame final, com as componentes teóricas e práticas que se acharem necessárias para avaliar o desempenho do estudante na unidade curricular. Essa prova pode incluir uma parte prática, como a realização de um trabalho de investigação.

Classificação final = Classificação do Teste*(50%) + Trabalhos de grupo e/ou individuais *(50%) + participação nas aulas (até 1 valor)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A prova de avaliação especial pode ter o formato de uma prova oral.

Melhoria de classificação

No caso da melhoria de classificação, não são tidos em conta os trabalhos realizados ao longo do semestre, valendo a prova realizada por ocasião da melhoria 100% da classificação final.

Observações

Referências bibliográficas mais específicas e ajustadas a cada caso concreto serão acrescentadas no decorrer da lecionação da matéria.

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