Código: | 1EC108 | Sigla: | HES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção Autónoma de Ciências Sociais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 365 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a formação e desenvolvimento das economias de mercado.
A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVIII até ao tempo presente.
As aulas e o estudo são baseados num conjunto diversificados de textos, com autores clássicos de cada época, partes de manuais e artigos científicos.
Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a reflexão, a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. Espera-se que com este programa, os estudantes tenham oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas.
Pretende-se acima de tudo que os alunos obtenham uma perspetiva de longo prazo sobre os grandes problemas económicos contemporâneos.
Os alunos devem demonstrar boa expressão escrita, capacidade de raciocínio e capacidade crítica.
I PARTE
1. Introdução
1.1. O problema económico na História
1.2. A economia de mercado na História
1.3. A dinâmica do crescimento nas economias de mercado
II PARTE
2. Os inícios do crescimento económico moderno (séculos XVIII e XIX)
2.1. Revolução Industrial?
2.2. Revolução Industriosa?
2.3. Instituições?
3. A Era Liberal (século XIX)
3.1. Mudanças nas Condições de Vida
3.2. A Primeira Globalização
3.3. A Grande Divergência
III PARTE
4. A Fase Arruína-o-teu-Próximo (1914-1950)
4.1. Desglobalização
4.2. A Grande Depressão
4.3. Diagnósticos e respostas
As partes relevantes dos textos indicados na bibliografia serão disponibilizadas num ficheiro (Documentos) a inserir na página da disciplina no Sigarra.
Aulas teórico-práticas, em que a participação dos alunos nos debates introduzidos pelo professor é estimulada. Os alunos devem ainda ler os textos indicados e os outros materiais. Os ficheiros com os conteúdos apresentados pelo docente na aula estarão disponíveis para download.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Não se exige requisito de frequência mínima das aulas para a realização das provas da avaliação distribuída ou da avaliação por exame final.
A frequência das aulas é fortemente recomendada, em especial para os alunos que pretendam obter aproveitamento através da opção de avaliação distribuída.
Há duas modalidades de avaliação:
A. Avaliação distribuída, composta por dois testes, o primeiro valendo 40% da nota final e o segundo 60%.
Em cada um dos testes, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas, com espaço de resposta limitado. Cada tese incide sobre uma parte diferente do programa.
Nota = (T1*0,4) + (T2*0,6)
B. Avaliação por exame final, composta por uma única prova. A classificação final é igual à nota do exame final. Nesta prova, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas com espaço de resposta limitado, nas épocas normal e de recurso. Na época especial e nas provas de avaliação ao abrigo de regimes especiais legalmente previstos, os alunos são solicitados apenas a responder a perguntas abertas com espaço de resposta limitado.
Nota = Exame
Para a classificação final, são levadas em conta as seguintes considerações:
1. A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
2. Para o aluno poder obter aprovação à disciplina por avaliação distribuída tem que obter uma nota superior ou igual a 6,0 valores em cada um dos testes.