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História Económica e Social

Código: 1EC108     Sigla: HES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 365 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a formação e  desenvolvimento das economias de mercado.

A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVIII até ao tempo presente.

As aulas e o estudo são baseados num conjunto diversificados de textos, com autores clássicos de cada época, partes de manuais e artigos científicos.

Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a reflexão, a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. Espera-se que com este programa, os estudantes tenham oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas. 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se acima de tudo que os alunos obtenham uma perspetiva de longo prazo sobre os grandes problemas económicos contemporâneos.

Os alunos devem  demonstrar boa expressão escrita, capacidade de raciocínio e capacidade crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum.

Programa

I PARTE

1. Introdução
1.1. O problema económico na História
1.2. A economia de mercado na História
1.3. A dinâmica do crescimento nas economias de mercado 

II PARTE

2. Os inícios do crescimento económico moderno (séculos XVIII e XIX) 
2.1. Revolução Industrial?
2.2. Revolução Industriosa?
2.3. Instituições?

3. A Era Liberal (século XIX) 
3.1. Mudanças nas Condições de Vida 
3.2. A Primeira Globalização 
3.3. A Grande Divergência

III PARTE

4. A Fase Arruína-o-teu-Próximo (1914-1950)
4.1. Desglobalização
4.2. A Grande Depressão
4.3. Diagnósticos e respostas 

5. A Fase Dourada (1950-1973)
5.1. Capitalismo dirigido 
5.2. Institucionalização da cooperação internacional
5.3. Novas forças do crescimento económico 

6. A Fase Neoliberal (1973-2008...)
6.1. Os dilemas da política económica
6.2. A Globalização e o fim da Grande Divergência
6.3. Choque Sistémico? A Crise de 2008.

Bibliografia Obrigatória

Smith, Adam; The wealth of nations. ISBN: 0-14040-012-5
Eichengreen, Barry J.; The European economy since 1945. ISBN: 978-0-691-13848-0
Kenwood, A. George; The growth of the international economy 1820-2000. ISBN: 0-415-19930-1 pbk
Persson, Karl Gunnar; An economic history of Europe. ISBN: 978-0-521-54940-0
Broadberry, Stephen N. 340; The Cambridge economic history of modern Europe

Bibliografia Complementar

Allen, Robert C.; The British Industrial Revolution in Global Perspective, Cambridge UP, 2009. ISBN: 9780521687850
Piketty, Thomas; Capital in the twenty-first century. ISBN: 978-0-674-43000-6
Marx K, and Engels, F. ; Manifesto do Partido Comunista, Editorial Avante!, http://www.pcp.pt/publica/edicoes/25501144/manifes.pdf, 1997 [1848]
Clark, Gregory; A Farewell to Alms: A Brief Economic History of the World, Princeton UP, 2009. ISBN: 9780691141282
Brandt, L., Ma, D., & Rawski, T. G. ; From divergence to convergence: re-evaluating the history behind China’s economic boom, Journal of Economic Literature, 52(1), 45-123., 2014
Rosser, John Barkley; Comparative economics in a transforming world economy. ISBN: 978-0-262-68153-7
Allen, Robert C.; Global Economic History: A Very Short Introduction, Oxford, 2011. ISBN: 978-0199596652
Maddison, A.; “Fluctuations in the momentum of growth within the capitalist epoch”, Cliometrica, 1, pp. 145-175., 2007
Maddison, Angus; Dynamic forces in capitalist development. ISBN: 0-19-828398-9 pbk
Keynes, John Maynard; The economic consequences of the peace
De Vries, Jan; The Industrious Revolution: Consumer Behavior and the Household Economy, 1650 to the Present, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 978-0-521-71925-4
Romer, Christina; The Great Depression, Encyclopaedia Britannica, 2014
Eichengreen, Barry J.; Hall of mirrors. ISBN: 978-0-19-939200-1
Friedman, Milton, 1912-2006; A monetary history of the United States 1867-1960
Allen, Robert C.; The Industrial Revolution in Miniature, The Journal of Economic History, 69-04, 2009, pp 901-927, 2009

Observações Bibliográficas

As partes relevantes dos textos indicados na bibliografia serão disponibilizadas num ficheiro (Documentos) a inserir na página da disciplina no Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, em que a participação dos alunos nos debates introduzidos pelo professor é estimulada. Os alunos devem ainda ler os textos indicados e os outros materiais. Os ficheiros com os conteúdos apresentados pelo docente na aula estarão disponíveis para download.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Não se exige requisito de frequência mínima das aulas para a realização das provas da avaliação distribuída ou da avaliação por exame final.

A frequência das aulas é fortemente recomendada, em especial para os alunos que pretendam obter aproveitamento através da opção de avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Há duas modalidades de avaliação:

A. Avaliação distribuída, composta por dois testes, o primeiro valendo 40% da nota final e o segundo 60%.
Em cada um dos testes, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas, com espaço de resposta limitado. Cada tese incide sobre uma parte diferente do programa.
Nota = (T1*0,4) + (T2*0,6)

B. Avaliação por exame final, composta por uma única prova. A classificação final é igual à nota do exame final. Nesta prova, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas com espaço de resposta limitado, nas épocas normal e de recurso. Na época especial e nas provas de avaliação ao abrigo de regimes especiais legalmente previstos, os alunos são solicitados apenas a responder a perguntas  abertas com espaço de resposta limitado.
Nota = Exame

Para a classificação final, são levadas em conta as seguintes considerações:

1. A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

2. Para o aluno poder obter aprovação à disciplina por avaliação distribuída tem que obter uma nota superior ou igual a 6,0 valores em cada um dos testes.

 

Melhoria de classificação

De acordo com as regras aplicáveis.
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