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Gestão dos Recursos Humanos e Liderança

Código: 2GEC04     Sigla: GRHL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão Comercial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GCOM 45 Plano Oficial de Bolonha 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Discutir de modo crítico a dimensão estratégica e operacional da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto comercial.
Compreender a natureza da função de liderança à luz de diferentes modelos teóricos.
- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.


 

 

Resultados de aprendizagem e competências

- Demonstrar compreensão crítica sobre o impacto da GRH no comportamento/desempenho das pessoas em contexto comercial, bem como sobre o exercício dos papeis de liderança, mobilizando modelos teóricos explicativos.
- Evidenciar competências de análise teórica e prática no domínio da gestão de pessoas em contexto comercial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Gestão de Recursos Humanos
1.1. A natureza da GRH
1.2. A GRH num contexto de mudança
1.3. A natureza paradoxal da GRH

2. A Gestão estratégica de RH e o desempenho organizacional
2.1. Gestão estratégica de recursos humanos
2.2. Gestão do desempenho e das recompensas
2.3. GRH e cultura organizacional

3. O desempenho dos profissionais no contexto comercial
3.1. Motivação e satisfação no trabalho
3.2. Características pessoais, competências, personalidade, liderança e atitudes
3.3. Trabalho emocional e Stress

4. 4. A liderança e o desenvolvimento dos RH
4.1. Diferentes perspetivas sobre liderança;
4.2. Liderança nas equipas;
4.3. Liderança transformacional e autêntica

Bibliografia Obrigatória

JJohnston, Mark W.; Ford, Neil M.; Walker, Orville C.; Marshall, Greg W.; Churchill, Gilbert A.; Sales Force Management. , 8th Edition . McGraw-Hill International Edition., 2006
Gomes, J., Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cardoso, CC & Marques, C. A.; Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. , Lisboa: Edições Sílabo., 2008
Northouse, Peter G.; Leadership, Theory and Practice. , 5th edition. Sage Publications., (2010)
Rees, G. e Smith, P; Strategic Human Resource Management, an international perspective. , Sage, London., 2014. ISBN: 978-1-4462-5585-8

Bibliografia Complementar

Beardwell, Ian e Holden, Len ; Human Resource Management – A Contemporary Perspective. , Fourth Edition London: Prentice Hall., 2006
Buchanan, D & Huczynski, A; Organizational Behaviour. , Fourth Edition, Financial Times: Prentice Hall, 2001
Ceitil, M. ; Gestão e Desenvolvimento de Competências. , Lisboa: Edições Sílabo, 2006
Jobber, D. e Lancaster, G. ; Seling and Sales Management, Sixth Edition. , England: Financial Times: Prentice Hall., 2003
Neely, A. (2002); Avaliação de Desempenho nas Empresas. Porquê, o Quê e Como?... , Caminho. Biblioteca de Economia e Gestão
Sítima, L. ; Organizações em Mudança. Tudo se perde quando nada se transforma. , Edições Sílabo., 2005
Redman, T. e Wilkinson, A. (eds) ; Contemporary Human Resource Management: Text and Cases., Harlow, England: Prentice Hall., 2006
Goffee & G. Jones; Why should anyone be led by you?, Harvard Business School Press, 2006
Kellerman, B. ; Bad Leadership: What it is, how it happens, why it matters , Boston: Harvard Business School Press, (2004)
Jesuíno, J.C.; Processos de liderança , 4ª Edição. Lisboa: Livros Horizonte, (2005)

Observações Bibliográficas

Outros materiais e artigos serão entregues durante o curso

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação entre o método expositivo e o método ativo de ensino-aprendizagem. Aulas baseadas em exposição dialogada, análise crítica de textos, discussão de casos práticos, de modo a relacionar a análise conceptual e teórica às situações e práticas concretas.
Fora das sessões letivas os estudantes devem preparar-se para a discussão das temáticas e dos casos, a partir da leitura da bibliografia recomendada e dos casos que serão atempadamente disponibilizados.
Para além das aulas, o correio electrónico será um meio de comunicação fundamental.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 55,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A participação e assiduidade às aulas são componentes importantes para a frequência e funcionamento desta unidade curricular. Esta participação traduz-se no envolvimento activo dos estudantes durante as sessões, na preparação prévia e discussão de casos em sala. Os casos serão disponibilizados e devem ser preparados individualmente e/ou em grupo de acordo com as indicações, para apresentação oral e escrita.
O teste final é individual

Fórmula de cálculo da classificação final

Presença, Participação e preparação dos casos - 10%

Caso GRH - 20%
Realização de um caso em grupo (de 3 a 4 elementos):
- GRH e Desempenho Organizacional
- Morgan Stanley – o processo de avaliação desempenho
- Worldwide Equipment : um dilema na gestão da força de vendas
- Biomed & Co: Plano de compensação para vendas

- Four Seasons em França - cultura organizacional

Caso Liderança - 20%
“O meu ideal de liderança”

Teste individual - 50%
(Valores inferiores a 7,0 valores conduzem a reprovação mesmo que a média final seja igual a 9,5 valores) 
 
Alunos que por qualquer razão de força maior não possam realizar a avaliação distribuída, terão a possibilidade de realizar um exame na época de Recurso

Melhoria de classificação

Atenção: A melhoria da classificação em época de recurso apenas alterará a nota do teste individual.

Observações

A cópia não autorizada e o plágio são inaceitáveis e nos termos do regulamento de avaliação em vigor, implicarão a comunicação à direção do curso, para procedimento disciplinar.

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