| Código: | 2GEC04 | Sigla: | GRHL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão Comercial |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GCOM | 45 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
- Discutir de modo crítico a dimensão estratégica e operacional da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto comercial.
Compreender a natureza da função de liderança à luz de diferentes modelos teóricos.
- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.
- Demonstrar compreensão crítica sobre o impacto da GRH no comportamento/desempenho das pessoas em contexto comercial, bem como sobre o exercício dos papeis de liderança, mobilizando modelos teóricos explicativos.
- Evidenciar competências de análise teórica e prática no domínio da gestão de pessoas em contexto comercial.
1. A Gestão de Recursos Humanos
1.1. A natureza da GRH
1.2. A GRH num contexto de mudança
1.3. A natureza paradoxal da GRH
2. A Gestão estratégica de RH e o desempenho organizacional
2.1. Gestão estratégica de recursos humanos
2.2. Gestão do desempenho e das recompensas
2.3. GRH e cultura organizacional
3. O desempenho dos profissionais no contexto comercial
3.1. Motivação e satisfação no trabalho
3.2. Características pessoais, competências, personalidade, liderança e atitudes
3.3. Trabalho emocional e Stress
4. 4. A liderança e o desenvolvimento dos RH
4.1. Diferentes perspetivas sobre liderança;
4.2. Liderança nas equipas;
4.3. Liderança transformacional e autêntica
Outros materiais e artigos serão entregues durante o curso
Combinação entre o método expositivo e o método ativo de ensino-aprendizagem. Aulas baseadas em exposição dialogada, análise crítica de textos, discussão de casos práticos, de modo a relacionar a análise conceptual e teórica às situações e práticas concretas.
Fora das sessões letivas os estudantes devem preparar-se para a discussão das temáticas e dos casos, a partir da leitura da bibliografia recomendada e dos casos que serão atempadamente disponibilizados.
Para além das aulas, o correio electrónico será um meio de comunicação fundamental.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Teste | 55,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
A participação e assiduidade às aulas são componentes importantes para a frequência e funcionamento desta unidade curricular. Esta participação traduz-se no envolvimento activo dos estudantes durante as sessões, na preparação prévia e discussão de casos em sala. Os casos serão disponibilizados e devem ser preparados individualmente e/ou em grupo de acordo com as indicações, para apresentação oral e escrita.
O teste final é individual
Presença, Participação e preparação dos casos - 10%
Caso GRH - 20%
Realização de um caso em grupo (de 3 a 4 elementos):
- GRH e Desempenho Organizacional
- Morgan Stanley – o processo de avaliação desempenho
- Worldwide Equipment : um dilema na gestão da força de vendas
- Biomed & Co: Plano de compensação para vendas
- Four Seasons em França - cultura organizacional
Caso Liderança - 20%
“O meu ideal de liderança”
Teste individual - 50%
(Valores inferiores a 7,0 valores conduzem a reprovação mesmo que a média final seja igual a 9,5 valores)
Alunos que por qualquer razão de força maior não possam realizar a avaliação distribuída, terão a possibilidade de realizar um exame na época de Recurso
Atenção: A melhoria da classificação em época de recurso apenas alterará a nota do teste individual.
A cópia não autorizada e o plágio são inaceitáveis e nos termos do regulamento de avaliação em vigor, implicarão a comunicação à direção do curso, para procedimento disciplinar.