Marketing Strategy Game
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Área Científica |
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Ciências Empresariais |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Pretende-se com a disciplina Marketing Strategy Game solicitar os alunos finalistas da licenciatura a pensarem os vários problemas da gestão de forma integrada, evidenciando a natureza sistémica das suas decisões.
Procura-se, assim, alicerçar o "raciocínio estratégico" dos alunos, sendo estes confrontados com situações tão próximas quanto possível da realidade, em que tenham, face a um contexto dinâmico e, por vezes, ambíguo, de identificar situações, aplicar conhecimentos, antecipar evoluções, tomar decisões, colher resultados e retirar ensinamentos. No fundo, tenham de planear, organizar, executar e controlar decisões de natureza estratégica de forma interactiva, já não se cingindo à sequência tradicional do "Planeamento Estratégico": Análise, Selecção e Implementação, antes versando outras perspectivas, não raras vezes conflituantes, como forma de atingir os objectivos atrás enunciados.
Os alunos são confrontados com aspectos que vão desde a formulação de estratégias globais, até ao planeamento funcional, sobretudo centrado nas decisões de Marketing (extensamente exploradas), bem como nas funções da produção (gestão de ordens de produção, de stocks e de capacidade de produção). É, para boa parte dos alunos, a primeira experiência "real" da interligação entre as funções dentro de uma empresa, dado o carácter abrangente e integrador da simulação, bem como uma experiência extremamente rica na gestão de um grupo de trabalho.
A disciplina assenta na simulação, com apoio de software adequado, da gestão em equipa de uma empresa em ambiente fortemente competitivo, em que todos interagem com todos, exigindo, aos alunos, uma cuidada gestão das interacções de cada grupo de trabalho, o que constitui, também, objectivo de aprendizagem da disciplina.
Programa
O programa lectivo da disciplina estende-se por 8 etapas fundamentais, a saber:
1. Apresentação e estudo
2. Fase 1 da Simulação - equivalente a um ano de actividade (situação inicial + 3 decisões)
3. Teste 1 - Regras do Jogo (duração: cerca de 1 hora)
4. Fase 2 da Simulação - equivalente a meio ano de actividade (2 decisões)
5. Trabalho de Grupo - trabalho de fundo (max. de 20 páginas no corpo principal), constando da elaboração, justificada, de um Plano de Marketing para o ano seguinte, tendo em conta os dois anos decorridos. É, nesta fase, pressuposta a aplicação extensiva das técnicas de análise e decisão estratégica, tendo subjacente um domínio perfeito das principais funções de marketing e produção, mais intensamente exploradas na simulação.
6. Fase 3 da Simulação - equivalente a cerca de 1 ano de actividade (cerca de 4 decisões)
7. Resumo final - a efectuar com todos os grupos de modo a tirar conclusões sobre a organização interna adoptada, as estratégias e os resultados obtidos. A experiência revela-nos que, até esta fase, o trabalho decorre de forma muito fechada dentro de cada grupo, pois rapidamente se instala um forte clima competitivo, razão pela qual há que prever um período, após o final da simulação, em que sejam cruzadas experiências.
8. Teste final (duração: 2h00) / Exame final (duração: 3h00) – normalmente já fora do período de aulas.
Com este encadeamento de actividades elimina-se o carácter meramente lúdico da simulação, tanto mais que o professor faz o acompanhamento do processo, efectuando sessões isoladas e pontuais com os diversos grupos, dedicadas à justificação do seu desempenho e à análise e correcção de actuações. Por outro lado, a avaliação depende, também, dos resultados obtidos na simulação, transformando-se o processo num veículo de formação motivador.
Considera-se, tendo em conta a experiência acumulada, que o ritmo de tomadas de decisão não poderá, pelo menos na Fase 1, ser inferior à semana, dado que há muito trabalho a desenvolver com a construção e teste dos simuladores de actividade. Nas fases subsequentes, há lugar a duas, ou mesmo mais (em particular na Fase 3), decisões semanais.
PLANO BASE DE SESSÕES / TEMAS
1 - Apresentação e programa da disciplina. Exposição do funcionamento da simulação
2 - Constituição dos Grupos e entrega do Trim. 1 (situação inicial)
3 - Trim. 2
4 - Trim. 3
5 - Trim. 4 e Teste 1
6 - Trim. 5
7 - Trim. 6 + Trabalho de Grupo
8 - Trim. 7
9 - Trim. 8
10 - Trim. 9
11 - Trim. 10
12 - Trim. 11
13 ... - Trim. 12….18
….
Aula – Conclusão
Exame / Teste
Notas:
Trim = Trimestre, correspondente uma tomada de decisão
O número total de decisões tomadas é indicativo e depende de diversas circunstâncias, situando-se normalmente entre as 12 e as 18 decisões.
Com base nos pressupostos mencionados, apresenta-se seguidamente um plano lectivo de referência e uma descrição do esquema de avaliação para a disciplina.
Relativamente à constituição dos grupos há a assinalar o seguinte:
• Cada grupo de trabalho não deverá ter mais de 5 elementos.
• A constituição dos grupos deverá ser comunicada na segunda aula, sendo nessa data será entregue a disquete com a situação inicial de cada empresa (“Trim. 1”)
• Os grupos deverão remeter, de seguida, para os e-mails paulo.sena@omip.pt a sua constituição, com base num ficheiro MS-Excel, contendo os campos preenchidos da seguinte forma: nº aluno/nome/e-mail/telefone
• Na segunda aula serão criadas empresas que manterão as decisões iniciais, até serem tomadas por algum grupo que seja constituído mais tarde. Chama-se a atenção que a primeira decisão (para o Trim. 2) deverá ser entregue na terceira aula.
• São indicados alguns tópicos para a realização do trabalho de Grupo.
Bibliografia Principal
“BRANDMAPS - The Competitive Marketing Strategy Game” - Randall. G. Chapman, (3rd Edition)
Bibliografia Complementar
“Exploring Corporate Strategy (4th/6th Editions)”, Gerry Johnson e Kevan Scholes
Na biblioteca da FEP há diversos livros de Estratégia Empresarial ou de Marketing que cobrem adequadamente as matérias referidas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Efectua-se um acompanhamento continuado do desempenho dos vários grupos por parte do docente, sendo as decisões tomadas fora do período das aulas, servindo estas para fazer o seguimento da performance e, pontualmente, para correr a simulação.
A troca de informação entre os Grupos e o professor relativas às decisões efectua-se tipicamente por e_mail, nos moldes que são explicitados na aula inicial.
Software
É distribuída uma disquete a cada equipa que contém toda a informação da empresa respectiva, bem como os ficheiros com base nos quais são tomadas as decisões e efectuados os pedidos de estudos de mercado.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Ver "Componentes de Avaliação"
Fórmula de cálculo da classificação final
Ver "Componentes de Avaliação"
Provas e trabalhos especiais
Ver "Componentes de Avaliação"
TÓPICOS PARA O TRABALHO DE GRUPO
OBJECTIVO: PLANO DE MARKETING DA EMPRESA PARA O PRÓXIMO ANO DO MERCADO (QUATRO TRIMESTRES /DECISÕES)
Dimensão máxima do relatório: 20 páginas A4 (corpo principal – sem anexos)
Tópicos a abordar (não exaustivo):
1- Análise Estratégica
Externa
Mercado Global
Concorrência
Interna
Análise SWOT
2 - Análise Prospectiva
O mercado
A concorrência
3 - Selecção Estratégica e Plano de Actividades
Balanço de opções e selecção
Justificação e capacidades de suporte da empresa
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Variáveis tipo a considerar:
• qualidade, quota de mercado, recursos financeiros, capacidade de produção, etc.
• produtos
• estratégias tipo
XXXXXXXXXXXXXXXXX
O Manual da Simulação proporciona também um Capítulo de apoio à elaboração do Plano de Marketing, que deve ser entendido como complementar a outras referências.
Melhoria de classificação
A avaliação da fase de grupo (Teste 1, trabalho e desempenho simulação) mantém-se válida para os alunos que pretendam melhorar, em Época de Recurso, o seu Teste Final.
Observações
BASE TEÓRICA PARA O TESTE
Tópicos:
• Análise Externa
• Análise Interna
• Alternativas Estratégicas
• Avaliação e Selecção Estratégica
Na biblioteca da FEP há diversos livros de Estratégia Empresarial ou de Marketing que cobrem adequadamente as matérias referidas.
Como mero exemplo, sugerem-se os Capítulos 3, 4, 6, 7 e 8 do livro “Exploring Corporate Strategy (4th/6th Edition)”, de Gerry Johnson e Kevan Scholes