Economia da Empresa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Estudo dos mercados, das estratégias das empresas, da política de concorrência e da regulação económica.
Programa
1. Concorrência perfeita, monopólio e poder de mercado.
2. Estrutura de mercado e concentração. Medidas de concentração.
3. Teoria da empresa.
3.1 A visão neoclássica da empresa. Economias de escala e de gama.
3.2 Abordagens alternativas à teoria da empresa.
4. Modelos clássicos de oligopólio. Diferenciação do produto.
5. Entrada, barreiras à entrada e comportamento estratégico.
6. Conluio.
7. Fusões.
8. Publicidade.
9. Restrições verticais.
10. Redes.
11. Regulação.
Bibliografia Principal
Pepall, Richards e Norman (2005): Industrial Organization: Contemporary theory and practice, Southwestern College Pub.
Bibliografia Complementar
Church e Ware (2000): Industrial Organization - A strategic approach, McGraw Hill
José Mata (2000):Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian
Luís Cabral (1994): Economia Industrial, McGraw Hill
Barros, Pedro Pita (1998), Exercícios de Economia Industrial, Lisboa: McGraw-Hill
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teorico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final