Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Olhar sociológico sobre o mundo: debates nas escolas secundárias. Reflexões e práticas no Norte e Centro do País

Olhar sociológico sobre o mundo: debates nas escolas secundárias. Reflexões e práticas no Norte e Centro do País

Título
Olhar sociológico sobre o mundo: debates nas escolas secundárias. Reflexões e práticas no Norte e Centro do País
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021-12
Autores
Alves, Ângela
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Lacerda, Beatriz
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Costa, Cátia
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Parente, Cristina
(Autor)
FLUP
Indexação
CAPES - Portal de Periódicos
Latindex
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
EBSCO
Outras Informações
Resumo (PT): O artigo propõe uma narrativa experiencial do projeto “Olhar sociológico sobre o mundo: debates nas escolas secundárias”, integrando uma análise reflexiva sobre a sua construção, implementação e avaliação. O s princípios teóricos que o inspiram radicam numa proposta combinatória entre educação formal e não formal e na aprendizagem significativa para os públicos do ensino secundário. O projeto integra-se na terceira missão da Universidade e afirma-se como uma iniciativa de educação de pares (públicos-alvo, equipa mentora de estudantes e professores universitários). Pelos resultados, a avaliação da iniciativa autoriza um exercício de replicação: um possível guia de aprendizagem para outros atores e atividades que se pretendam desenvolver.
Abstract (EN): The article proposes an experiential narrative of the project “A sociological perspective of the world: debates in high schools”, integrating a reflexive analysis on its construction, implementation and evaluation. The theoretical principles are rooted in a combinatorial proposal between formal and non-formal education and on meaningful learning for high school audiences. The project is part of the university’s third mission and is affirmed as a peer education initiative (target audiences, mentoring team of students and university professors). According to the results, the evaluation of the initiative authorises a replication exercise: a possible learning guide for other actors and activities that are intended to be developed.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
configuracoes-13842 1056.13 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Vozes poderosas de jovens de elites económicas portuguesas (2009)
Artigo em Revista Científica Nacional
Eunice Macedo
Saúde mental de crianças e adolescentes portugueses em acolhimento residencial (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Joana Campos; Maria Barbosa-Ducharne; Pedro Dias; Sónia Rodrigues
Pierre Bourdieu: vinte anos depois, legado e usos de uma prática de investigação sociológica: uma introdução (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pereira, Virgílio Borges ; Bertoncelo, Edison
Perfis de envolvimento cívico e político juvenil nas redes sociais: explorando atitudes e comportamentos (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ricardo Soares; Pedro D. Ferreira; Carla Malafaia
O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal: nota introdutória (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Brandão, Ana Maria; Melo, Benedita Portugal e; Lopes, João Teixeira

Ver todas (10)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-30 às 21:18:35 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2