Resumo (PT):
O artigo propõe uma narrativa experiencial do projeto “Olhar sociológico sobre o
mundo: debates nas escolas secundárias”, integrando uma análise reflexiva sobre a sua
construção, implementação e avaliação. O s princípios teóricos que o inspiram radicam
numa proposta combinatória entre educação formal e não formal e na aprendizagem
significativa para os públicos do ensino secundário. O projeto integra-se na terceira
missão da Universidade e afirma-se como uma iniciativa de educação de pares (públicos-alvo, equipa mentora de estudantes e professores universitários). Pelos resultados, a
avaliação da iniciativa autoriza um exercício de replicação: um possível guia de aprendizagem para outros atores e atividades que se pretendam desenvolver.
Abstract (EN):
The article proposes an experiential narrative of the project “A sociological perspective
of the world: debates in high schools”, integrating a reflexive analysis on its construction, implementation and evaluation. The theoretical principles are rooted in a
combinatorial proposal between formal and non-formal education and on meaningful
learning for high school audiences. The project is part of the university’s third mission
and is affirmed as a peer education initiative (target audiences, mentoring team of
students and university professors). According to the results, the evaluation of the initiative authorises a replication exercise: a possible learning guide for other actors and
activities that are intended to be developed.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica