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Marketing Relacional

Código: 2MK06     Sigla: MR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Marketing e publicidade

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Marketing

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MARKT 29 Plano Oficial de Bolonha 1 - 4 28 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem por finalidade dotar os alunos de um quadro conceptual sólido que lhes permita uma compreensão de situações e de resolução de problemas no âmbito do marketing relacional com base na integração de conceitos, modelos e ferramentas de gestão.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões e implementarem acções no domínio do marketing relacional enquanto elemento do processo global do marketing nas organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao Marketing Relacional
2. Gestão de Relações com Clientes
3. Customer Relationship Management
4. Estrategias de Retençao de Clientes
4.1 Programas de Fidelização
4.2 Customer Engagement

Bibliografia Obrigatória

Wirtz, J., Lovelock, S.; Services Marketing: People, Technology Strategy, World Scientific, 2022. ISBN: 978-1-944659-82-0 (Cap. "Managing Relationships and Building Loyalty")
Buttle, F., Maklan, S.; Customer Relationship Management: Concepts and Technologies, Routledge, 2019. ISBN: 978-1-138498-25-9
Gummesson, E.; Total Relationship Marketing, Routledge, 2008. ISBN: 978-0-750686-33-4
Wirtz, J.; Managing Relationships and Building Loyalty, World Scientific, 2018
Brodie, R., Hollebeek, L., Conduit, J.; Customer Engagement: Contemporary Issues and Challenges, Routledge, 2017. ISBN: 978-0-815350-73-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A u.c. combina exposição, discussão e análise de casos de estudo. A discussão em aula, quer dos casos quer dos conceitos, é encorajada. Além de apresentarem ferramentas e conceitos, as aulas focam-se na sua aplicaçao a situações concretas, com recursos a exemplos relativos às melhores práticas globais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 25,00
Estudo autónomo 20,00
Total: 66,00

Obtenção de frequência

N.a.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Avaliação distribuída
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
. trabalho de grupo 60%
. exame final 40%

2. Avaliação por exame final
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final

Observações


A disciplina tem limite máximo de 45 inscrições.

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