Sistemas e Políticas de Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular Sistemas e Políticas de Saúde visa proporcionar aos alunos uma visão geral sobre os sistemas onde atuam os serviços de saúde. Apesar de ser dedicada especial atenção ao sistema de saúde português, pretende-se que os alunos sejam confrontados com sistemas de saúde alternativos, com as metodologias de avaliação de sistemas de saúde, e com as políticas que poderão ser implementadas para aumentar a performance dos sistemas de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve conhecer o sistema de saúde e como a sua organização condiciona a atuação dos serviços de saúde.
O estudante deve ser capaz de identificar necessidades de intervenção e de propor políticas de saúde adequadas.
O estudante deve ser capaz de avaliar políticas de saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Sistemas de saúde: 1.1. Funções dos sistemas de saúde; 1.2. Objetivos dos sistemas de saúde; 1.3. Criação e evolução dos Sistemas de Saúde.
- Supervisão do sistema de saúde: 2.1. Políticas de saúde; 2.2. Regulação do sistema de saúde; 2.3. Organização do sistema de saúde português.
- Financiamento dos sistemas de saúde: 3.1. Fontes de financiamento; 3.2. Partilha de risco e seguros; 3.3. Modelos de pagamento dos serviços.
- Prestação de cuidados de saúde: 4.1. Criação de recursos; 4.2. Serviços de ambulatório; 4.3. Hospitais.
- Avaliação de sistemas de saúde: 5.1. Tipologia dos sistemas de saúde; 5.2. Avaliação do estado da saúde; 5.3. Capacidade de resposta do sistema; 5.4. Reformas do sistema de Saúde.
Bibliografia Obrigatória
World Health Organization; The Word Health Report 2000: Health Systems: Improving Performance, WHO, 2000. ISBN: 1020-3311
Jorge de Almeida Simões, Gonçalo Figueiredo Augusto, Inês Fronteira, Cristina Hernández-Quevedo; Portugal: Health system review, European Observatory on Health Systems and Policies, 2017. ISBN: 1817-6127 Vol. 19 No. 2
OCDE; Portugal: Country Health Profile 2023, State of Health in the EU, OECD Publishing, Paris, 2023. ISBN: 9789264984684
OCDE; Health at a Glance 2023: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2023. ISBN: 978-92-64-94896-9
Bibliografia Complementar
Pedro Luís Pita Barros;
Economia da saúde. ISBN: 978-972-40-7571-6
Jay Bhattacharya;
Health economics. ISBN: 978-1-137-02996-6
Barbara McPake;
Health economics. ISBN: 978-0-415-68088-2
Sherman Folland;
The^economics of health and health care. ISBN: 978-1-138-20805-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
60,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
34,50 |
| Estudo autónomo |
112,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho de investigação |
14,00 |
| Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes inscritos podem realizar exame, mesmo que tenham realizado alguma das provas da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: A classificação final da avaliação distribuída corresponderá à média da classificação de três componentes de avaliação, com diferentes ponderações:
- um teste, a realizar na data do exame final; ponderação: 60%; nota mínima de 7,0 valores;
- um trabalho relativo ao capítulo 5 do programa, a realizar em grupos de 3-4 alunos, a ser apresentado na aula; ponderação: 30%;
- participação nas aulas; ponderação: 10%.
Exame final: classificação do exame final.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de grupo (3-4 alunos): avaliação do sistema de saúde de um país que não Portugal, de acordo com a metodologia desenvolvida nas aulas da unidade curricular; o trabalho deverá ser apresentado nas aulas (duração de cerca de 30 minutos).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas é possível por exame.