Estratégia e Marketing de Serviços de Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dar a conhecer a teoria de estratégia e marketing de serviços e aplicá-la no contexto dos serviços de saúde; -Formulação de uma visão estratégica dos serviços da saúde; discussão crítica da sua envolvente competitiva; compreensão das estratégias genéricas; desenho de um processo de desenvolvimento de um novo serviço da saúde; - Compreender a avaliação da qualidade em serviços em geral e na saúde em particular; - Estimular a capacidade de análise crítica de forma a motivar a investigação na áreaResultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de descrever conceitos e práticas importantes para a gestão do marketing e estratégia em serviços em saúde, principal objetivo desta unidade curricular, e de identificar ferramentas úteis sobre marketing e estratégia de serviços em geral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Estratégia em Marketing: Conceitos Gerais; 2.Análise Ambiental. 3. Posicionamento Estratégico, Factores de Diferenciacão e Criação de Valor 4. Elaboração de um Plano de Marketing 5. Introdução ao Marketing: conceitos gerais 6. A natureza do Marketing em serviços: Especificidades dos serviços. Conceito alargado de Marketing aplicado aos serviços de saúde. “Processos” e “Experiências”. 7. Estratégias de Marketing em serviços de saúde
Bibliografia Obrigatória
Ginter, Peter M; The Strategic Management of Health Care Organizations, Jossey-Bass, 2013. ISBN: ISBN: 978-1-118-46646-9
Philip Kotler;
Principles of marketing. ISBN: 978-1-292-09248-5
Lovelock, C., Wirtz, J.(2016); Services Marketing: People, Technology, Strategy
Bibliografia Complementar
Thomas, Richard K.; Marketing Health Services, Health Administration Press, Chicago, AUPHA Press, Arlington, VA., 2004. ISBN: ISBN-13: 978-156793234-8; ISBN-10: 156793234-7
Laing, A.; Fischbacher, M. Hogg, G. and Smith, A.; Managing and Marketing Health Services, Thomson, GB, Padstow, Cornwall, 2002. ISBN: 1-86152-678-4
James A. Fitzsimmons, Mona J. Fitzsimmons; Service management : operations, strategy, information technology (8th Ed.), McGraw-Hill. ISBN: 978-007-128927-6
Hoffman, K. Douglas; Bateson, John E. G.; Wood, E. H. and Kenyon, A. K. K.; Services Marketing – Concepts, Strategies & Cases, South-Western Cengage Learning EMEA, lONDON., 2009. ISBN: 978-1-84480-813-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas onde se apresentam e discutem os vários conteúdos programáticos, com recurso a casos práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
40,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
82,50 |
| Frequência das aulas |
56,00 |
| Trabalho escrito |
64,00 |
| Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
- Trabalhos de grupo: 60% - Prova Individual: 40% Observações: - Uma classificação inferior a 7,0 na prova individual reprova o aluno independentemente da classificação no trabalho de grupo
Melhoria de classificação
Apenas a classificação da prova individual pode ser melhorada na época de recurso.