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Estratégia e Marketing de Serviços de Saúde

Código: 2GESS07     Sigla: EMSS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GESS 28 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar a conhecer a teoria de estratégia e marketing de serviços e aplicá-la no contexto dos serviços de saúde; -Formulação de uma visão estratégica dos serviços da saúde; discussão crítica da sua envolvente competitiva; compreensão das estratégias genéricas; desenho de um processo de desenvolvimento de um novo serviço da saúde; - Compreender a avaliação da qualidade em serviços em geral e na saúde em particular; - Estimular a capacidade de análise crítica de forma a motivar a investigação na área

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de descrever conceitos e práticas importantes para a gestão do marketing e estratégia em serviços em saúde, principal objetivo desta unidade curricular, e de identificar ferramentas úteis sobre marketing e estratégia de serviços em geral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução à Estratégia em Marketing: Conceitos Gerais; 2.Análise Ambiental. 3. Posicionamento Estratégico, Factores de Diferenciacão e Criação de Valor 4. Elaboração de um Plano de Marketing 5. Introdução ao Marketing: conceitos gerais 6. A natureza do Marketing em serviços: Especificidades dos serviços. Conceito alargado de Marketing aplicado aos serviços de saúde. “Processos” e “Experiências”. 7. Estratégias de Marketing em serviços de saúde

Bibliografia Obrigatória

Ginter, Peter M; The Strategic Management of Health Care Organizations, Jossey-Bass, 2013. ISBN: ISBN: 978-1-118-46646-9
Philip Kotler; Principles of marketing. ISBN: 978-1-292-09248-5
Lovelock, C., Wirtz, J.(2016); Services Marketing: People, Technology, Strategy

Bibliografia Complementar

Thomas, Richard K.; Marketing Health Services, Health Administration Press, Chicago, AUPHA Press, Arlington, VA., 2004. ISBN: ISBN-13: 978-156793234-8; ISBN-10: 156793234-7
Laing, A.; Fischbacher, M. Hogg, G. and Smith, A.; Managing and Marketing Health Services, Thomson, GB, Padstow, Cornwall, 2002. ISBN: 1-86152-678-4
James A. Fitzsimmons, Mona J. Fitzsimmons; Service management : operations, strategy, information technology (8th Ed.), McGraw-Hill. ISBN: 978-007-128927-6
Hoffman, K. Douglas; Bateson, John E. G.; Wood, E. H. and Kenyon, A. K. K.; Services Marketing – Concepts, Strategies & Cases, South-Western Cengage Learning EMEA, lONDON., 2009. ISBN: 978-1-84480-813-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas onde se apresentam e discutem os vários conteúdos programáticos, com recurso a casos práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,50
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 64,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

- Trabalhos de grupo: 60% - Prova Individual: 40% Observações: - Uma classificação inferior a 7,0 na prova individual reprova o aluno independentemente da classificação no trabalho de grupo

Melhoria de classificação

Apenas a classificação da prova individual pode ser melhorada na época de recurso.

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