| Código: | 2GESS06 | Sigla: | GRH |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GESS | 26 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 4 | 28 | 108 |
(a) Desenvolver a compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas da gestão da força de trabalho e a sua contribuição e implicações para o bem-estar individual e os resultados da organização, traduzindo-as para o contexto específico das organizações do sector da saúde.
(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão dos profissionis de saúde num quadro de mudanças significativas das relações de trabalho.
(c) Aplicação dos conceitos e quadros teóricos relevantes que permitam compreender os comportamentos de profissionais e demais stakeholders, no quadro específico das organizações do sector da saúde.
(1) Explorar o(s) conceito(s) de gestão de recursos humanos, comparar e avaliar as implicações, contribuições e limitações dos diferentes modelos e perspectivas sobre a gestão das pessoas, e em particular no contexto específico das organizações do sector da saúde.
(2) Analisar a consistência interna das políticas e práticas de gestão de recursos humanos, e avaliar os seus efeitos no desempenho, qualidade do serviço prestado e bem-estar dos profissionais.
(3) Identificar as mudanças decorrentes das novas relações de trabalho e avaliar as suas implicações para a gestão de recursos humanos e para os trabalhadores envolvidos.
(4) Examinar as condições de funcionamento das equipas num quadro de relacionamentos inter-profissionais e de hibridização de papéís.
1. Relações de trabalho e gestão de recursos humanos. O modelo ‘gestão de recursos humanos’: origens e significado do conceito. Variantes soft e hard do modelo. Relações de trabalho e contrato psicológico. O contexto das organizações de saúde. Stakeholders das organizações de saúde.
2. Gestão de recursos humanos e resultados. A GRH como processo. Indicadores de desempenho na saúde. Lógica de mercado e ‘desprofissionalização’. As perspectivas das ‘melhores práticas’ e do ‘melhor alinhamento’. Inconsistências e percepções de injustiça.
3. Desempenho e bem-estar. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar. Intensificação do trabalho. Assédio moral. Trabalho nocturno e trabalho por turnos.
4. Alinhamento interno. Sistemas de recursos humanos. Recrutamento e retenção. Gestão e avaliação de desempenho. Segmentação da força de trabalho. Dualização e relações intra-profissionais. Acordos idiossincráticos.
5. Sustentabilidade e problematização da GRH. Gestão socialmente responsável e gestão sustentável. Desafios ambientais e a gestão de recursos humanos ‘verde’.
6. Novas relações de trabalho. Flexibilidade(s). Relações atípicas de trabalho subordinado. Precarização. Externalização. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. A transformação digital nas organizações de saúde: impacto na relação de trabalho e na relação trabalho-vida.
7. Trabalho em equipas de saúde. Segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem. Relações interprofissionais. Hibridização dos profissionais de saúde. Competências do gestor de recursos humanos.
Apresentação dos conceitos essenciais associados a cada uma das temáticas, e referência às diferentes perspectivas e tradições presentes na literatura. Análise e discussão de pequenos casos e exercícios reflectindo a aplicação do corpo teórico da disciplina bem como as experiências pessoais e profissionais dos estudantes. Realização de pequeno estudo empírico.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Teste | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 62,00 |
| Frequência das aulas | 21,00 |
| Trabalho de campo | 5,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 108,00 |
Para ter frequência, o/a estudante deve cumprir os níveis de assiduidade estabelecidos no n.º 3, do art. 10.º, do "Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto" (número de faltas não excedendo 25% das aulas previstas).
Classificação final = Teste escrito (60%) + Trabalho empírico (40%)
Valores inferiores a 7,5 valores em qualquer uma destas componentes conduzem a reprovação mesmo que a classificação final seja positiva.