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Gestão de Recursos Humanos

Código: 2GESS06     Sigla: GRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GESS 26 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 4 28 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

(a) Desenvolver a compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas da gestão da força de trabalho e a sua contribuição e implicações para o bem-estar individual e os resultados da organização, traduzindo-as para o contexto específico das organizações do sector da saúde.

(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão dos profissionis de saúde num quadro de mudanças significativas das relações de trabalho.

(c) Aplicação dos conceitos e quadros teóricos relevantes que permitam compreender os comportamentos de profissionais e demais stakeholders, no quadro específico das organizações do sector da saúde.

 

Resultados de aprendizagem e competências

(1) Explorar o(s) conceito(s) de gestão de recursos humanos, comparar e avaliar as implicações, contribuições e limitações dos diferentes modelos e perspectivas sobre a gestão das pessoas, e em particular no contexto específico das organizações do sector da saúde. 

(2) Analisar a consistência interna das políticas e práticas de gestão de recursos humanos, e avaliar os seus efeitos no desempenho, qualidade do serviço prestado e bem-estar dos profissionais. 

(3) Identificar as mudanças decorrentes das novas relações de trabalho e avaliar as suas implicações para a gestão de recursos humanos e para os trabalhadores envolvidos.

(4) Examinar as condições de funcionamento das equipas num quadro de relacionamentos inter-profissionais e de hibridização de papéís.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

1. Relações de trabalho e gestão de recursos humanos. O modelo ‘gestão de recursos humanos’: origens e significado do conceito. Variantes soft e hard do modelo. Relações de trabalho e contrato psicológico. O contexto das organizações de saúde. Stakeholders das organizações de saúde.

2. Gestão de recursos humanos e resultados. A GRH como processo. Indicadores de desempenho na saúde. Lógica de mercado e ‘desprofissionalização’. As perspectivas das ‘melhores práticas’ e do ‘melhor alinhamento’. Inconsistências e percepções de injustiça.

3. Desempenho e bem-estar. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar. Intensificação do trabalho. Assédio moral. Trabalho nocturno e trabalho por turnos. 

4. Alinhamento interno. Sistemas de recursos humanos. Recrutamento e retenção. Gestão e avaliação de desempenho. Segmentação da força de trabalho. Dualização e relações intra-profissionais. Acordos idiossincráticos.

5. Sustentabilidade e problematização da GRH. Gestão socialmente responsável e gestão sustentável. Desafios ambientais e a gestão de recursos humanos ‘verde’.

6. Novas relações de trabalho. Flexibilidade(s). Relações atípicas de trabalho subordinado. Precarização. Externalização. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. A transformação digital nas organizações de saúde: impacto na relação de trabalho e na relação trabalho-vida.

7. Trabalho em equipas de saúde. Segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem. Relações interprofissionais. Hibridização dos profissionais de saúde. Competências do gestor de recursos humanos.

 

Bibliografia Obrigatória

Gomes, J. F., Cunha, M. P. , Rego, A., Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. A. ; Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2ª edição revista e corrigida), Edições Sílabo, 2010
Niles, N.J. ; Basic Concepts of Health Care Human Resource Management (2nd edition), Jones & Bartlett Learning, 2019
McConnel, C.R. ; Human resource management in health care: Principles and Practice (3rd edition). , Jones & Bartlett Learning , 2019

Bibliografia Complementar

Dubois, C.A., Mckee, M. & Nolte, E. (Eds.) ; Human resources for health in Europe. , Open University Press, 2006
Hewitt-Taylor, J. ; Understanding and Managing Change in Healthcare: A Step-by-Step Guide, Palgrave Macmillan., 2013
Boxall, P. F. and Purcell, J. ; Strategy and human resource management (4th edition), Palgrave, 2016

Observações Bibliográficas

A bibliografia indicada é de natureza geral. Bibliografia adicional e específica é indicada no final de cada capítulo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos conceitos essenciais associados a cada uma das temáticas, e referência às diferentes perspectivas e tradições presentes na literatura. Análise e discussão de pequenos casos e exercícios reflectindo a aplicação do corpo teórico da disciplina bem como as experiências pessoais e profissionais dos estudantes. Realização de pequeno estudo empírico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Para ter frequência, o/a estudante deve cumprir os níveis de assiduidade estabelecidos no n.º 3, do art. 10.º, do "Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto" (número de faltas não excedendo 25% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = Teste escrito (60%) + Trabalho empírico (40%)

Valores inferiores a 7,5 valores em qualquer uma destas componentes conduzem a reprovação mesmo que a classificação final seja positiva. 

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

A classificação do teste pode ser melhorada na época de recurso.

Observações

n/a
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