Gestão de Serviços de Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Material complementar aos slides estará em Inglês
Objetivos
- Proporcionar uma introdução à gestão de operações em serviços de saúde.
- Compreender os desafios inerentes à gestão de recursos escassos e os trade-offs associados ao processo de decisão
- Estudar alguns dos principais problemas encontrados nas unidades de serviços de saúde (circuitos dos pacientes e tempos de espera; gestão de consumíveis clínicos e fármacos; planeamento da capacidade; cadeia de abastecimento e circuito dos medicamentos; etc.)
- Saber aplicar os métodos de melhoria de desempenho dos serviços de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a:
- prever a procura por cuidados de saúde
- gerir stocks e materiais associados à prestação serviços de sáude
- planear capacidades e identificar recursos criticos
- elaborar planos de afetação de recursos
- identificar as áreas estratégicas em termos de gestão de serviços e propor soluções
- avaliar o impacto de diferentes decisões no funcionamento de sistemas de filas de espera
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de análise matemática e de distribuições de probabilidades.
Programa
- Introdução à Gestão de Serviços
- Lean Healthcare
- Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
- Gestão de Filas de Espera
- Previsão de Vendas
- Gestão de Inventário
- Gestão da Capacidade
Bibliografia Obrigatória
Daniel B. McLaughlin, John R. Olson; Healthcare operations management (3rd Edition), Health Administration Press, 2017. ISBN: 978-1-56793-851-7
• Chopra, Sunil; Meindl, Peter; Vir Kalra, Dharam; Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations (6th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-933-2548-23-7
Gonçalves José Fernando; Gestão de aprovisionamentos (2ª Edição), Publindústria. ISBN: 978-972-8953-09-6
Bibliografia Complementar
F. Robert Jacobs, Richard B. Chase, Nicholas J. Aquilano; Operations & Supply Management (International Edition). ISBN: 978-0-07-128804-0
Metters Richard; Successful service operations management. ISBN: 0-324-31447-7
Observações Bibliográficas
Os acetatos utilizados nas aulas serão disponibilizados aos estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas é apresentada a matéria e são resolvidos exercícios de aplicação.
São propostos alguns trabalhos para serem realizados fora das aulas.
Software
MS Excel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
136,50 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho escrito |
24,00 |
| Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
Realização
obrigatória de um trabalho de grupo, cuja classificação contará para aprovaçao tanto na época Normal como na época de Recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
40% x Trabalho + 60% x Exame Final
É necessária uma classificação mínima de 8 valores no exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentos da U.Porto em vigor.
Melhoria de classificação
A classificação final pode ser melhorada por exame final na época de recurso, valendo o exame 100% da nota.
Observações
O exame final é com consulta dos slides da aula.