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Métodos Quantitativos

Código: 2GESS03     Sigla: MQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GESS 24 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Métodos Quantitativos do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde destina-se a alunos de mestrado titulares de uma licenciatura (1º ciclo). Uma vez que a disciplina pode ser frequentada por alunos com formação anterior muito diversa, optou-se por um conteúdo programático de nível básico nas áreas da estatística e da econometria, com particular aplicação na área da saúde. Pretende-se, ainda, dotar os alunos de capacidade de aplicação informática dos métodos e técnicas estudadas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos de estatística e de econometria, com particular ênfase ao nível da leitura e interpretação de resultados, bem como o contacto com meios informáticos específicos que lhes permitam a aplicação dos métodos e técnicas que serão apresentados ao longo do curso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breve revisão de estatística descritiva.

2. Variáveis aleatórias e principais distribuições de probabilidade.

3. Inferência estatística. Estimadores. Testes de hipóteses.

4. Introdução à Econometria. O modelo de regressão linear clássico. Análise estatística do modelo.

5. Algumas extensões do modelo de regressão linear: variáveis binárias; formas funcionais de modelos de regressão; heteroscedasticidade.

Bibliografia Obrigatória

Wayne W. Daniel; Biostatistics. A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 10th Ed, Wiley Series in Probability and Statistics, 2014
M. Mendes de Oliveira, Luis Delfim Santos e Natércia Fortuna; Econometria, 2ª ed., Escolar Editora, 2018

Bibliografia Complementar

Andrew M. Jones, Nigel Rice, Teresa Bago d'Uva and Silvia Balia; Applied Health Economics, 2nd ed, Routledge, 2013
Bento Murteira, Carlos Silva Ribeiro, João Andrade e Silva, Carlos Pimenta; Introdução à Estatística, Escolar Editora, 2010. ISBN: 9789725922828
Bland, Martin ; An introduction to medical statistics, 4th ed, Oxford University Press, 2015
Fernanda Figueiredo, Adelaide Figueiredo, Alexandra Ramos e Paulo Teles; Inferência Estatística, Escolar Editora, 2017
Griffiths, W.E., Hill, R. C. and Lim; Using EViews for Principles of Econometrics 4th ed., John Wiley & Sons, 2011
Hoffman, Julien I. E.; Biostatistics for medical and biomedical practitioners , Elsevier, 2015
Rao, P. ; Statistical Methodologies with Medical Applications , John Wiley & Sons, 2017
Stewart, A. ; Basic Statistics and Epidemiology: A Practical Guide, 4th ed., Taylor & Francis Group, 2016
Vach, W.; Regression Models as a Tool in Medical Research , Taylor & Francis Group, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sendo um dos objetivos do curso dotar os alunos de capacidade de aplicação informática dos métodos e técnicas estudados, as aulas serão lecionadas em salas com computadores para os alunos. Será utilizado o programa EViews. A avaliação da disciplina incluirá uma parte realizada em computador.

 

Software

EViews

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 118,50
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 42,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Presença regular nas aulas é recomendada, mas todos os estudantes inscritos podem realizar exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

São admitidas duas modalidades de avaliação: apenas por exame final ou por avaliação distribuída com exame final.

No caso da avaliação distribuída, os alunos terão que realizar um trabalho de grupo durante o semestre e um teste a realizar na data do exame da época normal. O teste incidirá sobre toda a matéria lecionada e será prestado com auxílio de computadores. Cada uma das componentes terá uma ponderação de 50% na classificação final; será conferida aprovação na disciplina aos alunos que obtenham uma média ponderada não inferior a 9,5 valores e uma nota mínima de 7,0 valores em cada componente. Pressupõe-se que os alunos que optem pela avaliação distribuída frequentem regularmente as aulas. No decorrer das aulas poderão ser utilizados alguns períodos para a discussão/elaboração dos trabalhos.

No caso de exame final, uma parte da prova será realizada com auxílio de computadores e a classificação final corresponde à nota obtida no exame.

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