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Seminários

Código: 2EGIN08     Sigla: SEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão da Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGIN 21 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Seminários tem como objetivo abordar e discutir um leque alargado de temas contemporâneos de economia e gestão, recorrendo à participação de personalidades de reconhecido mérito do meio empresarial, ambiente académico e entidades públicas e/ou sem fins lucrativos.

A unidade curricular pretende dotar o estudante de novos conhecimentos, com base em casos práticos relevantes para a área do mestrado, bem como desenvolver a capacidade de discutir e refletir criticamente sobre diversos temas na sua relação com a inovação.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver a capacidade de discutir diversas temáticas, de forma informada, que sejam próximas ou relacionadas com a área da inovação.

Aplicar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares na compreensão e discussão de casos e experiências.

Contactar com desafios contemporâneos que se colocam às empresas, organizações e à sociedade, bem como com diferentes comunidades de profissionais.

Desenvolver competências de escuta, comunicação, argumentação e debate.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os Seminários são programados de modo a receber contributos de profissionais destacados de áreas distintas, convidados para discutir temas contemporâneos que se relacionam com a inovação. Os oradores convidados apresentam perspetivas, tendências e experiências, quer numa ótica pessoal quer do ponto de vista das suas organizações.

Bibliografia Obrigatória

Não existe bibliografia obrigatória; os estudantes são incentivados a procurar informação de suporte aos temas apresentados pelos oradores.

Observações Bibliográficas

Os estudantes são incentivados a procurar informação de suporte aos temas do seminário e aos casos de estudo apresentados pelos oradores.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão de casos práticos e temas de relevância para a economia e gestão, na sua relação com a inovação.

Além do tempo dedicado à apresentação realizada pelo orador convidado, todas a sessões de seminário têm um período de discussão/debate, em que se espera uma participação informada e ativa por parte dos estudantes.

A primeira aula do semestre ocorrerá com o responsável da unidade curricular no sentido de definir o modo de funcionamento e organizar o trabalho dos estudantes.

Existirão 10 a 11 Seminários com oradores convidados, selecionados para o mestrado. Para além da participação nos seminários, cada estudante deverá:

  1. Elaborar um relatório aprofundado sobre um dos seminários (até 3 semanas após o seminário);
  2. Elaborar um relatório sintético sobre três seminários à escolha (até 3 dias após o seminário);
  3. Gravar um vídeo de discussão do seminário aprofundado (“flip-the-teacher”), apontando uma proposição resultante da análise;
  4. Comentar o vídeo de três outros estudantes (a definir pelo responsável da unidade curricular), em ambiente de fórum online.     

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 65,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 144,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,50
Estudo autónomo 13,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

A presença nas aulas / seminários tem carácter obrigatório. Os estudantes só podem dar até três faltas no total do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) é calculada do seguinte modo:

CF = 0,5 RA + 0,15 RS3 + 0,2 VID + 0.15 DISC3

Em que: RA = relatório aprofundado; RS3 = apreciação global dos relatórios sintéticos; VID = vídeo; DISC3 = apreciação global da discussão dos vídeos.

Melhoria de classificação

Possível apenas para a componente relativa ao relatório aprofundado; o estudante deve preparar um novo relatório aprofundado sobre outro seminário na época de recurso.

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