Plano de Dissertação / Plano de Projeto / Plano de Estágio
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver competências em metodologia de investigação científica, em particular na análise de dados. No âmbito da disciplina os estudantes devem, a partir da definição e desenvolvimento de um tema de investigação, elaborar a proposta da dissertação de mestrado (ou de um relatório de estágio).
Resultados de aprendizagem e competências
Tratamento de dados estatísticos com software específico.
Apresentação e discussão da proposta da dissertação de mestrado, na qual se espera que esteja incluído (entre outros aspetos):
- a identificação clara de qual a questão de investigação a desenvolver;
- a revisão de literatura na área de investigação relevante;
- a identificação e justificação da metodologia a seguir, nomeadamente as técnicas de recolha e análise de dados a utilizar.
- a elaboração de um cronograma dos trabalhos a realizar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A produção de conhecimento científico e o processo de investigação. Bases de dados bibliográficas.
- A análise estatística no processo de investigação. Tipo de dados e recolha de informação. Inquéritos e processo de amostragem. Bases de dados estatísticos.
- Análise de dados. Análise preliminar de dados e estatística descritiva.Métodos econométricos. Utilização de software específico para análise de dados.
- Apresentação e discussão das propostas da dissertação de mestrado.
Bibliografia Obrigatória
Eco, H; Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, 2007
Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson, R.; Multivariate Data Analysis, 7th ed., Prentice-Hall, 2014
Levy, P. and Lemeshow, S.; Sampling of Populations: Methods and Applications , 4th ed., Wiley, 2008
Matalon, B. e Ghiglione, R.; O Inquérito, Teoria e Prática, 4ª ed. (port.), Celta, 2005
Mendes de Oliveira, M., Santos, L.D. e Fortuna, N.; Econometria, Escolar Editora, 2011
Murteira, B., Silva Ribeiro, C., Silva, J.A. e Pimenta, C.; Introdução à Estatística, , Escolar Editora, 2010
Quivy, R. e Campenhoudt, L.; Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 2008
Saunders, M., Lewis, P. and Thornhill, A.; Research Methods for Business Students, 6th ed., Pearson Education, 2012
Sekaran, U. and Bougie, R.; Research Methods for Business, 6th ed., Wiley, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições teóricas.
Relatório dos alunos – artigos científicos.
Participação em análise de casos quantitativos com utilização de software.
Exposições dos alunos – propostas do plano de dissertação/projeto/estágio.
Software
EViews
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
| Estudo autónomo |
138,50 |
| Frequência das aulas |
56,00 |
| Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
1 teste (10% da classificação final), 1 trabalho relativo a metodologias específicas (30% da classificação final), apresentação de um artigo científico (10%) e elaboração e apresentação do relatório final (50%)
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de Avaliação:
Teste sobre aulas de tronco comum (10%);
Trabalho sobre metodologias específicas (30%);
Apresentação de artigo científico (10%);
Proposta do plano de dissertação/projeto/estágio (relatório e apresentação) (50%).