| Código: | 2MEAE16 | Sigla: | GNI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Administração de Empresas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EAE | 33 | Plano Oficial a partir de 2021-2022 | 2 | - | 3 | 21 | 81 |
Pretende-se com esta disciplina que os estudantes compreendam a forma como as organizações estão, atualmente, a operar no mercado internacional e sensibilizá-los para a necessidade de os responsáveis pela gestão dos Negócios internacionais desenvolverem as capacidades, atitudes e conhecimentos teóricos necessários para serem competitivos no mercado internacional.
Assim, o programa da disciplina aprofunda a análise estratégica a partir da análise do negócio e do mercado.
Nesse sentido, põe em evidência o impacto que as mudanças na envolvente internacional têm na Gestão dos Negócios Internacionais. Em consequência, serão analisadas as mudanças que se observam no âmbito da Cultura Nacional, da Cultura Organizacional, das novas Relações de Colaboração e de Concorrência, das novas formas de Controlo e de Coordenação Interfuncional, da nova configuração dos canais de distribuição.
Será ainda dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de anticipação e, nesse sentido, da importância vital do desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence.
Os estudantes deverão ser capazes de utilizar com rigor as metodologias e ferramentas que permitem fazer o diagnóstico da organização e das suas condições para a internacionalização, o prognóstico da evolução da envolvente e dos mercados e a formulação da estratégia, bem como desenhar o projeto/plano de internacionalização e proceder à sua implementação.
Para tal terão de saber responder às questões fundamentais, prévias à internacionalização de um negócio: ‘porquê’, ‘quando’, ‘para onde’ e ‘como’ internacionalizar.
Assim, os estudantes deverão sair deste curso com um conhecimento atualizado das necessidades práticas com que a Gestão dos Negócios Internacionais está atualmente confrontada.
O curso será orientado para o debate. Será, por isso, baseado na leitura, apresentação e discussão de uma seleção de artigos e de estudos de casos recentes, sobre os diversos temas do programa.
As sessões serão teórico-prática
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 18,00 |
| Total: | 18,00 |