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Gestão de Negócios Internacionais

Código: 2MEAE16     Sigla: GNI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 33 Plano Oficial a partir de 2021-2022 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se com esta disciplina que os estudantes compreendam a forma como as organizações estão, atualmente, a operar no mercado internacional e sensibilizá-los para a necessidade de os responsáveis pela gestão dos Negócios internacionais desenvolverem as capacidades, atitudes e conhecimentos teóricos necessários para serem competitivos no mercado internacional.

Assim, o programa da disciplina aprofunda a análise estratégica a partir da análise do negócio e do mercado.

Nesse sentido, põe em evidência o impacto que as mudanças na envolvente internacional têm na Gestão dos Negócios Internacionais. Em consequência, serão analisadas as mudanças que se observam no âmbito da Cultura Nacional, da Cultura Organizacional, das novas Relações de Colaboração e de Concorrência, das novas formas de Controlo e de Coordenação Interfuncional, da nova configuração dos canais de distribuição. 

Será ainda dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de anticipação e, nesse sentido, da importância vital do desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de utilizar com rigor as metodologias e ferramentas que permitem fazer o diagnóstico da organização e das suas condições para a internacionalização, o prognóstico da evolução da envolvente e dos mercados e a formulação da estratégia, bem como desenhar o projeto/plano de internacionalização e proceder à sua implementação. 

Para tal terão de saber responder às questões fundamentais, prévias à   internacionalização de um negócio: ‘porquê’, ‘quando’, ‘para onde’ e ‘como’ internacionalizar. 

Assim, os estudantes deverão sair deste curso com um conhecimento atualizado das necessidades práticas com que a Gestão dos Negócios Internacionais está atualmente confrontada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa




    1. A Internacionalização: atitude ou decisão?

    2. A Gestão dos Negócios Internacionais como Negócio entre Culturas

    3. As culturas nacionais e o Modelo de Geert Hofstede: dimensões, rankings e "radar das culturas"

    4. As condições para a Internacionalização e o “Mapa de Navegação Estratégica”

    5. A análise do Negócio

      1. Missão, Visão e Valores

      2. Modelo Canvas

      3. Posicionamento/Marca



    6. A análise dos Recursos e Competências

      1. Análise VRIO e o sistema de Business Intelligence

      2. Os Dirigentes e a necessidade de cultivar a Cultural Intelligence



    7. A análise da Cultura Organizacional (CO)

      1. A "Orientação para o Mercado" e o modelo dos 5C’s

      2. Dimensões da CO segundo Reynolds e segundo Hofstede



    8. A Seleção dos melhores mercados para o Projeto de Internacionalização

      1. Análise PEST(EL) e medida das distâncias CAGE

      2. Análise da Concorrência (modelo de Porter)

      3. Análise da “Recetividade” e Competitividade

      4. A importância da “Rede de Relacionamentos”

      5. A SWOT dinâmica e os objetivos SMART



    9. O desenho e a operacionalização do Projeto de Internacionalização

      1. A seleção do modo de entrada no mercado selecionado

      2. A gestão dos riscos da internacionalização para o mercado selecionado  





Bibliografia Obrigatória

Cateora, Philip, Mary Gilly and John Graham; International Marketing, 15th edition . ISBN: 978-0-07-352994-3; International Marketing, 15th edition . , 15th edition, 2011. ISBN: ISBN: 978-0-07-352994-3
Usunier, Jean-Claude and Julie Lee ; Marketing Across Cultures, 4th edition. ISBN: ISBN: 0-273 68529-5

Bibliografia Complementar

Africano, Ana Paula, F. Castro, M. Fonseca, O. Afonso, R. Forte e R. Alves; Comércio Internacional: Teorias, políticas e casos práticos. ISBN: 978-972-40-7560-0; Comércio Internacional: Teorias, políticas e casos práticos , . ISBN: ISBN: 978-972-40-7560-0
Silva, Susana Costa, Raquel Meneses e José Carlos Pinho; Marketing Internacional, ACTUAL, 2018. ISBN: 978-969-694-274-8; Marketing Internacional, Actual, 2018. ISBN: ISBN: 978-969-694-274-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso será orientado para o debate. Será, por isso, baseado na leitura, apresentação e discussão de uma seleção de artigos e de estudos de casos recentes, sobre os diversos temas do programa.

As sessões serão teórico-prática

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 18,00
Total: 18,00

Obtenção de frequência


Exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao resultado obtido no exame final.

O aluno obtem aprovação à discipliona se obtiver um resultado igual ou superior a 9,5 valores de uma escala de 0-20 valores.
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