Gestão de Serviços de Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Material complementar aos slides estará em Inglês
Objetivos
- Proporcionar uma introdução à gestão de operações em serviços de saúde.
- Compreender os desafios inerentes à gestão de recursos escassos e os trade-offs associados ao processo de decisão
- Estudar alguns dos principais problemas encontrados nas unidades de serviços de saúde (circuitos dos pacientes e tempos de espera; gestão de consumíveis clínicos e fármacos; planeamento da capacidade; cadeia de abastecimento e circuito dos medicamentos; etc.)
- Saber aplicar os métodos de melhoria de desempenho dos serviços de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a:
- gerir stocks e materiais associados à prestação serviços de sáude
- planear capacidades e identificar recursos criticos
- elaborar planos de afetação de recursos
- identificar as áreas estratégicas em termos de gestão de serviços e propor soluções
- avaliar o impacto de diferentes decisões no funcionamento de sistemas de filas de espera
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de análise matemática e de distribuições de probabilidades.
Programa
- Introdução à Gestão de Serviços
- Lean Healthcare
- Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
- Gestão de Filas de Espera
- Previsão de Vendas
- Gestão de Inventário
- Gestão da Capacidade
- Gestão de Dados e Sistemas de Informação
Bibliografia Obrigatória
Daniel B. McLaughlin, John R. Olson; Healthcare operations management (3rd Edition), Health Administration Press, 2017. ISBN: 978-1-56793-851-7
• Chopra, Sunil; Meindl, Peter; Vir Kalra, Dharam; Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations (6th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-933-2548-23-7
Gonçalves José Fernando; Gestão de aprovisionamentos (2ª Edição), Publindústria. ISBN: 978-972-8953-09-6
Bibliografia Complementar
F. Robert Jacobs, Richard B. Chase, Nicholas J. Aquilano; Operations & Supply Management (International Edition). ISBN: 978-0-07-128804-0
Metters Richard; Successful service operations management. ISBN: 0-324-31447-7
Observações Bibliográficas
Os acetatos utilizados nas aulas serão disponibilizados aos estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas é apresentada a matéria e são resolvidos exercícios de aplicação.
São propostos alguns trabalhos para serem realizados fora das aulas.
Software
MS Excel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
136,50 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho escrito |
24,00 |
| Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
Realização obrigatória de um trabalho de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
40% x Trabalho + 60% x Exame Final
É necessária uma classificação mínima de 8 valores no exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentos da U.Porto em vigor.
Melhoria de classificação
A classificação final pode ser melhorada por exame final na época de recurso, valendo o exame 100% da nota.
Observações
O exame final é com consulta dos slides da aula.