Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2EGIN01

Competitividade

Código: 2EGIN01     Sigla: COMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão da Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGIN 31 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

* Explicar os conceitos básicos e fornecer exemplos reais relevantes
* Descrever minuciosamente as ferramentas de análise estratégica. como são usadas e de que forma se encaixam no processo de gestão, elaboração e execução estratégica
* Incorporar os mais recentes desenvolvimentos na teoria e na prática da gestão estratégica
* Concentrar-se diretamente no que é necessário saber sobre a elaboração, implementação e execução de estratégias de negócios em ambientes contemporaneos.

Resultados de aprendizagem e competências


Com esta unidade curricular espera-se que os estudantes tenham uma compreensão clara de toda a complexidade da competitividade, quer a nível empresarial quer ao nível local, conhecendo e sabendo utilizar de forma correta os seus principais conceitos e ferramentas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – A Estratégia e o Processo Estratégico

2 – Análise do Ambiente Externo

                2.1 Micro-envolvente

                      2.1.1 Estruturas de Mercado
                      2.1.2 Cinco Forças de Porter

                2.2 Macro-envolvente

                                2.2.1 Envolvente Política

                                2.2.2 Envolvente Económica

                                2.2.3 Envolvente Socio-Cultural

                               2.2.4 Envolvente Tecnológica

3 – Análise do Ambiente Interno

                3.1 Modelo VRIO

                3.2 Capacidades Dinâmicas

4 – Estratégias genéricas

                4.1 Porter

                4.2 Relógio estratégico

5 – Hipercompetição

                5.1 da Vantagem Competitiva Sustentável à Vantagem Transiente

                5.2 Estratégias AGILE

                5.3 Coopetição

6 – Inovação

                6.1 Ambidexteridade

                6.2 First Mover, second-mover, laggards

7 – Internacionalização

                7.1 Modelo das Redes

                7.2 O empreendedor internacional

                7.3 Mimetismo

 8 – A empresa Social



Bibliografia Obrigatória

Thompson, Peteraf, Gamble e Strickland; Crafting and Executing Strategy - Concepts and Cases, McGraw-Hill, 2012. ISBN: 978-0-07-131700-9
Meneses, Raquel; Is Strategy Dead?: Moving From Sustainable Competitive Advantage to Transient Advantage, IGI Global, 2021 (Capítulo de Moving From Sustainable Competitive Advantage to Transient Advantage. In Competitive Drivers for Improving Future Business Performance (pp. 1-18).)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino é essencialmente construtivista. Haverá uma parte expositiva, mas o professor funcionará essencialmente como um mediador no processo de ensino-aprendizagem: programando, orientando, organizando, proporcionando recursos e animando as diferentes actividades prosseguidas pelos alunos.
O processo didático fundamenta-se na aprendizagem significativa e numa metodologia inspirada na investigação-ação; ao longo do semestre serão colocados aos alunos alguns problemas/desafios aos quais deverão responder progredindo assim na sua aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 163,50
Frequência das aulas 39,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Elaboração de um trabalho de análise de uma empresa real, a apresentar em contexto de aula, com o peso de 40% na classificação final.

Teste Final, com o peso de 60% na classificação final. 

Para realizarem com sucesso o processo de avaliação contínua, os alunos não poderão obter em qualquer dos dois momentos de avaliação uma classificação inferior a 8 valores e realizarem algumas tarefas propostas (por exemplo participação no glossário).

As condições de aprovação na disciplina são as que constam do regulamento do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho em grupo - 40%
Teste - 60%

ou 

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais


  
 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-10 às 01:12:25 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2