| Código: | 2EGIN01 | Sigla: | COMP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Economia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão da Inovação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGIN | 31 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
* Explicar os conceitos básicos e fornecer exemplos reais relevantes
* Descrever minuciosamente as ferramentas de análise estratégica. como são usadas e de que forma se encaixam no processo de gestão, elaboração e execução estratégica
* Incorporar os mais recentes desenvolvimentos na teoria e na prática da gestão estratégica
* Concentrar-se diretamente no que é necessário saber sobre a elaboração, implementação e execução de estratégias de negócios em ambientes contemporaneos.
Com esta unidade curricular espera-se que os estudantes tenham uma compreensão clara de toda a complexidade da competitividade, quer a nível empresarial quer ao nível local, conhecendo e sabendo utilizar de forma correta os seus principais conceitos e ferramentas.
1 – A Estratégia e o Processo Estratégico
2 – Análise do Ambiente Externo
2.1 Micro-envolvente
2.1.1 Estruturas de Mercado
2.1.2 Cinco Forças de Porter
2.2 Macro-envolvente
2.2.1 Envolvente Política
2.2.2 Envolvente Económica
2.2.3 Envolvente Socio-Cultural
2.2.4 Envolvente Tecnológica
3 – Análise do Ambiente Interno
3.1 Modelo VRIO
3.2 Capacidades Dinâmicas
4 – Estratégias genéricas
4.1 Porter
4.2 Relógio estratégico
5 – Hipercompetição
5.1 da Vantagem Competitiva Sustentável à Vantagem Transiente
5.2 Estratégias AGILE
5.3 Coopetição
6 – Inovação
6.1 Ambidexteridade
6.2 First Mover, second-mover, laggards
7 – Internacionalização
7.1 Modelo das Redes
7.2 O empreendedor internacional
7.3 Mimetismo
8 – A empresa Social
O método de ensino é essencialmente construtivista. Haverá uma parte expositiva, mas o professor funcionará essencialmente como um mediador no processo de ensino-aprendizagem: programando, orientando, organizando, proporcionando recursos e animando as diferentes actividades prosseguidas pelos alunos.
O processo didático fundamenta-se na aprendizagem significativa e numa metodologia inspirada na investigação-ação; ao longo do semestre serão colocados aos alunos alguns problemas/desafios aos quais deverão responder progredindo assim na sua aprendizagem.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 163,50 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Total: | 202,50 |
Trabalho em grupo - 40%
Teste - 60%
ou
Exame - 100%