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Análise de Dados Económicos II

Código: 2ME20     Sigla: AED II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 36 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) surge no seguimento da UC “Análise de Dados Económicos I”. O objetivo desta UC é, por um lado, evidenciar aos estudantes a importância de produzir informação empírica em economia que seja reproduzível e, por outro lado, providenciar aos estudantes um conjunto de boas práticas para atingir esse objetivo.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que, no final da UC, os estudantes estejam habilitados a implementar as melhores práticas na investigação/análise empírica, nomeadamente no que respeita ao processo que garante a replicação do trabalho empírico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A UC pressupõe conhecimentos adquiridos na UC “Análise de Dados Económicos I”.

Programa


  1. O processo de produção de informação empírica em economia

  2. Investigação reproduzível em economia e econometria

  3. Implementação eficaz do trabalho empírico: boas práticas de programação, controlo de versão e bom workflow

  4. Automatização da análise de dados

  5. Replicação de investigação empírica em economia: estudos de caso (publicados)

Bibliografia Obrigatória

Corti, L., Van den Eynden, V., Bishop, L., and Woollard, M.; Managing and Sharing Research Data: A Guide to Good Practice, Sage Publications, 2020
Orozco, V., Bontemps, C., Maigné, E., Piguet, V., Hofstetter A., Lacroix A., Levert, F., and Rousselle, J.M; How to Make a Pie: Reproducible Research for Empirical Economics & Econometrics, TSE Working Paper, n.18-933, 2018

Bibliografia Complementar

Long, J. S.; The workflow of data analysis using Stata. , College Station, TX: Stata Press., 2009
Gentzkow, M., and Shapiro, J.M. ; Code and Data for the Social Sciences: A Practitioner's Guide, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões incluem uma breve exposição teórica, mas a maioria das aulas será aplicada. Nas sessões em computador os estudantes deverão:

(i) elaborar relatórios com análise empírica usando linguagem Markdown;

(ii) replicar estudos económicos publicados.

Software

Stata
Jupyter Notebook

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 30,00
Estudo autónomo 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


A avaliação será baseada na realização de:

  • 1 teste
  • 1 trabalho de grupo;
  • participação nas aulas.


Não há avaliação por exame final.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 


Avaliação distribuída sem exame final: trabalho de grupo (45%); teste (45%); participação nas aulas (10%). São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores e que não tenham obtido classificação inferior a 6.5 valores no teste.


 

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