Gestão de Operações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Proporcionar uma introdução à gestão das operações. 2. Analisar a função operacional das empresas do ponto de vista da gestão.
3. Estudar os princípios básicos e as principais técnicas utilizadas para resolver os problemas da gestão das operações.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os alunos os alunos deverão estar aptos a:
Gerir stocks e materiais de qualquer tipo de empresa;
Planear capacidades e identificar recursos criticos;
Elaborar planos de produção e de sequenciamento de operações;
Elaborar e/ou reformular implantações de qualquer tipo de empresa;
Ter as noções principais sobre gestão de qualidade.
Compreender e saber aplicar os conceitos de Just-In-Time;
Planear e gerir projetos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo I (docente: M. Rosário Moreira)
- Introdução aos Sistemas Produtivos
- Conceção de Produtos e Processos
- Gestão de Stocks
- Planeamento Agregado
- Planeamento de Materiais
Módulo II (docente: Catarina Delgado)
- Programação de Operações
- Implantações de Instalações
- Planeamento de Projetos
- Gestão da Qualidade
- Produção Just-in-Time (JIT) e Lean Thinking
Bibliografia Obrigatória
José Fernando Gonçalves; Gestão de Aprovisionamentos, Publindústria, 2002 (Apontamentos, problemas e soluções do docente para as várias áreas temáticas.)
Chase, Richard B;
Operations management for competitive advantage. ISBN: 0-07-121555-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
81,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Trabalho de campo |
18,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Estão previstos três regimes de avaliação:
1 – Avaliação por exame final, sem consulta (1ª época, 2ª época ou época especial)
2 – Avaliação distribuída sem exame final com trabalhos em aula, no 2º módulo (20%) e dois testes (50% + 30%).
3 – Avaliação distribuída sem exame final com dois testes (50% + 50%).
OBSERVAÇÕES:
a) Apenas terão acesso às modalidades de avaliação distribuída sem exame final os alunos inscritos nas turmas.
b) Os alunos ficam vinculados às modalidades de avaliação distribuída sem exame final apenas se realizarem o último teste (teste sobre o 2º módulo, a realizar dia 16 de Dezembro de 2016, às 17h30).
c) Na data marcada para o exame de 1ª época apenas serão avaliados os alunos que não tenham completado o regime de avaliação distribuída sem exame final.
d) Na data escolhida para a realização do teste sobre o 2º módulo (16 de Dezembro de 2016, às 17h30), os alunos que tenham realizado trabalhos em aula poderão optar por realizar o teste que vale 50%, desistindo assim das notas dos trabalhos e mudando para a modalidade de avaliação distribuída sem exame final com dois testes.
e) Os trabalhos em aula serão trabalhos em grupo realizados durante as aulas do 2º módulo (na 2ª metade do semestre). Mesmo os alunos que ainda não estejam inscritos em turmas os poderão realizar (desde que no momento do teste do 2º módulo estejam já inscritos numa das turmas). No entanto, uma vez inscritos, terão de realizar os trabalhos na turma em que foram colocados. As duas piores classificações (sejam elas zero ou não) dos trabalhos em aula não serão usadas no cálculo da classificação desta componente.
f) Deverá submeter-se a exame final (na 1ª época, na 2ª época ou na época especial) todo o aluno que estiver numa das seguintes situações:
- não está inscrito em nenhuma das turmas no momento do teste sobre o 2º módulo (16 de Dezembro de 2016, às 17h30);
- não realizou o teste sobre o 1º módulo (3 de Novembro de 2016, às 18h).
g) Haverá quatro turmas: três leccionadas em português, uma leccionada em inglês. A turma em inglês será leccionada por outra docente (Prof. Dalila Fontes).
Fórmula de cálculo da classificação final
1. avaliação por exame final: 100% da classificação obtida no exame (épocas de recurso e especial)
2. avaliação distribuída sem exame final com trabalhos e dois testes:
50% (10 val.) - avaliação do módulo I (teste sem consulta, realizado a 3 de Novembro às 18h)50% (10 val.) - avaliação do módulo II com as seguintes componentes:
- 20% (5 val.) - trabalhos em grupo realizados durante as aulas do módulo 2
- 30% (5 val.) - teste sem consulta, a realizar no dia 16 de Dezembro às 17h30
3. avaliação distribuída sem exame final com dois testes:
50% (10 val.) - avaliação do módulo I (teste sem consulta, realizado a 3 de Novembro às 18h)
50% (10 val.) - avaliação do módulo II (teste sem consulta, a realizar no dia 16 de Dezembro às 17h30)
A falta a qualquer trabalho realizado em aula tem como consequência a atribuição de uma classificação de 0 (zero) valores a esse trabalho, mas não impede a realização dos trabalhos ou teste seguintes.
Há nota mínima para cada um dos vários componentes (trabalhos, teste 1 e teste 2): 6 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC da Universidade do Porto.
Melhoria de classificação
De acordo com o RAC da Universidade do Porto. No entanto, a melhoria de classificação apenas se poderá realizar através de exame final, e não por via da avaliação distribuída.
Observações
Bibliografia:
"Operations Management for Competitive Advantage"(2005). Chase, R., Jacobs, F. e Aquilano, N. McGraw-Hill.
"Gestão de Aprovisionamentos" (2002). Gonçalves, J. Publindústria.
"Gestão de Operações" (2006). Lisboa, J. e Gomes, C. Vida Económica.