| Código: | 2GEC12 | Sigla: | DC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Jurídicas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção Autónoma de Direito |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão Comercial |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GCOM | 0 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A unidade curricular Direito Comercial tem como objetivo o estudo dos principais mecanismos jurídicos contratuais que regulam as trocas de bens e serviços entre empresários e entre estes e os consumidores finais.
Os estudantes adquirirão competências para a análise teórica e prática da contratação comercial, desenvolvendo as aptidões necessárias para atuar futuramente nessa área, de forma a maximizar a eficiência nas escolhas feitas e evitar os riscos jurídicos a ela associados.
§ 1
1. Noção, princípios gerais e formação.
1.1. Princípios que regem o contrato.
1.2. Especificidades da contratação comercial e dos contratos de consumo.
1.3. Negociação e conclusão do contrato:
1.3.1. As fases de formação do contrato.
1.3.2. A relação pré-contratual e a responsabilidade por violação dos deveres de boa fé.
1.3.3. A adoção convencional de mecanismos de proteção na fase das negociações: a figura das cartas de intenção.
1.3.4. A fase decisória da formação do contrato: as limitações da teoria do “mirror image rule”.
1.4. O modo típico de celebração de contratos em massa no comércio: o recurso às cláusulas contratuais gerais.
2. Os contratos preliminares.
2.1. O contrato-promessa.
2.2. O pacto de preferência.
3. A troca de bens por dinheiro: a compra e venda e seus regimes.
3.1. Noção e efeitos essenciais do contrato de compra e venda.
3.2. Modalidades de compra e venda:
3.2.1. A venda de bens futuros.
3.2.2. A venda de coisas genéricas.
3.2.3. A venda a prestações.
3.2.4. A venda a contento.
3.2.5. A venda sujeita a prova.
3.3. O regime do incumprimento do contrato:
3.3.1. O incumprimento temporário (mora).
3.3.2. O incumprimento definitivo.
3.3.3. O incumprimento defeituoso.
3.4. A compra e venda comercial.
3.5. A venda de bens de consumo.
3.6. A Convenção das Nações Unidas sobre os contratos de compra e venda internacional de mercadorias.
4. A distribuição comercial.
4.1. O contrato de agência: noção; importância na vida económica; interesses económicos que visa satisfazer; aspetos centrais de regime.
4.2. O contrato de concessão comercial: noção; importância na vida económica; interesses económicos que visa satisfazer;aspetos centrais de regime.
4.3. O contrato de franquia (franchising): noção; importância na vida económica; interesses económicos que visa satisfazer; modalidades; distinção face a figuras próximas; aspetos centrais de regime
§ 2 Os sinais distintivos das empresas e dos produtos.
2. A marca.
§ 3 Os principais atores da vida comercial: as sociedades comerciais.
1. As sociedades em nome coletivo (breve referência).
2. As sociedades em comandita (breve referência).
3. As sociedades por quotas.
4. As sociedades anónimas.
5. Os grupos de sociedades.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Teste | 60,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
Os alunos poderão optar entre regime de avaliação distribuída ou avaliação por exame final.
A avaliação distribuída será composta pela resolução de um caso prático, com a ponderação de 25%; pela realização de 2 testes, com a ponderação de 30% cada e pela participação na aula, com a ponderação de 15%.