História do Pensamento Económico
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
O objectivo da disciplina é oferecer uma abordagem crítica e comparada das principais perspectivas no campo da filosofia e metodologia da economia; e, com base nessa abordagem, proceder à análise das correntes essenciais do pensamento económico e à discussão dos seus contributos fundamentais.
Programa
PRIMEIRA PARTE: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA ECONOMIA
1. Introdução: Conceitos Básicos; Natureza do Conhecimento Científico; Verdade e Relativismo Epistemológico; Ciência e Ideologia; Concepções de Progresso Científico
2. Empirismo / Positivismo vs. Realismo Crítico
3. Realismo vs. Instrumentalismo
4. Realismo vs. Retórica
SEGUNDA PARTE: PANORÂMICA DO PENSAMENTO ECONÓMICO
1. Introdução: Continuidade e Ruptura na História do Pensamento Económico
2. O Pensamento Económico Pré-Clássico
3. Adam Smith: A ‘Teoria dos Sentimentos Morais’ e a ‘Riqueza das Nações’
4. O Pensamento Clássico: Os Postulados de Senior; O Sistema de Ricardo; Malthus e a Teoria da População; A Lei de Say
5. Marx
6. A Revolução Marginalista, a Síntese Marshalliana e a Evolução do Pensamento Neoclássico
7. A Methodenstreit: Menger vs. Schmoller
8. A Escola Austríaca: De Menger a Mises e Hayek
9. Schumpeter e o Evolucionismo Moderno
10. A Revolução Keynesiana e a Economia Post-Keynesiana.
Bibliografia Principal
Backhouse, R.E., 2002, The Penguin History of Economics, Penguin Books.
Caldwell, B.J., (1982) 1994, Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, Routledge: London and New York, Capítulo 8.
Lawson, T., 1997, Economics and Reality, Routledge: London and New York, Capítulos 1 a 6.
Mäki, U., 1995, "Diagnosing McCloskey", Journal of Economic Literature, XXXIII, pp. 1300-1318.
Schumpeter, J.A., (1954) 1994, History of Economic Analysis, Routledge: London and New York.
Bibliografia Complementar
Blaug, M., 1997, Economic Theory in Retrospect, Cambridge: Cambridge University Press, pp.65-171.
Friedman, M., 1953, "The Methodology of Positive Economics" in Essays in Positive Economics, Chicago: University of Chicago Press, pp. 3-43.
Hayek, F.A., 1945, "The Use of Knowledge in Society", American Economic Review, XXXV, pp.519-530.
Hayek, F.A., 1975, "The Pretence of Knowledge", Nobel Memorial Lecture.
Hayek, F.A., 1978, "Competition as a Discovery Procedure" in New Studies in Philosophy, Politics, Economics and the History of Ideas, Chicago: University of Chicago Press, pp.179-190.
Heilbroner, R., 1986, The essential Adam Smith, W.W. Norton & Company: New York and London, pp.1-11, 13-20, 57-63, 149-157.
Hicks, J.R., 1937, "Mr. Keynes and the 'Classics': a Suggested Interpretation" in John Maynard Keynes: Critical Assessments, ed. J. C. Wood, London: Routledge, 1993, Vol.2, pp.162-172.
Keynes, J.M., 1936, The General Theory of Employment, Interest and Money, capítulo 12, in The Collected Writings of John Maynard Keynes, London: MacMillan, 1971, Vol. 7.
Marx, K., 1859, Contribuição para a crítica da economia política, (prefácio), Lisboa: Estampa, 1974.
Mises, L. von, 1920, "Economic Calculation in the Socialist Commonwealth", translated in F.A. Hayek (ed.), 1935, Collectivist Economic Planning, London: Routledge & Sons Ltd.
Say, J.B., 1966, Traité d'économie politique, Osnabruck: Otto Zeller, capítulo 15 (Des débouchés)
Schumpeter, J.A., 1934, The Theory of Economic Development: An Inquiry into Profits, Credit, Capital, Interest, and the Business Cycle, Cambridge, MA: Harvard University Press, Capítulos 1 e 2.
Schumpeter, J.A., 1942, Capitalism, Socialism and Democracy, London: Allen & Unwin, Primeira Parte e Segunda Parte.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Procura-se fomentar a participação dos alunos na discussão sobre a relevância dos diversos contributos teóricos e metodológicos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final