Investigação Operacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Empresariais |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
A disciplina de Investigação Operacional (LEC305) tem os seguintes objectivos:
1. Familiarizar os estudantes com o método de resolução de problemas utilizado pela Investigação Operacional.
2. Apresentar as principais técnicas da Investigação Operacional utilizadas para resolver problemas no domínio da Gestão.
3. Utilizar software na resolução de alguns problemas.
Programa
1. Introdução
1.1. Objectivo da Investigação Operacional
1.2. Método da Investigação Operacional
1.3. O Caso do Rio Negro
2. Programação Linear
2.1. Introdução
2.2. Definição do modelo geral de PL
2.3. Construção de Modelos de PL
2.4. Métodos de Resolução
2.5. Dualidade. Propriedades
2.6. Análise de Pós-Optimização e de Sensibilidade
2.7. Interpretação da Solução do Modelo
3. Programação Linear Inteira
3.1. Introdução
3.2. Condições Expressas Através de Variáveis Binárias
3.3. Construção de Modelos de PLI
3.4. Métodos de Resolução
4. Processos Estocásticos
4.1. Introdução
4.2. Cadeias de Markov em Tempo Discreto
4.3. Cadeias de Markov em Tempo Contínuo
5. Filas de Espera
5.1. Introdução
5.2. Estrutura e Conceitos de Sistemas de Filas de Espera
5.3. Modelização de Sistemas de Filas de Espera
5.4. Modelos Baseados em Processos de Nascimento e Morte
6. Planeamento e Gestão de Projectos
6.1. Introdução
6.2. Técnicas Baseadas em Redes
6.3. A Programação das Actividades
6.4. A Utilização dos Recursos
Para um bom acompanhamento das matérias são necessários conhecimentos de Álgebra Linear para o ponto 2, de Probabilidades para o ponto 4 e das distribuições de probabilidade exponencial e de Poisson para o ponto 5 do programa.
Bibliografia Principal
A bilbiografia principal é a seguinte:
Livro 1 - "Investigação Operacional", de L. Valadares Tavares, R. Carvalho Oliveira, I. Hall Themido e F. Nunes Correia, Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda., 1996, em particular os capítulos 1, 3 e 6.
Livro 2 - "Operations Research: Applications and Algorithms", de W. Winston, Duxbury Press, 2003, em particular os capítulos 3, 5 e 6.
Texto 1 – Problemas de Investigação Operacional
Texto 2 – Interpretação da Solução de um Modelo de PL
Texto 3 – Programação Linear Inteira
Texto 4 – Processos Estocásticos
A bilbiografia principal para os diferentes pontos do programa é a seguinte:
1. Introdução - Capítulo 1 do Livro 1
2. Programação Linear - Capítulos 3, 5 e 6 do Livro 2 e Texto 2
3. Programação Linear Inteira - Texto 3
4. Processos Estocásticos - Texto 4
5. Filas de Espera - Capítulo 6 do Livro 1
6. Planeamento e Gestão de Projectos - Capítulo 3 do Livro 1
Os materiais utilizados nas aulas e os textos de apoio estão disponíveis ou serão disponibilizados em 'Documentos'.
Bibliografia Complementar
1. "Investigação Operacional", de R. Bronson e G. Naadimuthu, Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda., 2001.
2. "Introduction to Operations Research", de F. S. Hillier e G. J. Lieberman, McGraw-Hill International Editions, 2004.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas é apresentada a matéria e são resolvidos exercícios de aplicação.
Software
Será utilizado o MS Excel para resolver quer modelos de Programação Linear (PL) quer outros modelos de IO.
Em 'Documentos' está disponível material para aprender e praticar a construção e resolução de modelos de PL com o Excel.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
O regime de avaliação distribuída pressupõe o cumprimento da assiduidade, não podendo os alunos faltar a mais de 9 aulas (correspondentes a cerca de 25% das aulas). O controle de presenças começará a ser efectuado no dia 13 de Setembro.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. No regime de avaliação distribuída com exame final as ponderações a utilizar no cálculo da classificação final são as seguintes: cada mini-teste - 15%; trabalho prático - 10%; exame final - 60%.
2. Na avaliação por exame, a classificação final corresponde à classificação obtida no exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Conforme as normas em vigor na FEP.
Melhoria de classificação
Conforme o artigo 11º do Regulamento. A melhoria de classificação só pode ser feita por exame final.