Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LEC104

Introdução às Ciências Sociais I

Código: LEC104     Sigla: ICS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 313 Plano Oficial a partir de 2004 1 2 -

Objetivos

O objectivo central da disciplina é fornecer aos alunos um quadro estrutural de conhecimentos que permita interpretar criticamente as principais dinâmicas de transformação das sociedades contemporâneas, familiarizando os alunos com conceitos e teorias provenientes das diversas ciências sociais, designadamente a economia, a sociologia e a psicologia social.

Programa

Estrutura e transformações das sociedades contemporâneas
1. Processos societais e instituições
1.1. Globalização e desenvolvimento
1.2. Migrações, urbanização, terciarização
1.3. Divisão do trabalho, empresa e sistema de emprego
1.4. Família e escola
2. Desigualdades, identidades e valores
2.1. Classes, mobilidade social e acção colectiva
2.2. Género e etnicidade
2.3. Exlusão social e pobreza
2.4. Valores e representações
2.5. Comportamentos desviantes

Bibliografia Principal

AAVV, "Respostas nacionais para que a globalização favoreça o desenvolvimento humamo, in PNUD. Relatório do Desenvolvimento Human, 1999, cap. IV
Boyer, Robert, "Les capitalismes à la croisée des chemins", in Cabin, Philippe (ed), L'Économie repensée, Auxerre, Sciences Humaines, Edit, 2000: 139-152
Castells, Manuel, "A economia global: génese, estrutura e dinâmica", in Idem, The rise of network society, Blackwell Publishers, Vol. 1 (trad. equipa docente)
Idem, "Uma polarização social inédita" (entrevista por René Lefort), in Economia Pura, 1999
Chevalier, Jacques, "O Estado mantém-se presente na economia, mas sob a forma de um «estratega» e já não como «piloto»", in Cordelier, Serge (dir.), O Novo Esatdo do Mundo, Porto, Campo das Letras, 2001
Stiglitz, Joseph E., "A promessa das instituições internacionais", in Idem, Globalização. A grande desilusão, Lisboa, Terramar, 2002, cap. I
Warnier, Jean-Pierre, "Um aumento de criações culturais", Lisboa, Editorial Notícias, 2000
Idem, "Conclusões - questões de democracia", in A Mundialização da Cultura, Lisboa, Editorial Notícias, 2000
Waters, Malcom, "Poderes terrenos. A globalização política", in Idem, Globalização, Oeiras, Celta, 1999, cap. V

Bibliografia Complementar

Textos distribuídos nas aulas, designadamente informação estatística adequada à crítica e à verificação empírica dos conteúdos teóricos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dentro do quadro teórico da aprendizagem significativa, tenta-se proporcionar a combinação de aprendizagens teóricas com aprendizagens de investimento na análise de problemas concretos e diversificados. Nessa linha, sem pôr de lado vantagens da aula expositiva, procura-se mobilizar a reflexão conjunta dos alunos no sentido de ultrapassar as práticas de mera memorização e repetição sem imaginação.
Como horizonte dos métodos de ensino no campo das ciências sociais privilegia-se a formação de uma matriz de capacidades de leitura teórica transferíveis para outras disciplinas e para o estudo de problemas concretos.

Tipo de avaliação

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 07:59:26 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2