Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O ensino como arte narrativa
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

O ensino como arte narrativa

Título
O ensino como arte narrativa
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2019
Autores
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Devemos ao psicólogo Jerome Bruner a distinção entre cognição paradigmática e cognição narrativa, duas formas que os seres humanos usam para entender o mundo e atribuir significado à sua existência. A cognição paradigmática recorre a conceptualizações ou a categorizações que se organizam tendo em vista atingir um ideal de descrição e explicação da natureza lógico-formal. Ela centra-se em modelos que isolam as causas gerais dos fenómenos e procura identificar procedimentos suscetíveis de corroborar ou infirmar hipóteses empiricamente testáveis alicerçadas em processos lógico-dedutivos. Na cognição narrativa, por seu turno, a realidade é compreendida através de histórias. Através de um enredo presente na narrativa a ação de um ou mais personagens estrutura-se no espaço e no tempo e confere significado à existência. A utilização de narrativas suscetíveis de funcionarem como elementos catalisadores da aprendizagem tem vindo a configurar um campo particularmente interessante ao nível da educação designado por ensino narrativo. Neste artigo descrever-se-ão os princípios genéricos suscetíveis de estruturar uma abordagem narrativa ao nível do ensino, como o espaço de aula pode tornar-se um local de partilha de narrativas e de co(construção) de significados e os resultados de investigações que evidenciam a sua eficácia ao nível da aprendizagem de conteúdos e do desenvolvimento de competências pelos estudantes.
Abstract (EN): We owe the psychologist Jerome Bruner the distinction between paradigmatic cognition and narrative cognition, two forms humans use to understand the world and to give meaning to their existence. Paradigmatic cognition resorts to conceptualizations or categorizations that are organized so as to achieve an ideal of description and explanation of logical-formal nature. It focuses on models that isolate the general causes of phenomena and seeks to identify procedures that can corroborate or reject empirically testable hypotheses based on logicaldeductive processes. In narrative cognition, reality is understood through good stories. Through a plot in the narrative, the action of one or more characters is structured in space and time and gives meaning to existence. The use of narratives that can be used as catalysts for learning has been a particularly interesting field in education called narrative teaching. In this article, I will describe the generic principles that can be used to structure a narrative approach at the level of teaching, and how the classroom can become a place to share narratives and to co-build meanings. I will also present the results of research and studies that show their effectiveness in terms of content learning and the development of competences in the students.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
texto I_1 - Paulo Santos revisto DOI 72.75 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Relatório Técnico
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Enquadramento teórico, institucional e estatístico dos cuidados sociais a idosos em módulo de questões para cuidados aos idosos em Portugal (2013)
Relatório Técnico
Lopes, Alexandra ; Fonseca, António ; Martin, José Ignácio ; Dias, Isabel ; São José, José Manuel ; Santos, Paulo Jorge ; Ferreira, Pedro Moura ; Lemos, Rute ; Pereira, Sandra

Ver todas (107)

Do mesmo livro

Como se "vestia" o Vinho do Porto (séculos XVI e XVIII) (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Cardoso, António Barros
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 13:37:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2