Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Teaching (History) in the 21st Century: new competencies with identical contents = Ensinar (História) no século XXI : novas competências com conteúdos idênticos

Publicações

Teaching (History) in the 21st Century: new competencies with identical contents = Ensinar (História) no século XXI : novas competências com conteúdos idênticos

Título
Teaching (History) in the 21st Century: new competencies with identical contents = Ensinar (História) no século XXI : novas competências com conteúdos idênticos
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2022
Autores
Moreira, Ana Isabel
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Alves, Luís Alberto Marques
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Duarte, Pedro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Nº de Série Art.: e42928 Vol. 48 1
Páginas: 1-16
ISSN: 0101-4064
Indexação
Publicação em ISI Web of Science ISI Web of Science
Publicação em Scopus Scopus
DOAJ
EBSCO
CAPES - Portal de Periódicos
Redalyc
Dialnet
CLASE
Latindex
Outras Informações
Resumo (PT): O pensamento contemporâneo sobre Educação tem de ir além do já conhecido e alimentar-se de uma visão utópica. Independentemente dos conteúdos, é sobretudo na prática pedagógica que teremos de mudar: ouvindo mais e falando menos; acolhendo perspetivas novas e leituras diferentes de autores conhecidos; preparando os nossos interlocutores (alunos) para encararem com otimismo o imprevisto e a incerteza. Nos ensinos básico e secundário, esta circunstância assume contornos de um pensamento histórico e de uma consciência histórica progressivamente mais sofisticados e, por isso, coincidentes com uma leitura do mundo desejavelmente mais complexa e humanista. No ensino superior, a perceção da relevância dessa postura de mudança faz-se junto dos futuros docentes. Com base nestas potencialidades e desafios, pretendemos discutir caminhos possíveis para, hoje, se equacionar um ensino da História que nos permita desenhar novos futuros ou outras competências
Abstract (EN): : Contemporary thinking in Education must go beyond what is already known and feed on a utopian vision. Regardless of the contents, the change needs to happen, within the pedagogical practice above anything else: listening more and talking less; embracing new perspectives and different readings from well-known authors; preparing our interlocutors (students) to face the unforeseen and the uncertainty with optimism. In Basic and Secondary Education, this circumstance assumes the characteristics of a historical thinking and a historical consciousness progressively more sophisticated and, therefore, coincident with a reading of the world desirably more complex and humanistic. In Higher Education, it is crucial that future teachers perceive the relevance of that attitude of change. Based on these contemporary educational potentialities and challenges, we intend to discuss possible paths to consider, today, a teaching of History that allows us to design new futures or other competencies.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
42928-Texto do artigo-194884-1-10-20221024 475.91 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 12:31:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias