Resumo (PT):
O pensamento contemporâneo sobre Educação tem de ir além do
já conhecido e alimentar-se de uma visão utópica. Independentemente dos
conteúdos, é sobretudo na prática pedagógica que teremos de mudar: ouvindo
mais e falando menos; acolhendo perspetivas novas e leituras diferentes de autores conhecidos; preparando os nossos interlocutores (alunos) para encararem
com otimismo o imprevisto e a incerteza. Nos ensinos básico e secundário, esta
circunstância assume contornos de um pensamento histórico e de uma consciência histórica progressivamente mais sofisticados e, por isso, coincidentes com
uma leitura do mundo desejavelmente mais complexa e humanista. No ensino
superior, a perceção da relevância dessa postura de mudança faz-se junto dos
futuros docentes. Com base nestas potencialidades e desafios, pretendemos
discutir caminhos possíveis para, hoje, se equacionar um ensino da História que
nos permita desenhar novos futuros ou outras competências
Abstract (EN):
: Contemporary thinking in Education must go beyond what is already
known and feed on a utopian vision. Regardless of the contents, the change needs
to happen, within the pedagogical practice above anything else: listening more and
talking less; embracing new perspectives and different readings from well-known
authors; preparing our interlocutors (students) to face the unforeseen and the
uncertainty with optimism. In Basic and Secondary Education, this circumstance
assumes the characteristics of a historical thinking and a historical consciousness
progressively more sophisticated and, therefore, coincident with a reading of the
world desirably more complex and humanistic. In Higher Education, it is crucial
that future teachers perceive the relevance of that attitude of change. Based
on these contemporary educational potentialities and challenges, we intend to
discuss possible paths to consider, today, a teaching of History that allows us to
design new futures or other competencies.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific