Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual (LEDEM)
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Opções

Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual

O Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual (LEDEM), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, dedica-se, desde 1986, ao exame pericial de documentos e escrita manual. O LEDEM tem como missão a elaboração de relatórios periciais, no âmbito da escrita manual e documentos, com isenção, rigor técnico, diligência e celeridade com o objetivo de contribuir para a justiça portuguesa.

Serviços prestados

No âmbito das perícias de documentos e escrita manual, que podem ser requeridas ao LEDEM, efetuam-se os seguintes tipos de exames:
  • Veracidade de escrita de assinaturas e de textos;
  • Autoria de escrita de assinaturas e de textos;
  • Análise de tintas, rasuras e outras alterações em documentos, através de métodos não destrutivos;
  • Análise de escritas dactilografadas e impressas, através de métodos não destrutivos.
  • Atualmente o LEDEM também disponibiliza exames de veracidade e autoria em Assinaturas Capturadas Digitalmente (DCS).

Metodologia de trabalho

As perícias efetuadas no LEDEM são colegiais e seguem a metodologia internacionalmente utilizada neste tipo de exames. O LEDEM integra desde 2013, a ENFHEX (European Network of Forensic Handwriting Experts), grupo de trabalho da European Network of Forensic Sciences Institutes, tendo um dos seus colaboradores sido eleito como membro do Steering Committee desta organização em 2019, cargo esse que desempenha até hoje.
O LEDEM tem ao seu dispor equipamento especializado para a realização deste tipo de exames, designadamente, microscópios estereoscópicos, microscópio com luz coaxial e filtro de polarização, equipamento para deteção de marcas de escrita (ESDA), equipamento vídeo-espectral (Projectina Docucenter Expert), equipamento fotográfico e programas de tratamento de imagens com filtros forenses acoplados, bem como uma variedade de mesas digitalizadoras e vários softwares de análise e captura de assinaturas recolhidas por meios digitais.

Grupo de trabalho

O LEDEM conta com peritos com formação especializada na área das Ciências Forenses, estágios nos principais laboratórios internacionais de Polícia Científica, participação em Congressos e Workshops da especialidade e que integram vários projetos internacionais.

Formação

O LEDEM organiza regularmente acções de formação dirigidas a Advogados, Juízes e Oficiais de Justiça.
A formação online “Procedimentos a adotar em exames periciais de documentos e escrita manual”, realizada em colaboração com a Direção-Geral da Administração da Justiça, do Ministério da Justiça, está disponível na Plataforma Campus Virtual da Justiça, bem como instruções para colheita de autógrafos e respetivo material de apoio.
Encontra-se também disponível a formação “Procedimentos a adotar em exames periciais de documentos e escrita manual”, realizada em colaboração com a Ordem dos Advogados que pode ser consultada aqui.

Informações para solicitar perícia / Material de apoio

A solicitação dos exames periciais pode ser efetuada por Tribunais e por particulares.

A documentação para consulta e download pode ser obtida aqui

Para qualquer esclarecimento contacte ledem@fc.up.pt

Contactos

Email ledem@fc.up.pt
Telefone (+351) 220 402 826/766/764/813
Fax (+351) 220 402 709
Morada Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Rua Campo Alegre, nº 817
Código Postal 4169-007
Localidade Porto


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-03-29 I  Página gerada em: 2024-02-28 às 09:53:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias