Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Apoio ao Estudante
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Apoio ao Estudante

A integração dos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é uma preocupação constante, pelo que, procuramos criar todas as condições para que o processo de integração dos nossos estudantes seja alcançado com sucesso. Neste âmbito, o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) exerce funções em três áreas específicas:
  • Apoio a estudantes com necessidades educativas especiais;
  • Apoio médico e psicológico.

Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

Nesta área o gabinete presta informações e esclarecimentos sobre os procedimentos a seguir para a obtenção do estatuto de Estudante com Necessidades Especiais. Para além disso, faz o acompanhamento de todos os estudantes com Necessidades Especiais ao longo do seu percurso na FCUP. Deste modo e segundo o regulamentado, um estudante é considerado “Estudante com Necessidades Especiais” quando sentem dificuldades no processo de aprendizagem e participação no contexto académico, decorrentes da interação dinâmica entre fatores ambientais (físicos, sociais e atitudinais) e/ou limitações nos domínios da audição, da visão, motor, da saúde física e outros, desde que devidamente atestados por especialistas dos domínios em causa.
    I - Procedimentos a seguir para a obtenção do estatuto “Estudante com Necessidades Especiais”:
    • No ato da matrícula o estudante deve dirigir-se ao GAE solicitar atribuição do estatuto.
    • O pedido poderá ser efetuado noutro período se as necessidades específicas só forem detetadas posteriormente, ou resultarem de ocorrências posteriores ao início do ano escolar.
    • O requerimento referido deve ser acompanhado do programa educativo individual do nível de ensino anterior (sempre que possível) e de relatório(s) ou parecer(es) comprovativo(s), emitido(s) por especialistas (médicos, psicólogos, terapeutas da fala, ou outros indicados para cada caso específico) devendo ainda ser declarados todos os apoios já prestados por outras instituições públicas ou privadas com o mesmo fim.

      Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais(EENEE)

      O(s) relatório(s) ou parecer(es) referidos no ponto anterior devem explicitar o tipo de incapacidade e respetiva gravidade, bem como as suas implicações no trabalho a desenvolver pelo estudante durante a frequência universitária.

      Sempre que se considere necessário, podem ser solicitados outros documentos de modo a completar o processo individual de cada estudante.

      No caso dos estudantes com NEE permanentes, o procedimento referido anteriormente deve ser efetuado apenas uma vez, sendo efetuado anualmente se as NEE forem temporárias.


    II - O estatuto de “Estudante com Necessidades Especiais” possibilita o seguinte:
      Frequência/apoio pedagógico
      • O estudante com NEE tem direito a um conjunto de apoios especializados e de adequações do processo de ensino/aprendizagem que se ajuste às suas necessidades;
      • As medidas específicas para cada estudante com NEE são propostas no parecer técnico;
      • Os estudantes com NEE usufruem da possibilidade de mudança de curso sempre que se verifiquem desajustamentos entre o quadro de exigências do curso frequentado e o tipo de acompanhamento prestado, tendo em conta as vagas previstas para este efeito.

      Regime de avaliação
      • É conferido aos estudantes com NEE a possibilidade de serem avaliados sob formas ou condições adequadas à sua situação, sendo as mesmas apresentadas no parecer técnico.

Apoio Médico e Psicológico

Este é um serviço fornecido, gratuitamente, ao nível da Universidade do Porto, pelos Serviços de Ação Social da UP, a todos os seus estudantes de 1º e 2º ciclos e mestrados integrados. Neste âmbito, o gabinete faz o encaminhamento para o referido serviço e, quando é necessário, efetua diretamente as marcações das consultas.

Contactos

Susana Fragoso
Gabinete de Apoio ao Estudante - FCUP
Rua do Campo Alegre, Edifício FC5, Sala 0.6 - 4169-007 PORTO
Tel.:+351 220 402 085 | Email: apoio.aluno@fc.up.pt

Horário de atendimento: 10h-12h/14h-16h (encerrado às 3as e 6as de tarde)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-07-25 I  Página gerada em: 2022-08-19 às 00:21:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias