Competências Transversais- Gestão de Carreira e Marketing Pessoal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Desenvolvimento pessoal |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 10-02-2025 a 11-04-2025) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- contribuir para uma formação pessoal e profissional mais adequada às exigências do mercado de trabalho
- promover o autoconhecimento e análise cítica e construtiva relativamente às suas competências de empregabilidade com vista a transformarem-se em sujeitos ativos na construção dos seus projetos/trajetos pessoais e profissionais sustentáveis e promoverem atitudes pró-ativas face ao mercado de trabalho e à formação qualificante;
- sensibilizar os participantes para a importância do networking e das atitudes empreendedoras nos seus projetos pessoais e profissionais;
- fomentar as capacidades de planeamento estratégico e gestão de carreira (emprego por conta de outro e/ou por conta própria);
- sensibilizar os participantes para os princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social
- promover competências para elaborar, através de um processo de análise e reflexão individual, um processo de candidatura a uma oferta e instrumentos de marketing pessoal e mensagem de posicionamento que espelhe a singularidade do participante e que considere as especificidades do setor, instituição e função à qual se pretende candidatar;
- promover a experimentação dos processos de seleção atuais e emergentes (técnicas para estar nas entrevistas; e dinâmicas de grupo; vídeo-entrevistas)
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade de formação prepara os formandos para a análise cítica e construtiva das suas competências, promovendo uma conduta ativa na construção de uma carreira através de projetos pessoais e profissionais sustentáveis.
O formando é polarizado em pró-atividade na sua interação com o mercado de trabalho e na busca de formação qualificante;
A formação reforça a importância do networking no desenvolvimento de carreira;
São apreendidos princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social relevantes em processos de seleção profissional.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
MÓDULO I (horas totais: 6h)
CARREIRA SUSTENTÁVEL
ESTUDO DE MERCADO
- A conceptualização de carreira, a construção de carreiras sustentáveis e empregabilidade ao longo da vida
- As transformações do mercado de trabalho e as tendências emergentes nos diferentes contextos de trabalho, sectores de atividade e áreas funcionais;
- Análise do mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções.
- As competências valorizadas pelos empregadores.
- Os principais objetivos e momentos do processo de seleção e recrutamento.
MÓDULO II (horas totais: 8h)
ANÁLISE GLOBAL
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE POTENCIALIDADES
- Reflexão e representação das experiências pessoais, sociais, profissionais, académicas e a construção de significados dessas mesmas experiências;
- Autoconhecimento: exercícios de balanço de competências, identificação de competências transferíveis; interesses; valores; mapeamento de experiências e dimensões relevantes para a definição de metas de vida/objetivos académicos e profissionais; definição e reconhecimento da proposta de valor (recurso a metodologias como a análise SWOT e objetivos SMART, mensagens de posicionamento)
- Importância da construção da marca pessoal/profissional (estratégias, recursos, ferramentas e planeamento)
- Contextualização ética.
MÓDULO III (horas totais: 6h)
PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL
- Definição de objetivos futuros (pessoais e profissionais) e seu planeamento;
- Desenho de um plano de ação individual e sua monitorização ao longo da vida.
MÓDULO IV (horas totais: 10,5h)
PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
- Instrumentos de marketing pessoal: os modelos de CV; criação de CV e carta de motivação e de apresentação adaptados aos contextos, setores e objetivos profissionais/académicos; a mensagem de posicionamento (pitch); a construção e gestão de redes e pegada digital, como LinkedIn e redes de carácter mais científico;
- A construção e gestão de networking e redes profissionais promotoras do seu desenvolvimento
MÓDULO V (horas totais: 10h)
GESTÃO DE IMAGEM PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL
PREPARAÇÃO PARA PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
- Sensibilização para gestão de imagem pessoal, profissional e social (princípios orientadores e boas práticas)
- Preparação de candidaturas e abordagem às entidades empregadoras;
- Provas de seleção / avaliação psicológica;
- Preparação para a entrevista (tipos de entrevista): antes, durante e após; simulação de entrevistas.
Bibliografia Obrigatória
Queirós, A.M. & Faria, L. ; Gestão Pessoal de Carreira: Guia Teórico-prático., Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2021
Bibliografia Complementar
Bolles, R. ; What color is your parachute? A Practical Manual for Job-Hunters and Career-Changers, Random House USA, 2020
Cottrell, S.; Skills for Success: Personal Development and Employability, Palgrave Macmillan, 2010 (ISBN: 9781137426529)
Jackson, D. ; Re-conceptualising graduate employability: the importance of pre-professional identity, Higher Education Research & Development, 35:5, 925-939, 2016 (DOI: 10.1080/07294360.2016.1139551)
B. & Evans, D. (2017). ; Designing Your Life. Build the Perfect Career, Step by Step., 2017
Queirós, A.M. & Faria, L. ; Gestão Pessoal de Carreira: Guia Teórico-prático., Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2021
Rego, A.;Cunha, M. P.;Gomes, J.F. S. ; Cunha, R. C.; Cabral-Cardoso, C.; Marques, C.A. (2015). , ; Manual de gestão de pessoas e do capital humano, Edições Sílabo, Lda.
Savickas, Mark & Nota, Laura & Rossier, Jérôme & Dauwalder, Jean-Pierre & Duarte, Maria & Guichard, Jean & Soresi, Salvatore & Esbroeck, Raoul & van Vianen, Annelies. ; Life designing: A paradigm for career construction in the 21st century., Journal of Vocational Behavior. 75. 239-250. DOI: 10.1016/j.jvb.2009.04.004. , 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões decorrerão em formato presencial e b-learning através de tempos teórico-práticos, com a exposição lógica e sequencial do tema, de modo a preparar os participantes na construção, melhoria e otimização da sua marca pessoal e plano de ação individual para a carreira. Serão disponibilizados recursos complementares, via moodle.
Metodologia:
- Momentos centrados no participante e que visam o auto-conhecimento (autoavaliação/autodiagnóstico);
- Exercícios/ferramentas de gestão de carreira e exemplos concretos (debate e troca de experiências, procurando refletir sobre o(s) instrumento(s));
- Atividades individuais; dinâmicas de grupos; peer-review (discussão e avaliação entre pares);
- Recurso a role playing (simulações em grupo ou individuais que possibilitem praticar e avaliar as competências a desenvolver;
- Exercícios práticos e de brainstorming e apresentação dos instrumentos criados;
Auto-registos on-line após cada sessão (via moodle) sobre o impacto das sessões.
Os exercícios do módulo I e módulo III estarão abertos para serem otimizados ao longo da semana.
Os exercícios do módulo II e IV terão que ser realizados até ao final do módulo para os participantes passarem para o módulo V (módulo de experimentação)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
27,00 |
Frequência das aulas |
13,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Os momentos de contacto presenciais e síncronos estão sujeitos à verificação da assiduidade.
Obterão frequência de participação os estudantes que participarem em mais de 80% dos momentos de contacto previstos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação sumativa definida de acordo com os resultados das seguintes componentes:
- F[0-100]: assiduidade, sendo 100 se #aulas >= 80% aulas previstas
- PAA [0-100]: 30% referentes à classificação obtida na avaliação presencial, síncrona e assíncrona no final de cada um dos módulos
- ACA [0-100]: 20% referentes à classificação média obtida com a entrega dos trabalhos dos módulos I, II e III, com submissão de evidência de realização e preenchimento das ferramentas
- DB [0-100]: realização de um diário de bodo, com reflexões realizadas na formação.
Cálculo da nota final:
NF=10% F + 20% PAA + 40% ACA + 30% DB
Observações
Esta unidade de Formação conta com a colaboração do Gabinete de Talento e Carreira da Reitoria da Universidade do Porto.