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Competências Transversais- Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

Código: CT:GCMP     Sigla: CT:GCMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Desenvolvimento pessoal

Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 10-02-2025 a 11-04-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Competências Transversais - Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CT:GCMP 28 PE_Competências Transversais- Gestão de Carreira e Marketing Pessoal 1 - 1,5 13,5 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Susana Santana Carmelo Rosa Regente
Fernanda Maria Barros Correia Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,04
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,038
Fernanda Maria Barros Correia 1,038
Carla Susana Santana Carmelo Rosa 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. contribuir para uma formação pessoal e profissional mais adequada às exigências do mercado de trabalho

  2. promover o autoconhecimento e análise cítica e construtiva relativamente às suas competências de empregabilidade com vista a transformarem-se em sujeitos ativos na construção dos seus projetos/trajetos pessoais e profissionais sustentáveis e promoverem atitudes pró-ativas face ao mercado de trabalho e à formação qualificante;

  3. sensibilizar os participantes para a importância do networking e das atitudes empreendedoras nos seus projetos pessoais e profissionais;

  4. fomentar as capacidades de planeamento estratégico e gestão de carreira (emprego por conta de outro e/ou por conta própria);

  5. sensibilizar os participantes para os princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social

  6. promover competências para elaborar, através de um processo de análise e reflexão individual, um processo de candidatura a uma oferta e instrumentos de marketing pessoal e mensagem de posicionamento que espelhe a singularidade do participante e que considere as especificidades do setor, instituição e função à qual se pretende candidatar;

  7. promover a experimentação dos processos de seleção atuais e emergentes (técnicas para estar nas entrevistas; e dinâmicas de grupo; vídeo-entrevistas)

Resultados de aprendizagem e competências

 A unidade de formação prepara os formandos para a análise cítica e construtiva das suas competências, promovendo uma conduta ativa na construção de uma carreira através de projetos pessoais e profissionais sustentáveis.

O formando é polarizado em pró-atividade na sua interação com o mercado de trabalho e na busca de formação qualificante;

A formação reforça a importância do networking no desenvolvimento de carreira;

São apreendidos princípios estratégicos da gestão de imagem pessoal, profissional e social relevantes em processos de seleção profissional.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

MÓDULO I (horas totais: 6h)

CARREIRA SUSTENTÁVEL
ESTUDO DE MERCADO

  1. A conceptualização de carreira, a construção de carreiras sustentáveis e empregabilidade ao longo da vida
  2. As transformações do mercado de trabalho e as tendências emergentes nos diferentes contextos de trabalho, sectores de atividade e áreas funcionais;
  3. Análise do mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções.
  4. As competências valorizadas pelos empregadores.
  5. Os principais objetivos e momentos do processo de seleção e recrutamento.

MÓDULO II (horas totais: 8h)

ANÁLISE GLOBAL
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE POTENCIALIDADES

  1. Reflexão e representação das experiências pessoais, sociais, profissionais, académicas e a construção de significados dessas mesmas experiências;
  2. Autoconhecimento: exercícios de balanço de competências, identificação de competências transferíveis; interesses; valores; mapeamento de experiências e dimensões relevantes para a definição de metas de vida/objetivos académicos e profissionais; definição e reconhecimento da proposta de valor (recurso a metodologias como a análise SWOT e objetivos SMART, mensagens de posicionamento)
  3. Importância da construção da marca pessoal/profissional (estratégias, recursos, ferramentas e planeamento)
  4. Contextualização ética.

MÓDULO III (horas totais: 6h)

PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL

  1. Definição de objetivos futuros (pessoais e profissionais) e seu planeamento;
  2. Desenho de um plano de ação individual e sua monitorização ao longo da vida. 

MÓDULO IV (horas totais: 10,5h)

PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

  1. Instrumentos de marketing pessoal: os modelos de CV; criação de CV e carta de motivação e de apresentação adaptados aos contextos, setores e objetivos profissionais/académicos; a mensagem de posicionamento (pitch); a construção e gestão de redes e pegada digital, como LinkedIn e redes de carácter mais científico;
  2. A construção e gestão de networking e redes profissionais promotoras do seu desenvolvimento

MÓDULO V (horas totais: 10h)

GESTÃO DE IMAGEM PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL
PREPARAÇÃO PARA PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

  1. Sensibilização para gestão de imagem pessoal, profissional e social (princípios orientadores e boas práticas)
  2. Preparação de candidaturas e abordagem às entidades empregadoras;  
  3. Provas de seleção / avaliação psicológica;
  4. Preparação para a entrevista (tipos de entrevista): antes, durante e após; simulação de entrevistas.

Bibliografia Obrigatória

Queirós, A.M. & Faria, L. ; Gestão Pessoal de Carreira: Guia Teórico-prático., Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2021

Bibliografia Complementar

Bolles, R. ; What color is your parachute? A Practical Manual for Job-Hunters and Career-Changers, Random House USA, 2020
Cottrell, S.; Skills for Success: Personal Development and Employability, Palgrave Macmillan, 2010 (ISBN: 9781137426529)
Jackson, D. ; Re-conceptualising graduate employability: the importance of pre-professional identity, Higher Education Research & Development, 35:5, 925-939, 2016 (DOI: 10.1080/07294360.2016.1139551)
B. & Evans, D. (2017). ; Designing Your Life. Build the Perfect Career, Step by Step., 2017
Queirós, A.M. & Faria, L. ; Gestão Pessoal de Carreira: Guia Teórico-prático., Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2021
Rego, A.;Cunha, M. P.;Gomes, J.F. S. ; Cunha, R. C.; Cabral-Cardoso, C.; Marques, C.A. (2015). , ; Manual de gestão de pessoas e do capital humano, Edições Sílabo, Lda.
Savickas, Mark & Nota, Laura & Rossier, Jérôme & Dauwalder, Jean-Pierre & Duarte, Maria & Guichard, Jean & Soresi, Salvatore & Esbroeck, Raoul & van Vianen, Annelies. ; Life designing: A paradigm for career construction in the 21st century., Journal of Vocational Behavior. 75. 239-250. DOI: 10.1016/j.jvb.2009.04.004. , 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões decorrerão em formato presencial e b-learning através de tempos teórico-práticos, com a exposição lógica e sequencial do tema, de modo a preparar os participantes na construção, melhoria e otimização da sua marca pessoal e plano de ação individual para a carreira.  Serão disponibilizados recursos complementares, via moodle.

Metodologia:

  • Momentos centrados no participante e que visam o auto-conhecimento (autoavaliação/autodiagnóstico);
  • Exercícios/ferramentas de gestão de carreira e exemplos concretos (debate e troca de experiências, procurando refletir sobre o(s) instrumento(s));
  • Atividades individuais; dinâmicas de grupos; peer-review (discussão e avaliação entre pares);
  • Recurso a role playing (simulações em grupo ou individuais que possibilitem praticar e avaliar as competências a desenvolver;
  • Exercícios práticos e de brainstorming e apresentação dos instrumentos criados;

Auto-registos on-line após cada sessão (via moodle) sobre o impacto das sessões.

Os exercícios do módulo I e módulo III estarão abertos para serem otimizados ao longo da semana.

Os exercícios do módulo II e IV terão que ser realizados até ao final do módulo para os participantes passarem para o módulo V (módulo de experimentação)  

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 27,00
Frequência das aulas 13,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Os momentos de contacto presenciais e síncronos estão sujeitos à verificação da assiduidade.

Obterão frequência de participação os estudantes que participarem em mais de 80% dos momentos de contacto previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação sumativa definida de acordo com os resultados das seguintes componentes:

  1. F[0-100]: assiduidade, sendo 100 se #aulas >= 80% aulas previstas
  2. PAA [0-100]: 30% referentes à classificação obtida na avaliação presencial, síncrona e assíncrona no final de cada um dos módulos
  3. ACA [0-100]:  20% referentes à classificação média obtida com a entrega dos trabalhos dos módulos I, II e III, com submissão de evidência de realização e preenchimento das ferramentas
  4. DB [0-100]:  realização de um diário de bodo, com reflexões realizadas na formação. 
Cálculo da nota final: 
NF=10% F + 20% PAA + 40% ACA + 30% DB

Observações

Esta unidade de Formação conta com a colaboração do Gabinete de Talento e Carreira da Reitoria da Universidade do Porto.
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