Código: | FIS4052 | Sigla: | FIS4052 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:F | 2 | Plano de Estudos Oficial. | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Vasco David Fonseca Gonçalves | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,231 |
Vasco David Fonseca Gonçalves | 3,231 |
Compreender o conceito de renormalização em física estatística e teoria quântica de campo. Aprender alguns modelos importantes como a teoria escalar quártica, o modelo sigma não-linear e a teoria de Yang-Mills.
Aplicar técnicas de teoria de campo conforme para descrever sistemas críticos (com comprimento de correlação infinito).
Conhecimento dos cursos de complementos de física estatística e teoria quântica de campo são essenciais.
Esta UC aborda tópicos avançados em Teoria Quântica de Campo, partindo da UC que os estudantes já
frequentaram no primeiro ano deste programa de Mestrado. Pretendese desenvolver um conhecimento
detalhado dos métodos de quantificação funcional em teoria de campo, bem como da renormalização. Estes
tópicos permitem adquirir um conhecimento aprofundado da física dos fenómenos críticos e da dinâmica que
governa a física de partículas.
Esta UC aborda tópicos avançados em Teoria Quântica de Campo, partindo da UC que os estudantes já frequentaram no primeiro ano deste programa de Mestrado. Como tal, os estudantes deverão ter familiaridade com conceitos de teoria quântica de campo lecionados na UC do primeiro ano.
I.Quantificação funcional
O integral de caminho em Mecânica Quântica, a quantificação funcional de campos escalar e fermiónico, o método de Fadeev-Popov para teorias com simetria padrão.
II. Renormalização em teoria quântica de campo. Renormalização de Wilson, ponto fixo de Wilson-Fisher, modelo sigma não-linear.
III. Simetria Conforme
O grupo conforme e estrutura das funções de correlação, expansão de produto de operadores.
IV. Conformal Bootstrap
Blocos conformes e equações de bootstrap. Blocos conformes e equações de bootstrap.
Aulas TP: exposição de conceitos e exemplos trabalhados.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final.
Condições de Frequência: Sem requisitos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Como UC avançada, é solicitada a permanente participação dos estudantes ara desenvolver a sua capacidade
de trabalho nesta área. Em particular, os estudantes fazem trabalhos de casa que serão avaliados.
Além dos trabalhos de casa, avaliação contará também com um exame final.