Código: | BIOL/AMB4009 | Sigla: | BIOL/AMB4009 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia/Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ecologia e Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EA | 15 | Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ruth Maria de Oliveira Pereira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
Raquel Henriques Ramalho Ribeiro | 1,23 | ||
Ruth Maria de Oliveira Pereira | 0,923 | ||
Nuno Eduardo Malheiro Magalhães Esteves Formigo | 1,077 |
Proporcionar conhecimentos relativos à natureza da Educação para o Ambiente e Sustentabilidade, sua contextualização histórica, objeto de ação, conceptualização, metodologias de desenvolvimento de projetos e sobre formas e estratégias de comunicação.
No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de:
Discutir com fundamentação adequada os temas abordados nas aulas, relativos às temáticas, metodologias e abordagens mais recentes na Comunicação e Educação para o Ambiente e Sustentabilidade.
Deverão igualmente ser capazes de elaborar projetos na área, recorrendo a metodologias de elaboração de projetos focados na resolução de problemas, incluindo desenvolvimento de atividades práticas de diferente natureza.
O conceito de Educação para a Sustentabilidade e contextualização histórica
Os problemas ambientais à escala global, regional e local.
Desenvolvimento de projetos baseados na resolução de problemas.
O ensino experimental das ciências e a ponte com a educação ambiental. Trabalhos práticos em Educação para o Ambiente e Sustentabilidade: tipos de trabalho prático e sua integração numa aprendizagem baseada na resolução de problemas.
Educação para o Ambiente e Sustentabilidade veiculada por Associações não Governamentais de Ambiente.
Certificação Ambiental e Educação para o Ambiente e Sustentabilidade nas Empresas.
A EA e a compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Pedagogia para a conexão com a Natureza e sua importância na Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Comunicação em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Ética ambiental
Boas práticas em Educação Ambiental.
Exposição dos temas do programa seguindo-se discussão em grupo
Participação ativa em workshops temáticos
Exercícios de role-play
Preparação e apresentação de pequenos exercícios pelos alunos com acompanhamento tutorial.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 55,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Elaboração de projeto | 66,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 168,00 |
Avaliação é contínua da participação nos exercícios em sala de aula, nas discussões de grupo e intervenções nos workshops.
A realização de 2/3 dos exercícios me sala de aula/relatórios é obrigatória
A presença em 2/3 das aulas é condição para obtenção de frequência.
A avaliação da Unidade Curricular é baseada nos seguintes elementos:
AC – avaliação contínua da participação ativa dos estudantes nas discussões de grupo, nos workshops e nos exercícios/relatórios solicitados em sala de aula
P – Projeto de educação em ambiente e sustentabilidade
AP – Apresentação e discussão do projeto
A avaliação final (AF), na escala de 0-20 valores, é determinada com base na seguinte fórmula:
AF = 0,3AC+ 0,55P + 0,15AP
Não há possibilidade de efetuar melhoria da classificação de workshops, exercícios em sala de aula e de discussões em sala de aula.
Os estudantes têm direito época de recurso. A avaliação de recurso é baseada na apresentação oral e discussão de um projecto subordinado a um tema definido para o efeito pelos docentes.
Para a resolução de assuntos relativos à unidade curricular contactar a Prof. Ruth Pereira.
Para consulta de parte da bibliografia aconselhada ou dúvidas relativas à execução do projeto é favor dirigirem-se aos gabinetes dos docentes.
A consulta das avaliações deve ser feita na semana que se segue à publicação dos resultados, em hora a combinar por e-mail. A avaliação dos estudantes estrangeiros poderá ser feita em inglês.
As plataformas de ensino à distância serão usadas sempre que se justifique, quer para aulas quer para avaliação.