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Comunicação e Educação em Ambiente e Sustentabilidade

Código: BIOL/AMB4009     Sigla: BIOL/AMB4009     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia/Ambiente

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ecologia e Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EA 15 Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ruth Maria de Oliveira Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,23
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,23
Raquel Henriques Ramalho Ribeiro 1,23
Ruth Maria de Oliveira Pereira 0,923
Nuno Eduardo Malheiro Magalhães Esteves Formigo 1,077

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português. The evaluation of international students can be done in English.

Objetivos

Proporcionar conhecimentos relativos à natureza da Educação para o Ambiente e Sustentabilidade, sua contextualização histórica, objeto de ação, conceptualização, metodologias de desenvolvimento de projetos e sobre formas e estratégias de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de:

Discutir com fundamentação adequada os temas abordados nas aulas, relativos às temáticas, metodologias e abordagens mais recentes na Comunicação e Educação para o Ambiente e Sustentabilidade.

 

Deverão igualmente ser capazes de elaborar projetos na área, recorrendo a metodologias de elaboração de projetos focados na resolução de problemas, incluindo desenvolvimento de atividades práticas de diferente natureza.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de Ecologia

Programa

O conceito de Educação para a Sustentabilidade e contextualização histórica

 Os problemas ambientais à escala global, regional e local.

 Desenvolvimento de projetos baseados na resolução de problemas.

 O ensino experimental das ciências e a ponte com a educação ambiental. Trabalhos práticos em Educação para o Ambiente e Sustentabilidade: tipos de trabalho prático e sua integração numa aprendizagem baseada na resolução de problemas.

 Educação para o Ambiente e Sustentabilidade veiculada por Associações não Governamentais de Ambiente.

Certificação Ambiental e Educação para o Ambiente e Sustentabilidade nas Empresas.

A EA e a compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Pedagogia para a conexão com a Natureza e sua importância na Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 Comunicação em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

 Ética ambiental

 Boas práticas em Educação Ambiental.

 

Bibliografia Obrigatória

AZEITEIRO, U.M., GONÇALVES, F., PEREIRA, R., PEREIRA, M.J., LEAL FILHO, W., & MORGADO, F., (Eds.); Science and Environmental Education. Towards the integration of Science Education, Experimental Science Activities and Environmental Education , Peter Lang, 2008
GONÇALVES, F., PEREIRA, R., AZEITEIRO, U.M., PEREIRA, M.J., (Eds); Actividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental. Colecção Horizontes Pedagógicos , Piaget, 2007. ISBN: 978-972-771-855-9
AZEITEIRO, U. M. (ed.); Tendências Actuais em Educação Ambiental, Univ. Aberta, 2004
INAMB; Educação Ambiental, textos básicos. , INAMB, 1990
Comissão Nacional da UNESCO; Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), CNUNESCO, 2006
João Guerra, Joaquim Gil Nave, Luísa Schmidt ; Educação Ambiental: Balanço e Perspectivas para uma agenda Mais sustentável , Imprensa de Ciências Sociais , 2010. ISBN: 978-972-671-265-7
Pereira, Ruth, Fernando Gonçalves, Ulisses Azeiteiro (Eds.); Atividades Práticas em Ciências e Educação Ambiental II, Edições Piaget, 2016. ISBN: ISBN 978-989-759-065-8
Teresa Lloro-Bidart, Valerie Banschbach; Animals in Environmental Education: Interdisciplinary Approaches to Curriculum and Pedagogy, Palgrave Macmillan Editor, 2019. ISBN: 978-3-319-98478-0
David E. Pinn (Editor); Environmental Education: Perspectives, Challenges and Opportunities, Nova Science Publishers, New York, 2017. ISBN: 978-1-53611-044-9
Margot-Filipenko Jo Anne Naslund; Problem Based Learning in Teacher Education, Springer International Publishing, 2016. ISBN: 978-3-319-020020
Santos, P.; Ecologia e Ambiente: contribuições da ciência ecológica para a compreensão da crise ambiental. , Educação, sociedade e culturas, nº 21: 73-92., 2004

Bibliografia Complementar

SANTOS, P. Viana, M. Sousa, L., Leite, C., Pinto, M. e R. Matos ; Manual do Professor. Kit de Educação Ambiental., Expo'98 e FAPAS, 1998
Agenda 21, cap 36-PROMOÇÃO DO ENSINO, DA CONSCIENTIZAÇÃO E DO TREINAMENTO
Robert B. Stevenson, Michael Brody, Justin Dillon, Arjen E.J. Wals; International Handbook of Research on Environmental Education, Routledge, 2012. ISBN: 9780415892391
Ken Winograd; Education in Times of Environmental Crises: Teaching Children to Be Agents of Change, Routledge, 2016. ISBN: 9781138944367
Reis, Giuliano, Scott, Jeff (Eds.) ; International Perspectives on the Theory and Practice of Environmental Education: A Reader. ISBN: 978-3-319-67731-6
Richard Louv; Last Child in The Woods: Saving our children from nature deficit disorder, Algonquin Books, 2008. ISBN: 9781848870833
Margaret Robertson; Sustainability Principles and Practice, TAYLOR AMP FRANCIS LTD, 2021. ISBN: 9780367365219

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos temas do programa seguindo-se discussão em grupo

Participação ativa em workshops temáticos

Exercícios de role-play

Preparação e apresentação de pequenos exercícios pelos alunos com acompanhamento tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho prático ou de projeto 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de projeto 66,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 168,00

Obtenção de frequência

Avaliação é contínua da participação nos exercícios em sala de aula, nas discussões de grupo e intervenções nos workshops.

A realização de 2/3 dos exercícios me sala de aula/relatórios é obrigatória

A presença em 2/3 das aulas é condição para obtenção de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da Unidade Curricular é baseada nos seguintes elementos:

 

AC – avaliação contínua da participação ativa dos estudantes nas discussões de grupo, nos workshops e nos exercícios/relatórios solicitados em sala de aula 

P – Projeto de educação em ambiente e sustentabilidade

AP – Apresentação e discussão do projeto

 

A avaliação final (AF), na escala de 0-20 valores, é determinada com base na seguinte fórmula:

 AF = 0,3AC+ 0,55P + 0,15AP

Trabalho de estágio/projeto

Projeto de Educação para o Ambiente e Sustentabilidade

Melhoria de classificação

Não há possibilidade de efetuar melhoria da classificação de workshops, exercícios em sala de aula e de discussões em sala de aula.

Os estudantes têm direito época de recurso. A avaliação de recurso é baseada na apresentação oral e discussão de um projecto subordinado a um tema definido para o efeito pelos docentes.

Observações

Para a resolução de assuntos relativos à unidade curricular contactar a Prof. Ruth Pereira. 

Para consulta de parte da bibliografia aconselhada ou dúvidas relativas à execução do projeto é favor dirigirem-se aos gabinetes dos docentes.

A consulta das avaliações deve ser feita na semana que se segue à publicação dos resultados, em hora a combinar por e-mail. A avaliação dos estudantes estrangeiros poderá ser feita em inglês. 

 As plataformas de ensino à distância serão usadas sempre que se justifique, quer para aulas quer para avaliação.

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