Cursos Especializados em Biodiversidade e Evolução
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Aquisição de conhecimentos actualizados, aptidões e competências avançadas em tópicos nas áreas do ciclo de estudos, relevantes para a planificação, desenvolvimento e análise de dados do trabalho de mestrado.Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolvimento de capacidades de discussão crítica sobre os processos, metodologias e análise de resultados da investigação científica na área da biodiversidade, genética e evolução.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A Faculdade de Ciências de Universidade do Porto e o CIBIO/InBIO laboratório Associado organizam, anualmente, vários cursos especializados em Biodiversidade e Evolução, no CIBIO/InBIO. Estes cursos abordam temas especializados, como Ecologia Populacional Aplicada, Análise multivariada para Ecologia e Evolução, Modelação Ecológica, DNA ambiental, uso de R em Ecologia e Evolução, Arqueogenética, entre outros temas. Os cursos são disponibilizados no website do BIODIV:
http://www.biodiv.pt/seminars-and-advanced-courses
Os estudantes podem também frequentar outros cursos, além dos oferecidos, devendo, no entanto, ter a concordância dos professores responsáveis pela UC. Assim, os estudantes podem escolher um tema que considerem relevante para o seu trabalho, e para o qual ainda não adquiriram o conhecimento e aptidões necessárias.
Bibliografia Obrigatória
n.a; n.a
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dependem dos cursos avançados, mas em geral incluem sessões de exposição teórica (muitas vezes com investigadores convidados), teóricas-práticas com recurso a computador, análises de dados, práticas laboratoriais, bem como leitura e discussão de artigos científicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% das 21 horas previstas dos cursos frequentados
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação de relatório descrevendo o(s) curso(s) frequentado(s), incluindo um resumo crítico dos tópicos mais relevantes para a formação e classificações obtidas.
Melhoria de classificação
Novo relatório.