Código: | BIOL4100 | Sigla: | BIOL4100 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Biologia Celular e Molecular |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:BCM | 23 | Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor | 3,23 |
A Célula é a unidade fundamental da vida e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a medicina moderna. O objetivo desta UC é abordar alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, transmitindo a grande complexidade molecular que a fisiologia da célula encerra, assim como o avanço das abordagens experimentais utilizadas no seu estudo.
Aquisição de:
- conhecimentos avançados sobre vários problemas candentes da fisiologia molecular da célula, como a regulação transcricional, epigenética, mecanismos de sinalização celular e tipos especializados de células, entre outros;
- conhecimento sobre abordagens experimentais avançadas na fisiologia celular;
- competência para compreender e interpretar de forma crítica qualquer publicação científica sobre o estudo da célula;
- competência para formular perguntas e desenhar estratégias experimentais passíveis de produzir respostas em biologia celular.
Conhecimento global sobre a estrutura e funções da célula procariótica e eucariótica, assim como sobre as bases moleculares da vida.
São abordados vários aspetos da fisiologia molecular da célula com recurso a exemplos específicos de investigação em curso e ao estudo de artigos pelos estudantes, dando ênfase às abordagens experimentais mais avançadas, nomeadamente enquadrando-se nas seguintes áreas:
1. Tópicos atuais. Consensados biomoleculares e desordem intrínseca em macromoléculas. Regulação transcricional na célula eucariótica. Epigenética. Arquitetura espaço-funcional do núcleo. RNAs não codificantes. Metodologias para o estudo da regulação transcricional e organização do núcleo.
2. Estudo de casos. Abordagem de exemplos de processos celulares ao nível do estado da arte e da construção de novo conhecimento, dando relevo às questões em estudo e às estratégias experimentais utilizadas para as resolver. Realizadas pelos próprios investigadores envolvidos na construção do conhecimento, com enquadramento da docente.
A bibliografia geral de consulta para investigar aspetos básicos é constituída por dois livros que são os modelos mais divulgados do ensino da Biologia Celular a nível mundial. A bibliografia de cada ano envolverá ainda uma selecção dos artigos mais recentes e relevantes das áreas específicas abordadas, incluindo artigos dos próprios investigadores envolvidos no ensino da Unidade FMC.
A UC FMC abordará alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, envolvendo para isso cientistas que atuam nessa construção.
A UC será desenvolvida através de: i) apresentações gerais pela regente da unidade incluindo uma componente expositiva e uma componente de atividades interativas, incluindo a resolução e discussão de questões formativas, ii) apresentações de trabalho de investigação em curso pela regente e por investigadores convidados, incluindo uma visão global sobre o assunto em que trabalham, a apresentação de questões, estratégias e resultados de investigação, e uma discussão geral em que todos os alunos terão que colocar questões, iii) estudo, apresentação e discussão crítica de um artigo científico complexo, com preparação em grupo e incluindo trabalho orientado nas aulas, iv) escrita autónoma de uma proposta simpels de projeto, incluindo trabalho orientado nas aulas.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Presença em 75% das aulas. Realização de todos os componentes do processo de avaliação.
Apresentação de artigo - 30%
Testes - 40%
Trabalho escrito (ideia original de projeto) - 30%
Será possível fazer melhoria do trabalho escrito e de dois dos testes, dentro das condições e prazos legalmente definidos.