Código: | G4027 | Sigla: | G4027 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:G | 10 | Plano de estudos do Mestrado em Geologia desde 2013_2014 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | Regente |
Teórica: | 1,62 |
Teorico-Prática: | 1,62 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,615 |
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | 1,615 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,615 |
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | 1,615 |
Facultar os conhecimentos da petrologia orgânica necessários ao estudo de bacias sedimentares com matéria orgânica (MO) para compreender o enquadramento da MO no ciclo geológico dos sistemas terrestes. Pretende-se: (i) reconhecer os ambientes de deposição da MO, conhecer os processos da sua preservação, compreender o fenómeno de incarbonização/maturação; (ii) contribuir para a prospeção de HC líquidos e gasosos; (iii) avaliar a incidência ambiental associada à utilização tecnológica/industrial dos combustíveis fósseis; (iv) contribuir para a compreensão dos padrões e impactos das alterações climáticas, regimes de incêndios e hidrológicos extremos, alterações do solo nos sistemas terrestres e marinhos ao longo do tempo geológico, de modo a fornecer uma perspetiva a longo prazo para avaliar os impactos antropogénicos na Terra, bem como para apoiar investigações forenses.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências em: (i) identificar e quantificar os constituintes orgânicos dos carvões e das outras rochas sedimentares; (ii) estabelecer a fácies orgânica e os paleoambientes recorrendo ao estudo da MO; (iii) avaliar o grau de incarbonização dos carvões e a maturação térmica da MOD; (iv) identificar as rochas potencialmente geradoras de HC; (v) compreender a importância da PO na monitorização ambiental e mitigação dos impactes da exploração e utilização dos combustíveis fósseis.
Aptidões a desenvolver incluem:
(i) capacidade de análise de normas;
(ii) prática de preparação de amostras para análise petrográfica;
(iii) ser capaz de determinar a análise maceral e a reflectância da huminite/vitrinite;
(iv) utilização do software Fossil Student;
(v) fazer o tratamento dos dados petrográficos e geoquímicos e projetá-los em gráficos.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências em:
- identificar e quantificar os constituintes orgânicos dos carvões e das outras rochas sedimentares;
- estabelecer a fácies orgânica e os paleoambientes de bacias sedimentares recorrendo ao estudo da MO;
- avaliar o grau de incarbonização de carvões e a maturação térmica da MOD;
- identificar as rochas potencialmente geradoras de hidrocarbonetos (petróleo e gás);
- compreender a importância da Petrologia Orgânica (PO) na monitorização ambiental e mitigação dos impactes da exploração e utilização dos combustíveis fósseis;
- reconhecer as oportunidades da PO no ambiente global de mudanças climáticas e transição para baixo carbono.
Sem pré-requisitos definidos.
A MO sedimentar: produção, acumulação e preservação: tipo de ecossistema e contexto geológicos. Processos sedimentares e a acumulação da MO: fatores ecológicos e geológicos; incarbonização bioquímica e geoquímica. Petrografia dos carvões: métodos analíticos; caracterização dos carvões (composição petrográfica, grau de incarbonização e categoria); identificação dos constituintes orgânicos no carvão: litótipos, macerais e microlitótipos; sistemas de classificação; aspetos petrográficos particulares; métodos e parâmetros para avaliação do grau de incarbonização do carvão e respetiva aplicabilidade; saltos da incarbonização. Petrografia da MOD: maturação térmica e métodos óticos para sua avaliação; microscopia de luz transmitida/luz azul incidente; palinofácies: identificação do tipo de cerogénio; análise de bacias. Geoquímica da fração orgânica como indicador do tipo e evolução da MO e das fácies. Aplicações geológicas e multidisciplinares da PO.
Esta UC consta de três componentes. Na componente teórica faz-se a apresentação e discussão dos conteúdos teóricos indispensáveis à compreensão da UC, recorrendo a estudos de caso. Como recurso didático da componente teórica serão usadas apresentações em Powerpoint onde se incluem como agentes de motivação a análise e discussão de gráficos, esquemas e imagens de aspetos microscópicos e de campo também disponibilizadas aos estudantes on-line. Os recursos didáticos da componente prática incluem amostras de mão e blocos polidos de rocha orgânica total para observação ao microscópio e determinação da composição petrográfica usando o software Fossil Student. É, ainda, solicitado ao estudante a análise de um artigo científico e apresentação de um resumo. Sempre que possível as aulas são enriquecidas com palestras proferidas por especialistas convidados e saídas de campo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 46,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com o regulamento da FCUP.
Exame 40%, relatório técnico 30%, análise e apresentação de um artigo científico 30%.