Código: | G4029 | Sigla: | G4029 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:A_ASTR | 0 | Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
2 | |||||||
M:G | 9 | Plano de estudos do Mestrado em Geologia desde 2013_2014 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | Regente |
Maria dos Anjos Marques Ribeiro | Regente |
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
Maria dos Anjos Marques Ribeiro | 1,292 | ||
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | 0,646 | ||
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva | 1,292 |
A UC de Geologia Global tem como objetivo fundamental fornecer uma imagem integrada dos processos e produtos do dinamismo terrestre e do seu condicionamento na evolução passada e futura do planeta Terra, nomeadamente no referente à sustentabilidade do desenvolvimento humano, quer em termos ambientais quer em termos de recursos geológicos. A concretização deste objetivo será possível através do desenvolvimento das seguintes competências, ou objetivos parcelares:
- saber caracterizar e contextualizar do ponto de vista geotectónico a variabilidade composicional da crosta;
- compreender e saber utilizar os conceitos de dinâmica global, interna e externa e respetivas interdependências;
- saber interpretar a génese dos diferentes tipos de rochas e a sua contextualização tectónica, nomeadamente no referente ao território português;
- compreender os condicionamentos geológicos da sustentabilidade do desenvolvimento civilizacional.
O estudante deve conseguir fazer uma análise integrada dos diversos processos geológicos, fazendo análise e integração a várias escalas (desde a escala micro à escala global), cruzando áreas disciplinares da geologia (estratigrafia, petrologia, tectónica, geoquímica, recursos geológicos …).
O estudante deve saber fazer a análise crítica de um artigo, quer em termos de análise de dados quer em termos da interpretação fundamentada nos dados.
O estudante deve saber sáber elaborar um trabalho monográfico, fazendo uma síntese sobre um dos temas envolvidos no programa da UC.
Deve saber fazer um relatório geológico de uma visita de campo.
Geologia Global é uma UC de síntese e integração de conhecimentos geológicos básicos e estruturantes, relativos ao 1º ciclo. Os conteúdos programáticos desta UC exigem, por isso, o domínio das matérias lecionadas no 1º ciclo em Geologia.
1. Objetivos e funcionamento
2. Introdução
3. A tectónica de placas como modelo integrador da geodinâmica global
3.1 - Breve análise histórica e evolução de conceitos
3.2 - Regime térmico crustal e interações crosta- manto
3.3 - Fases da evolução tectónica e os respetivos registos litológicos (integração no ciclo litológico)
3.4 - As rochas endógenas, magmáticas e metamórficas, como registo da evolução orogénica
3.5 - Análise estrutural e integração a diferentes escalas
3.6 - Condicionamento tectónico das concentrações e distribuição dos recursos geológicos
3.7 – A evolução da biosfera como resultado do dinamismo global; a nossa sustentabilidade na evolução futura da terra.
3.8 – Implicações ambientais e mudanças climáticas e a sua relação com a geodinâmica global; Riscos naturais (previsão e prevenção).
4. Contexto e evolução geotectónica da Peninsula Ibérica nos vários ciclos: pré cadomiano e cadomiano; varisco e alpino.
Dallmeyer & Martínez Garcia (Eds), “Pre-Mesozoic Geology of Iberia”, Springer-Verlag, 1990, 411pp.
Sawkins, F.J., 1990 – “Metal Deposits in relation to Plate Tectonics”. 2ªEd. Springer-Verlag. New York, 1990.
Suguio, K., Susuki, U., “A evolução geológica da Terra e a fragilidade da vida”. Editora Edgard Blucher, Lda, São Paulo, 2003, 152pp.
Winter, J.,”An introduction to igneous and metamorphic petrology”. Prentice Hall, 2009, 699 pp.
As aulas são teórico práticas e consistem de uma parte teórica expositiva e de uma outra de análise e de debate crítico sobre o tema da aula.
O aluno deverá entregar um relatório, com um máximo de 1500 palavras, relativo às atividades de campo
O estudante em complemento deve preparar uma apresentação relativa à síntese de um artigo em inglês relativo às temáticas envolvidas no programa. Parte dealgumas aulas serão utilizadas na preparação e discussão com vista à elaboração deste trabalho. Esta apresentação terá a duração de 10 a 15 minutos seguidos de 10 minutos de debate. No final o aluno deverá entregar o pdf da apresentação.
O estudante deve eleborar um relatório de campo contextualizando geologica e geográficamente os trabalhos de campo efetuados no âmbito de uma vista de campo. Por impossibilidade de realização da visita de campo, em substituição do relatório desta visita, os estudantes deverão entregar um texto síntese sobre o trabalho apresentado, com um máximo de 1500 palavras.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 50,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Estudo autónomo | 54,00 |
Trabalho escrito | 38,00 |
Total: | 162,00 |