Métodos de Investigação em Arquitetura Paisagista
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura Paisagista |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M:AP |
36 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aquisição de competências básicas de investigação
- Aquisição de competências para levar a cabo investigação na área da Arquitetura Paisagista
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração duma proposta de investigação
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos numa investigação aplicada.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências de investigação na área da arquitetura paisagista
Competências para elaborar uma proposta de trabalho/investigação
Competências na aquisição, tratamento e apresentação de dados
Competências para elaborar um relatório de trabalho/investigação
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
- Revisão de literatura
- Elaboração de uma questão de investigação
- Métodos de avaliação da qualidade visual da paisagem
3.1 Métodos dos especialistas
3.2 Métodos psicofísicos
3.3 – Métodos cognitivos
- Métodos de avaliação da percepção pública
4.1 – Observação
4.2 – Entrevistas e Questionários
- Métodos de desenho participativo
- Investigação através do desenho
- Tratamento de dados
- Análise SWOT
- Representação da informação
Bibliografia Obrigatória
Deming, M.E. and Swaffield, S. ; Landscape Architecture Research: Inquiry, Strategy, Design, John Willey & Sons, 2011. ISBN: ISBN: 978-1118057094
Bechtel, R., Marans, R., and Michaelson, W., (eds); Methods in Environmental and Behavioral Research. , Krieger Pub Co., 1987. ISBN: ISBN-13: 978-0894644795
The Landscape Institute and Institute of Environmental Management & Assessment,; Guidelines for Landscape and Visual Impact Assessment. , Spon Press, 2002. ISBN: ISBN 0-415-23185-X
Bibliografia Complementar
E. Babbie; The practice of Social Research , Wadsworth Publishing Company, 1992. ISBN: ISBN 0-534-15576-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
- Exposição dos conteúdos programáticas
- Apresentação e discussão de casos de estudo.
Aulas práticas:
- Fontes de informação relevantes
- Elaboração de uma revisão de literatura
- Elaboração de questões de investigação
- Exercicios de avaliação da qualidade visual da paisagem.
- Exercicio de estudo de percepção pública
- Exercícios de tratamento de dados
- Exercicios de representação da informação.
- Elaboração de uma proposta de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Trabalho escrito |
16,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 3/4 das aulas
Cumprimentos de todos os momentos de avaliação. A falta a um momento de avaliação deve ser devidamente justificada.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exercícios práticos (50%)
Trabalho de investigação (50%)
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Júri da UC
Isabel Martinho da Silva