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Planeamento e Gestão da Paisagem

Código: AP4016     Sigla: AP4016     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:AP 36 Plano de Estudos Oficial 2 - 9 70 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Dias Curado Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,08
Práticas Laboratoriais: 4,31
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,076
Maria José Dias Curado 1,076
Práticas Laboratoriais Totais 2 8,614
Jóni Leandro da Silva Vieira 4,307
Maria José Dias Curado 4,307

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se consolidar conceitos de ordenamento, de ecologia e qualidade de paisagem valorizando os conhecimentos adquiridos em todas as restantes UCs.

A realização de uma visita de estudo, um conjunto de aulas abertas por vários especialistas em diversas temáticas e um workshop integram ambas as disciplinas permitindo debater aspectos gerais e comuns mas também questões de grande especificidade relativas a cada uma delas, ou seja, sobre gestão da paisagem e sobre a sua qualificação a partir de soluções projectuais.

Desenvolvimento de propostas e estratégias de planeamento e gestão da paisagem integrando: a) as políticas que, de forma direta ou indireta, se reflitam na paisagem europeia e nacional; b) os objetivos de qualidade paisagística previamente definidos, tendo por base o carácter da paisagem; c) a articulação de quatro funções da paisagem: produção, conservação, mobiliário e turismo_recreio

O objectivo final, o desenvolvimento de propostas de valorização da paisagem, será alcançado trabalhando a diversas escalas - desde a identificação de medidas de planeamento e gestão até ao desenho de soluções projectuais de pormenor - que, mutuamente se influenciam implicando reavaliações, revisões e aperfeiçoamentos permanentes. Por outro lado, a organização conjunta das disciplinas - em termos de objectivos, métodos e avaliação - evidenciará a complementaridade e interdependência entre planeamento, gestão e projecto, reunindo e condensando estes três níveis de abordagem sempre presentes no exercício da Arquitectura Paisagista, aspecto sobre o qual importa particularmente reflectir no último ano de mestrado. 



Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de competências em matérias relacionadas com a gestão da paisagem, tendo em contaem particular  as seguintes preocupações:

  • Abandono do interior e quebra demográfica geral;
  • Predominância de florestas de monocultura com proliferação de espécies invasoras;
  • Catástrofes de grande escala (incêndios);
  • Necessidade de proteção dos aglomerados urbanos / desenvolvimento de aglomerados seguros

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Instrumentos de gestão de paisagem. Sua natureza, organização e função no processo de ordenamento da paisagem. A importância de estudar, planear e projetar para uma unidade de paisagem com uma identidade própria.

 

Revisão de documentos e políticas (internacionais e nacionais) de enquadramento como as Convenções Europeia da Paisagem, da Diversidade Biológica e do Desenvolvimento Sustentável. Os instrumentos portugueses de ordenamento do território, nomeadamente os previstos na Lei Bases de Ordenamento do Território e Urbanismo. Planeamento, gestão e avaliação da paisagem. A importância da identificação e definição do carácter da paisagem.

Bibliografia Obrigatória

The Landscape Institute with the Institute of Environmental Management and Assessment; Guidelines for Landscape and Visual Impact Assessment, Spon Press, 2002
Lucas Oliver W. R.; The design of forest landscape. ISBN: 0-19-854280-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Visita de estudo. Aulas teóricas com um grupo de convidados especialistas na matéria. Aulas práticas para a realização de um exercício projetual, sua apresentação, discussão e defesa. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 103,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Participação em, pelo menos, 75% das aulas, participação na visita de estudo,  realização, apresentação e defesa do exercício projetual ao longo das suas diversas fases.



Fórmula de cálculo da classificação final

Exercício projetual - 100%

A avaliação contínua reflecte, para além da qualidade da proposta de acordo com os objetivos definidos, o nível de participação, envolvimento e contributo de cada estudante individualmente.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos dispensados da verificação das condições de assiduidade deverão acordar previamente com o docente, preferencialmente na primeira semana de aulas, aspectos relativos à sua participação nas aulas e ao modo de avaliação.

Melhoria de classificação

Tendo em conta a natureza da UC, não há lugar a melhoria de classificação.

Observações

Júri da UC:
Maria José Curado
Paulo Farinha Marques

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