Código: | AP4016 | Sigla: | AP4016 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitetura Paisagista |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Arquitetura Paisagista |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:AP | 36 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 9 | 70 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria José Dias Curado | Regente |
Teórica: | 1,08 |
Práticas Laboratoriais: | 4,31 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,076 |
Maria José Dias Curado | 1,076 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 8,614 |
Jóni Leandro da Silva Vieira | 4,307 | ||
Maria José Dias Curado | 4,307 |
Pretende-se consolidar conceitos de ordenamento, de ecologia e qualidade de paisagem valorizando os conhecimentos adquiridos em todas as restantes UCs.
A realização de uma visita de estudo, um conjunto de aulas abertas por vários especialistas em diversas temáticas e um workshop integram ambas as disciplinas permitindo debater aspectos gerais e comuns mas também questões de grande especificidade relativas a cada uma delas, ou seja, sobre gestão da paisagem e sobre a sua qualificação a partir de soluções projectuais.
Desenvolvimento de propostas e estratégias de planeamento e gestão da paisagem integrando: a) as políticas que, de forma direta ou indireta, se reflitam na paisagem europeia e nacional; b) os objetivos de qualidade paisagística previamente definidos, tendo por base o carácter da paisagem; c) a articulação de quatro funções da paisagem: produção, conservação, mobiliário e turismo_recreio
O objectivo final, o desenvolvimento de propostas de valorização da paisagem, será alcançado trabalhando a diversas escalas - desde a identificação de medidas de planeamento e gestão até ao desenho de soluções projectuais de pormenor - que, mutuamente se influenciam implicando reavaliações, revisões e aperfeiçoamentos permanentes. Por outro lado, a organização conjunta das disciplinas - em termos de objectivos, métodos e avaliação - evidenciará a complementaridade e interdependência entre planeamento, gestão e projecto, reunindo e condensando estes três níveis de abordagem sempre presentes no exercício da Arquitectura Paisagista, aspecto sobre o qual importa particularmente reflectir no último ano de mestrado.
Aquisição de competências em matérias relacionadas com a gestão da paisagem, tendo em contaem particular as seguintes preocupações:
Instrumentos de gestão de paisagem. Sua natureza, organização e função no processo de ordenamento da paisagem. A importância de estudar, planear e projetar para uma unidade de paisagem com uma identidade própria.
Revisão de documentos e políticas (internacionais e nacionais) de enquadramento como as Convenções Europeia da Paisagem, da Diversidade Biológica e do Desenvolvimento Sustentável. Os instrumentos portugueses de ordenamento do território, nomeadamente os previstos na Lei Bases de Ordenamento do Território e Urbanismo. Planeamento, gestão e avaliação da paisagem. A importância da identificação e definição do carácter da paisagem.
Visita de estudo. Aulas teóricas com um grupo de convidados especialistas na matéria. Aulas práticas para a realização de um exercício projetual, sua apresentação, discussão e defesa.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 103,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho de investigação | 100,00 |
Total: | 243,00 |
Participação em, pelo menos, 75% das aulas, participação na visita de estudo, realização, apresentação e defesa do exercício projetual ao longo das suas diversas fases.
Exercício projetual - 100%
A avaliação contínua reflecte, para além da qualidade da proposta de acordo com os objetivos definidos, o nível de participação, envolvimento e contributo de cada estudante individualmente.
Os alunos dispensados da verificação das condições de assiduidade deverão acordar previamente com o docente, preferencialmente na primeira semana de aulas, aspectos relativos à sua participação nas aulas e ao modo de avaliação.
Júri da UC:
Maria José Curado
Paulo Farinha Marques