Código: | CC4042 | Sigla: | CC4042 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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E:BBC | 1 | PE_Bioinformática e Biologia Computacional | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:A_ASTR | 11 | Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
2 | |||||||
M:BBC | 22 | Plano estudos a partir de 2018 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:CTN | 0 | Plano Oficial a partir de 2020_M:CTN | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
2 | |||||||
M:DS | 15 | Plano Oficial a partir de 2018_M:DS | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:ECAD | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2021/2022 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Michel Celestino Paiva Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,462 |
Evelin Carvalho Freire de Amorim | 1,846 | ||
Michel Celestino Paiva Ferreira | 3,231 |
Programar de forma autónoma na linguagem de programação Python, ganhando competências para aprender e programar noutras linguagens de programação.
Capacidade de modelar e implementar bases de dados relacionais e sua manipulação através da linguagem SQL.
Python:
1. Introdução à linguagem Python: variáveis, expressões, instruções.
2. Utilização interativa do Python e definição de "scripts"; definição de funções simples.
3. Condições e valores lógicos; instruções de execução condicional.
4. Ciclos e Iteração. Exemplos de programação com gráficos "turtle".
5. Números pseudo-aleatórios; exemplos com simulação.
6. Implementação algoritmos elementares.
7. Processamendo de variáveis indexadas (listas) e de texto (cadeias).
8. Escrita e leitura de ficheiros de dados; traçado de gráficos com ferramentas externas.
9. Recursão.
Bases de dados:
10. Bases de dados: o modelo ER e EER.
11. O modelo relacional.
12. A linguagem SQL.
Acesso a bases de dados com python:
13. Python e SQLite, ligação a partir do Python a bases de dados SQLite.
14. Cursores e manipulação de resultados de consultas SQL em Python.
Ensino teórico com apresentação apoiada em apontamentos projectados.
Recurso a exemplos, desenvolvendo pequenos programas de forma interactiva em Python durante as aulas de apresentação.
Aulas de laboratório com computadores onde são resolvidos pelos alunos pequenas fichas com problemas variados, com apoio do docente.
Exercícios formativos (auto-avaliação) em computador, para realizar fora das aulas e utilizando uma plataforma de validação automática de programas e consultas SQL através de testes unitários.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
CF = 0.2*Prj + 0.8*EF