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Pedologia e Hidrologia

Código: GEOL1006     Sigla: GEOL1006     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 46 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 48 162
L:G 24 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Guerner Dias Regente
Helena Isabel da Costa Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Teorico-Prática: 1,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,846
Helena Isabel da Costa Ribeiro 0,923
António José Guerner Dias 0,923
Teorico-Prática Totais 3 5,538
Helena Isabel da Costa Ribeiro 2,769
António José Guerner Dias 2,769

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os fatores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em atividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir competências que lhes permitam realizar, com êxito, tarefas de natureza científico-tecnológica nos domínios da Pedologia e da Hidrologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas

Pedologia

1. Conceitos básicos

2. A fração mineral do solo

3. A atmosfera do solo

4. A matéria orgânica do solo

5. O complexo absorvente

6. A pedogénese

7. A classificação dos solos

8. A cartografia de solos

9. A erosão do solo

 

Hidrologia

1. Conceitos básicos

2. A Hidroquímica

3. A fase subterrânea do ciclo hidrológico

4. O movimento da água em meio subterrâneo

5. Hidropedologia

 

Aulas Práticas

1. Identificação e caraterização macroscópica de minerais e rochas em diferentes estados de meteorização.

2. Estudo de perfis de solos.

3. Amostragem de solos.

4. Determinação de propriedades físicas e químicas dos solos.

5. Leitura e interpretação de mapas de solos.

6. Amostragem de águas.

7. Medição do pH, condutividade eléctrica, temperatura e resíduo seco da água.

8. Construção e interpretação de um perfil hidrogeológico.

9. Tratamento gráfico e interpretação de dados hidroquímicos.

Bibliografia Obrigatória

FAO; Guidelines for Soil Description, FAO, 2006 (Disponível em: ftp://ftp.fao.org/agl/agll/docs/guidel_soil_descr.pdf)
Soil Science Division Staff; Soil Survey Manual, USDA - United States Department of Agriculture, 2017
FAO; World Reference Base for Soil Resources, FAO, 2014 (Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i3794e.pdf)
European Commission; Soil Atlas of Europe., 2005 (Disponível em: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/projects/soil_atlas/index.html)
Universidade de Extremadura - Espanha; Edafologia (Disponível em: http://www.unex.es/edafo/)
Produtividade dos solos e ambiente; Produtividade dos solos e ambiente, Escolar Editora, 2003
Poeter, E, et al.; Groundwater in Our Water Cycle, The Groundwater Project, 2020. ISBN: 978-1-7770541-1-3
Hipólito, J.R. e Vaz, A. C.; Hidrologia e Recursos Hídricos, IST Press, 2011
Woessner, WW, Poeter, EP; Hydrogeologic Properties of Earth Materials and Principles of Groundwater Flow, The Groundwater Project, 2020. ISBN: 978-1-7770541-2-0
Lin, H; Earth’s Critical Zone and hydropedology: concepts, characteristics, and advances, Hydrology and Earth System Sciences, 2010

Bibliografia Complementar

Porta, J., López-Acevedo, M. & Roquero, C.; Edafologia para la agricultura y el medio ambiente, Ediciones Mundi-Prensa, 2003
Mendes, B. & Santos Oliveira, J. F. ; Qualidade da água para consumo humano, Lidel, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina inclui três tipos de aulas: teóricas, teórico-práticas em sala e em laboratório (com realização de diversos exercícios, análise de mapas,etc.) e visitas de estudo (com trabalho de campo). Os meios incluem o material audiovisual de apresentação das aulas assim como os equipamentos de campo e de laboratório.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Estudo autónomo 106,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Respeitam-se as normas gerais adoptadas pela FCUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada do seguinte modo:  exame final = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável
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