Código: | CAGR3021 | Sigla: | CAGR3021 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Agronómica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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A:A | 0 | PE_Agronomia | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
L:EA | 3 | Plano Oficial do ano letivo 2019 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | Regente |
Teórica: | 1,62 |
Práticas Laboratoriais: | 2,08 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,615 |
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 1,615 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,076 |
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 2,076 |
Os principais objetivos do curso são:
Pretende-se que os estudantes:
n.a.
1. Na primeira aula são apresentados os principais recursos bibliográficos recomendados os quais são tipificados de acordo com a sua utilização na UC. Ao longo da UC serão recomendados textos e artigo científicos disponíveis na biblioteca digital da UP para suporte dos temas lecionados e que, geralmente, são complementares dos livros de texto recomendados. Os artigos científicos indicados serão atualizados periodicamente de acordo com o desenvolvimento do estado da arte. Os estudantes, como referido, terão ainda acesso aos tutoriais e documentação de apoio à utilização de aplicações das ferramentas informáticas, especificamente desenvolvidos para esta UC.
2. A operacionalidade da lecionação e avaliação de alguns dos temas previstos está condicionada à disponibilidade de meios para a sua realização.
O processo de ensino/aprendizagem é estruturado no trabalho presencial autónomo e acompanhado, em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP), e atendimento personalizado, visando a aquisição de conhecimento (factual, conceptual, processual e metacognitivo) e o desenvolvimento do processo cognitivo (integrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar).
As atividades de aprendizagem incluem
- Exposição interativa dos conteúdos programáticos, privilegiando a aplicação dos conhecimentos a casos de estudo reais e da atividade profissional futura dos estudantes. e discussão aberta de temas. Alguns tópicos são ministrados sob a forma de seminários dados por especialistas.
- Demonstrações práticas da utilização de ferramentas e tecnologias utilizadas em silvicultura, nomeadamente em trabalhos de dendometria e silvicultura digital.
- Estudos de casos para enquadramento dos conteúdos com ferramentas e bases de dados especializadas, tais como inventário florestal e incêndios rurais.
- Ensino-Aprendizagem baseado em projetos, baseados em situações reais ou simuladas para implementação de modelos de silvicultura e planeamento florestal.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 45,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 74,00 |
Trabalho de campo | 41,00 |
Trabalho escrito | 47,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação continua com exame final.
A avaliação da UC é baseada em 3 componentes:
- Exame escrito sobre toda a matéria (EE), o qual aborda a matéria das aulas teóricas e práticas.
- Trabalhos práticos (TPn), apresentação pelos estudante e discussão em sala de aula de temas integradores articulados com as aulas práticas e teóricas lecionadas.
- Projeto (PJ), planeamento florestal baseado em dados colhidos e processados pelos estudantes
- Estudos de caso (EC), relatório baseado em protocolos de simulação e/ou casos reais.
n.a.
n.a.
Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.
Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.
A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.
Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.
Acompanhamento dos alunos fora dos tempos letivos terças-feiras das 13h30m às 15h30m em Vairão