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Floresta e Silvicultura Integrativa

Código: CAGR3021     Sigla: CAGR3021

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Agronómica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
A:A 0 PE_Agronomia 1 - 6 48 162
L:EA 3 Plano Oficial do ano letivo 2019 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,62
Práticas Laboratoriais: 2,08
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,615
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha 1,615
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,076
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha 2,076

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos do curso são:

  1. Integração dos conceitos Floresta, Ecologia florestal, Atividades florestais, práticas de Silvicultura e floresta digital numa ótica de sustentabilidade.
  2. Compreender e valorar as relações da floresta com a sociedade.
  3. Conhecer os principais sistemas florestais de Portugal e do mundo.
  4. Aplicar técnicas e operações de silvicultura em diferentes sistemas de produção florestal.
  5. Analisar as oportunidades das tecnologias emergentes no contexto de floresta digital.
  6. Fundamentar as operações de instalação, condução e exploração de povoamentos florestais integrando as grandes linhas de orientação da Silvicultura, as tecnologias disponíveis, as políticas e as condicionantes de gestão no planeamento florestal, os desafios societais e o contexto da floresta digital.
  7. Capacitar para o desenvolvimento de soluções para realidades complexas e/ou com informação limitada incluindo análise critica e, comunicação proficiente dos raciocínios e conclusões a um publico exigente e diversificado.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

  1. Desenvolvam uma visão integrada da Floresta e da Silvicultura;
  2. Conheçam os sistemas de produção florestal com maior expressão sócio- económica em Portugal e no mundo
  3. Fundamentem a integração da ciências e técnicas inerentes às operações florestais (instalação, condução e exploração dos povoamentos), planeamento e conservação dos ecossistemas florestais para satisfação sustentável das necessidades da sociedade em bens e serviços de ecossistema.
  4. Analisem as oportunidades das tecnologias digitais numa ótica de silvicultura digital.
  5. Adquiram competências para integrar equipas pluridisciplinares para delinear e executar planos e programas de gestão florestal em função de objetivos e restrições definidos pelo conhecimento e tecnologia, empresário e/ou sociedade. Estas restrições e objetivos podem ser de âmbito, entre outros, agronómico, económico, paisagístico, ambiental, ecológico, legislativo e de consciência ideológica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


n.a.

Programa


  1. Bens e serviços do ecossistema florestal e relação da floresta com a sociedade.

  2. Perspetiva histórica e fatores de distribuição da floresta no Mundo, na Europa e em Portugal.

  3. Floresta em Portugal: caracterização ecológica e principais formações florestais.

  4. Políticas e condicionantes de gestão florestal.

  5. Conceitos básicos de dendrologia e dendrometria florestal

  6. Sistemas de defesa da floresta contra incêndios.

  7. Sistemas de produção florestal, planeamento da arborização, políticas florestais e sustentabilidade.

  8. Técnicas de instalação, de condução e exploração dos povoamentos florestais. Contexto económico e ambiental.

  9. Floresta digital e tecnologias emergentes

  10. Condições especificas de aplicação das técnicas de Silvicultura (“Silvicultura especial”).

Bibliografia Obrigatória

Alves, A.A.M; Técnicas de produção florestal, INIC, Lisboa, 1982
Jeffrey A. Sayer and Stewart Maginnis (eds; Landscapes.Ecosystem Approaches to Sustainability , The Earthscan Forestry . ISBN: 1-84407-195-2
Philip, M.S.; Measuring Trees and Forests., 2014 (Várias reedições)

Bibliografia Complementar

Humphries, R., Press, J., and Sutton, D.; Árvores de Portugal e Europa, Guias FAPAS. Fundo para a prot. dos Animais Selvagens (FAPAS)/Câmara Municipal do Porto., 1996
Regato pedro; Adapting to Global Change: Mediterranean Forests
Fabião, A.M.; Árvores e Florestas, Col. Euroagro, 15. Publicações Europa-America, Lisboa., 1996
Shanmughavel, P. ; Digital Forestry., Editora Today & Tomorrows Printers and Publishers., 2015. ISBN: 10: ‎ 9788170195061

Observações Bibliográficas

1. Na primeira aula são apresentados os principais recursos bibliográficos recomendados os quais são tipificados de acordo com a sua utilização na UC. Ao longo da UC serão recomendados textos e artigo científicos disponíveis na biblioteca digital da UP para suporte dos temas lecionados e que, geralmente, são complementares dos livros de texto recomendados. Os artigos científicos indicados serão atualizados periodicamente de acordo com o desenvolvimento do estado da arte. Os estudantes, como referido, terão ainda acesso aos tutoriais e documentação de apoio à utilização de aplicações das ferramentas informáticas, especificamente desenvolvidos para esta UC.


2. A operacionalidade da lecionação e avaliação de alguns dos temas previstos está condicionada à disponibilidade de meios para a sua realização.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é estruturado no trabalho presencial autónomo e acompanhado, em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP), e atendimento personalizado, visando a aquisição de conhecimento (factual, conceptual, processual e metacognitivo) e o desenvolvimento do processo cognitivo (integrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar).

As atividades de aprendizagem incluem

- Exposição interativa dos conteúdos programáticos, privilegiando a aplicação dos conhecimentos a casos de estudo reais e da atividade profissional futura dos estudantes. e discussão aberta de temas. Alguns tópicos são ministrados sob a forma de seminários dados por especialistas.

- Demonstrações práticas da utilização de ferramentas e tecnologias utilizadas em silvicultura, nomeadamente em trabalhos de dendometria e silvicultura digital.

- Estudos de casos para enquadramento dos conteúdos com ferramentas e bases de dados especializadas, tais como inventário florestal e incêndios rurais.

- Ensino-Aprendizagem baseado em projetos, baseados em situações reais ou simuladas para implementação de modelos de silvicultura e planeamento florestal.

Software

FloresSat

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciências florestais > Silvicultura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 45,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 74,00
Trabalho de campo 41,00
Trabalho escrito 47,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


  1. Cumprimento da assiduidade conforme estabelecido no regulamento de avaliação discente (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025), respeitando o limite máximo de faltas de 25% das aulas lecionadas.

  2. Entrega e aceitação dos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso dentro dos prazos estipulados.

  3. Estudantes que já obtiveram frequência e aprovação nos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso em anos anteriores (até 2 anos) serão admitidos ao exame final, sem necessidade de repetir essa componente de avaliação.

  4. Os estudantes com estatuto que permita a dispensa de assiduidade (ex. isenção de faltas), para obtenção da frequência, devem realizar os trabalhos práticos/projetos/estudos de caso previstos na UC

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação continua com exame final.
A avaliação da UC é baseada em 3 componentes:

- Exame escrito sobre toda a matéria (EE), o qual aborda a matéria das aulas teóricas e práticas.
- Trabalhos práticos (TPn), apresentação pelos estudante e discussão em sala de aula de temas integradores articulados com as aulas práticas e teóricas lecionadas.
- Projeto (PJ), planeamento florestal baseado em dados colhidos e processados pelos estudantes
- Estudos de caso (EC), relatório baseado em protocolos de simulação e/ou casos reais.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CF) CF = (EEx45+ TP1x10 + TP2x10 PJx20 + ECx15)/100.

Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas. No caso de alguma das provas previstas não se venha a realizar, o seu valor percentual atribuído na CF será adicionado ao exame escrito (EE).

 

Provas e trabalhos especiais


n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.

Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.

Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.

Observações

Acompanhamento dos alunos fora dos tempos letivos terças-feiras das 13h30m às 15h30m em Vairão

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