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Qualidade e Segurança dos Alimentos

Código: CAGR3003     Sigla: CAGR3003

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Agronómica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
A:A 1 PE_Agronomia 1 - 6 48 162
L:EA 1 Plano Oficial do ano letivo 2019 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,54
Práticas Laboratoriais: 2,15
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,538
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca 1,538
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,153
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca 2,153

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A. Compreender os conceitos de Qualidade e de Segurança dos Alimentos na cadeia agroalimentar e reconhecer a importância de os manter ao longo de toda a cadeia, desde a produção primária ao consumidor.

B. Conhecer os parâmetros de qualidade que caraterizam os principais grupos alimentares (frutas, legumes, cereais, carnes, peixes e laticínios) e os fenómenos que ocorrem de alteração da qualidade e segurança ao longo do tempo de vida útil.

C. Compreender as datas de durabilidade mínima e de limite de consumo e os fatores que influenciam a perda de qualidade.

D. Conhecer os métodos analíticos de avaliação da qualidade e os conceitos base de análise sensorial.

E. Conhecer as denominações de qualidade para proteção de produtos alimentares (DOP, IGP, ETG).

F. Compreender os perigos associados aos alimentos e as suas medidas de prevenção e controlo: boas práticas, rastreabilidade e sistema HACCP.

G. Conhecer as certificações, referenciais e ferramentas associadas à qualidade e segurança dos alimentos na cadeia agroalimentar.

H. Desenvolver competências para selecionar e implementar planos e sistemas de qualidade e segurança na cadeia agroalimentar.

I. Realizar visita a empresa da cadeia agroalimentar para familiarização em ambiente profissional com as temáticas abordadas.

Resultados de aprendizagem e competências

As aulas teóricas desta UC pretendem transmitir os fundamentos da Qualidade e Segurança dos Alimentos e estão divididas por vários temas de acordo com os Conteúdos Programáticos.
Nas aulas práticas são efetuadas fichas de trabalho e apresentações orais sobre o tema exposto na componente teórica. Desta forma existe uma ligação muito forte entre estas duas componentes fundamentais para que o estudante consiga entender os princípios expostos sobre cada tema e desenvolva as competências para selecionar e implementar planos e sistemas de qualidade e segurança na cadeia agroalimentar.

Os objetivos e os conteúdos programáticos estão relacionados de acordo com a seguinte correspondência:

Objetivo A: Temas 1 e 4
Objetivo B: Tema 2
Objetivo C: Tema 2
Objetivo D: Tema 2
Objetivo E: Tema 3
Objetivo F: Tema 4
Objetivo G: Tema 5
Objetivo H: Temas 4 e 5
Objetivo I: Temas 1, 2, 4 e 5

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa

1 Conceito de Qualidade na cadeia agroalimentar
1.1 Enquadramento e importância
1.2 Dimensões da qualidade alimentar. Conceitos e relação entre qualidade dos alimentos e segurança dos alimentos.
 

2 Qualidade dos alimentos
2.1 Parâmetros de qualidade que caraterizam os principais grupos alimentares (frutas e legumes, carnes e peixes, laticínios e cereais) e os fenómenos que ocorrem de alteração da qualidade e segurança ao longo do tempo de vida útil
2.2 Tempo de vida útil
2.3 Fatores que controlam a perda de qualidade
2.4 Cinéticas de perda de qualidade
2.5 Avaliação da qualidade: métodos analíticos objetivos e subjetivos, análise sensorial.
 

3 Denominações de qualidade
3.1 Enquadramento. Regulamentação europeia
3.2 Denominação de origem protegida (DOP)
3.3 Indicação geográfica protegida IGP)
3.4 Especialidade Tradicional Garantida (ETG)
3.5 Processo de certificação.


4 Segurança dos alimentos
4.1 Enquadramento e importância. Conceitos base: perigos (físicos, químicos, microbiológicos), risco
4.2 Sistema de controlo da segurança alimentar: HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)
4.3 Pré-requisitos. Boas práticas. Rastreabilidade.


5 Certificações associadas à Qualidade e Segurança na cadeia agroalimentar
5.1 Enquadramento. Sistema Português da Qualidade
5.2 Acreditação e Certificação. Tipos de certificação
5.3 Sistema de Gestão da Qualidade: norma NP EN ISO 9001. Ferramentas da qualidade
5.4 Sistema de Gestão de Segurança Alimentar: norma NP EN ISO 22000
5.5 Outras certificações: Global GAP, BRC e IFS.

Bibliografia Obrigatória

Vasconcellos, J.A:; Quality Assurance for the Food Industry - A Practical Approach, CRC Press , 2004. ISBN: ISBN 0-8493-1912-9
I. g. gass; JURAN.S QUALITY CONTROL HANDBOOK. ISBN: 0-07-100510-2
Shewfelt Robert L. 340; Fruit & vegetable quality. ISBN: 1-56676-785-7
Connell J. J. John Jeffrey; Control of fish quality. ISBN: 0-85238-105-0
Alasalvar Cesarettin 340; Handbook of seafood quality, safety and health applications. ISBN: 978-1-4051-8070-2
Wiley Harvey W.; Foods and their adulteration

Observações Bibliográficas

Kilcast D. and Subramaniam P. 2000. The stability and shelf-life of food. Florida: CRC Press.

Robertson G.L. 2010. Food packaging and shelf life. Florida: CRC Press.

Kerry J., Kerry J. and Ledward D. 2002. Meat processing – Improving quality. Florida: CRC Press.

Lawrie R.A. and Ledward D.A. 2006. Lawrie’s meat science. Florida: CRC press.

Vaclavik V.A. and Christian E.W. 2008. Essentials of Food Science, 3rd ed., Springer.

MacDougall D.B. 2002. Colour in Food – Improving Quality. Florida: CRC Press.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas:
- Método expositivo da matéria programada com slides de apoio para o estudo e exemplos de aplicação

Aulas Práticas:
- Resolução de fichas de trabalho
- Realização de apresentações orais
- Realização de análise de um caso de estudo com apresentação oral
- Realização de visita a empresa

Exposição teórica da matéria programada com exemplos de aplicação, complementada por aulas práticas, onde se realizarão fichas de trabalho.

Para além das fichas de trabalho prático propostas (classificação dos produtos alimentares; parâmetros de qualidades de produtos alimentares; alterações de qualidade e tempo de vida útil; análise sensorial no desenvolvimento de novos produtos; produtos DOP, IGP ou ETG; higiene e segurança alimentar numa fase da cadeia agroalimentar), os estudantes terão que realizar apresentações orais, com aplicação direta dos conhecimentos aprendidos e do trabalho que realizam individualmente; e um trabalho final em grupo, onde terão de analisar num caso-estudo um manual de boas práticas e/ou sistema HACCP e expô-lo oralmente.
Adicionalmente, os estudantes realizarão uma visita técnica a uma empresa da produção primária, indústria, distribuição e/ou restauração alimentar para familiarização em ambiente profissional com as temáticas abordadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 55,00
Prova oral 22,50
Trabalho escrito 7,50
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 13,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade mínima de acordo com os regulamentos

- Entrega de trabalhos escritos

- Realização de apresentações orais

- Realização da visita técnica a empresa e entrega do relatório

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC consistirá na média ponderada das componentes de Avaliação Contínua (45 %) e da Avaliação em Exame (55 %). A avaliação contínua é repartida em apresentações orais (3 X 7,5 %), relatório visita técnica (7,5 %) e trabalho final (15 %).

As classificações da avaliação contínua serão aceites nos dois anos letivos seguintes, desde que não haja mudança de conteúdos programáticos e critérios de avaliação. A nota mínima à componente de Avaliação em Exame é de 8,0 valores. As notas de cada componente são dadas à décima da unidade e a nota final é arredondada à unidade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O estudante em regime TE ou DA poderá solicitar dispensa parcial à componente prática, até ao final da segunda semana de aulas. O estudante dispensado mantém a obrigatoriedade de realização e apresentação do trabalho final (15 %), sendo que o exame contará para 85 % da classificação final, mantendo-se a obrigatoriedade de nota mínima de 8,0 val.

Melhoria de classificação

Apenas à componente de Avaliação em Exame, mantendo-se a classificação de Avaliação Contínua.

Observações

No ano letivo de 2024/2025, a unidade curricular apresenta-se como optativa para os estudantes da Formação principal da Licenciatura em Eng.ª Agronómica e para os estudantes da Formação Contínua em Agronomia.
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