Código: | CAGR2018 | Sigla: | CAGR2018 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Agronómica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:EA | 2 | Plano Oficial do ano letivo 2019 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca | Regente |
Teórica: | 1,54 |
Teorico-Prática: | 1,69 |
Práticas Laboratoriais: | 0,46 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,538 |
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca | 1,538 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,692 |
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca | 1,692 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 0,461 |
Susana Maria Gomes Caldas da Fonseca | 0,461 |
A- Compreensão da importância do controlo dos fenómenos de deterioração dos produtos alimentares ao longo da cadeia agroalimentar.
B- Familiarização com as principais tecnologias de conservação (pela remoção de calor, redução da água, aplicação de calor, métodos químicos e microbiológicos e pela alteração atmosfera envolvente) e sua relação com a qualidade e segurança dos produtos alimentares.
C- Familiarização com as novas tecnologias de conservação.
D- Familiarização com a embalagem alimentar, as suas funções, a rotulagem e as caraterísticas dos diferentes materiais de embalagem (vidro, metal, papel e cartão, plástico e combinados).
E- Familiarização com os novos sistemas de embalagem (embalagens em atmosfera modificada para produtos respirantes e não respirantes, embalagens ativas e inteligentes, embalagens com materiais biodegradáveis e revestimentos comestíveis) e sua relação com a conservação dos alimentos.
F- Desenvolvimento de competências para projetar processos de conservação de produtos alimentares ao longo da cadeia agroalimentar.
G- Realização de visita a empresa da cadeia agroalimentar para familiarização em ambiente profissional com as temáticas abordadas.
As aulas teóricas desta UC pretendem transmitir os conhecimentos sobre as tecnologias de conservação e a embalagem de produtos alimentares e estão divididas por vários temas de acordo com os Conteúdos Programáticos.
Nas aulas práticas são efetuados exercícios em sala e trabalhos laboratoriais para que o estudante consiga desenvolver competências para projetar processos de conservação de produtos alimentares ao longo da cadeia agroalimentar.
Os objetivos e os conteúdos programáticos estão relacionados de acordo com a seguinte correspondência:
Objetivo A: Tema 1
Objetivo B: Temas 2, 3, 4, 5 e 6
Objetivo C: Tema 7
Objetivos D e E: Tema 8
Objetivo F: Temas 1 a 8
Objetivo G: Temas 1 a 8
1 Conceitos gerais
Importância da conservação dos alimentos. Métodos tradicionais de conservação. Fatores que influenciam a deterioração dos alimentos. Classificação das tecnologias de conservação dos alimentos. Tecnologias de conservação convencionais e emergentes. Tecnologia de barreiras.
2 Tecnologias de conservação por remoção de calor
2.1 Refrigeração.
2.2 Pré-arrefecimento.
2.3 Congelação.
3.Tecnologias de conservação por redução da atividade da água
3.1 Concentração
3.2 Secagem e liofilização.
4 Tecnologias de conservação por aplicação de calor
4.1 Processamento térmico.
4.2 Branqueamento.
4.3 Pasteurização e Esterilização.
5 Tecnologias de conservação por métodos químicos e microbiológicos
5.1 Aditivos alimentares.
5.2 Salga e fumagem.
5.3 Bioconservação.
6 Tecnologias de conservação por alteração da atmosfera envolvente
6.1 Armazenamento em atmosfera controlada.
6.2 Outras tecnologias: Tratamento de desinfestação por atmosfera controlada, transporte em contentores em atmosfera controlada.
7 Tecnologias de conservação emergentes
7.1 Altas pressões hidrostáticas, aquecimento óhmico, irradiação,
7.2 Campo pulsado elétrico, radiação UV, ozono, ultrasom e água eletrolisada.
8 Embalagem alimentar
8.1 Funções e classificação das embalagens. Rotulagem de produtos alimentares. Materiais de embalagem (papel/cartão, plástico, vidro, metal, combinado).
8.2 Sistemas de embalagens em atmosfera modificada para produtos respirantes e não respirantes.
8.3 Sistemas de embalagens ativas e inteligentes.
8.4 Novos materiais de embalagem (materiais recicláveis e reciclados e materiais biodegradáveis).
Nas aulas teóricas são apresentados os tópicos descritos nos conteúdos programáticos, com auxílio a exemplos de aplicação e à visualização de vídeos dos principais processos produtivos alimentares e das tecnologias de conservação envolvidas.
No primeiro ponto dos conteúdos programáticos (Tema 1) é apresentado um enquadramento ao tema da UC, realçando a importância da conservação dos alimentos. Os conteúdos programáticos seguintes (Temas 2 a 6) que abordam as principais tecnologias de conservação estão estruturados incidindo nos seguintes aspetos:
- Definição e objetivos da tecnologia de conservação;
- Aplicações na indústria alimentar;
- Princípio de funcionamento e descrição matemática dos fenómenos e variáveis processuais envolvidas;
- Equipamento industrial;
- Efeito da tecnologia na qualidade e segurança dos produtos alimentares.
Na segunda parte desta UC será dada especial atenção à embalagem alimentar (Tema 8), aos principais materiais de embalagem e aos tipos de embalagem, relacionando-os com as funções da embalagem, sobretudo com as de proteção e conservação. Nesta ótica serão ainda lecionadas técnicas de conservação diretamente associadas ao sistema de embalagem, nomeadamente as embalagens em atmosferas modificadas para produtos respirantes e não respirantes, embalagens ativas e inteligentes e os revestimentos edíveis. Numa perspetiva de reduzir o impacto ambiental criado pelos resíduos das embalagens serão apresentados novos materiais de embalagem com menor impacto ambiental.
As aulas Práticas irão envolver:
- Aulas em sala de resolução de fichas de exercícios
- Aulas práticas laboratoriais que requerem a interpretação e elaboração de protocolos experimentais e realização de relatórios e fichas de resultados dos trabalhos práticos.
- Realização de visita técnica a empresa agroalimentar
Designação | Peso (%) |
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Exame | 55,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 9,00 |
Total: | 162,00 |
Assiduidade mínima, de acordo com os regulamentos
Realização de mini-testes
Realização dos relatórios das aulas práticas laboratoriais
Realização da visita técnica à empresa e entrega do relatório
A avaliação da UC consistirá na média ponderada das componentes de Avaliação Contínua (45 %) e da Avaliação em Exame (55 %). A classificação da avaliação contínua é a média obtida nos 2 mini-testes realizados ao longo do semestre (marcados na 1ª aula) (2 X 10 %), os relatórios dos trabalhos laboratoriais (15 %) e o relatório da visita técnica (10 %).
As classificações da avaliação contínua serão aceites nos dois anos letivos seguintes, desde que não haja mudança de conteúdos programáticos e critérios de avaliação. A nota mínima à componente de Avaliação em Exame é de 8,0 valores. As notas de cada componente são dadas à décima da unidade e a nota final é arredondada à unidade.
O estudante em regime TE ou DA poderá solicitar dispensa parcial à componente prática, até ao final da segunda semana de aulas. O estudante dispensado mantém a obrigatoriedade de realização de trabalho escrito em alternativa à componente laboratorial e de visita técnica (25%), sendo que o exame contará para 75 % da classificação final, mantendo-se a obrigatoriedade de nota mínima de 8,0 val.
Apenas à componente de Avaliação em Exame, mantendo-se a classificação de Avaliação Contínua.