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Qualidade do Ar

Código: CAMB3002     Sigla: CAMB3002     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=1345
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 39 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel da Costa Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Teorico-Prática: 1,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,846
Joaquim Carlos Gomes Esteves da Silva 0,615
Carlos Alberto Rocha Gomes 0,308
Helena Isabel da Costa Ribeiro 0,923
Teorico-Prática Totais 2 3,692
Sónia Gonçalves Pereira 2,153
Carlos Alberto Rocha Gomes 0,923
Helena Isabel da Costa Ribeiro 0,615

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

Formação científica e tecnológica em processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na atmosfera natural e poluída. Medição e avaliação da qualidade da atmosfera.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:

1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Permitir desenvolver uma compreensão científica e tecnológica dos processos que envolvem a atmosfera e a sua qualidade. Avaliar a qualidade da atmosfera. Contribuir para formar profissionais competentes, versáteis e capazes tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas e economicamente aceitáveis.

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

 

Parte 1 – Composição da atmosfera natural

- Composição

- Medidas de concentração dos gases atmosféricos

 

Parte 2 – Regulamentos de qualidade do ar e fenómenos atmosféricos regionais e globais

 

 

- Radiação na Atmosfera

Radiação do Sol

Espetro de absorção do ozono e oxigénio

Absorção pelo oxigénio e fotólise

Absorção pelo ozono e fotólise

Dispersão da radiação

 

- Química na Estratosfera

Estratosfera

Ciclo de Chapman

Medir a concentração de O3

Perda de ozono estratosférico: química em fase gasosa

O buraco do ozono na Antártida

O buraco de ozono no Ártico

Convenções Internacionais que regulam o “Ozono”

O futuro do ozono estratosférico

 

- Química na Troposfera

Troposfera

Fotoquímica troposférica do ozono

O Radical OH: o detergente da atmosfera

Reação do OH com o CO

Reação do OH com o CH4

Óxidos de azoto e a produção de ozono troposférico

A oxidação à noite

Reservatórios e transportadores de NOx: PAN

Smog fotoquímico


 

- Química nos Aerossóis

Aerossóis

Composição dos aerossóis

Oxidação do SO2

Aerossóis e formação de nuvens

Reações de gases nas partículas

Impacto dos aerossóis na saúde a qualidade do ar (Smog Londrino)

 

- Legislação sobre Qualidade do Ar

Qualidade do Ar Ambiente - DL 102/2010 de 23 de Setembro

Qualidade do Ar Interior - Portaria nº 353-A/2013

 

 

Parte 3 – Aerossol atmosférico

- Conceito, importância, resenha histórica, enquadramento legal.

- Origem e caracterização da matéria particulada presente na atmosfera:

Aerossol atmosférico natural e antropogénico, primário e secundário.

Fontes de emissão e modelos de distribuição das fontes.

Processos de emissão, transporte e remoção.

Interação com os fatores meteorológicos.

- Monitorização atmosférica:

Enquadramento normativo e metodologia de recolha de amostras.

Técnicas de análise quantitativa e qualitativa.

Interação com fatores meteorológicos.

Redes de monitorização.

Recolha, interpretação e divulgação dos resultados.

- Matéria Particulada e implicações na sociedade: Saúde pública, Clima e Alterações climáticas, Ecossistemas e Património.


Parte 4 – Qualidade do Ar Interior

Conceito, importância, resenha histórica, enquadramento legal.

Origem e caracterização dos poluentes.

Enquadramento normativo e avaliação da qualidade do ar interior.

Metodologias de avaliação e análise.

Recolha e interpretação dos resultados. Casos de estudo.

Parte 5 – Ruido ambiente

Conceito, importância, enquadramento legal.

Equipamentos de medição e mapas de ruído.



PROGRAMA TP/PL

Requisitos para a elaboração de relatórios técnicos em qualidade do ar

Análise de trajetórias de massas de ar

Guias para determinação da QAI e Ambiente da DGA: Equipamentos e métodos

Determinação da concentração de NO2 no ar ambiente

Determinação de partículas no ar ambiente (PM10)

Determinação de poluentes no ar interior (VOCs e CO2)

Avaliação do ruído ambiente

Simulação de atmosferas poluídas e avaliação dos seus efeitos

Realização de trabalhos de grupo sobe monitorização da concentração de poluentes no ar ambiente e no ar interior.

 

Bibliografia Obrigatória

Thad Godish, Wayne T. Davis, Joshua S. Fu; Air Quality, crc press, 2014. ISBN: 9781466584440
Daniel Vallero; Fundamentals of Air Pollution, Academic Press, 2014. ISBN: 978-0124017337
Sofiev, M. & Bergmann, K.C. (eds.) ; Allergenic Pollen: A Review of the Production, Release, Distribution and Health Impacts, Springer Netherlands, 2012
Mandrioli, P.; Comtois, P. & Levizzani, V. (eds.) ; Methods in Aerobiology, Pitagora Editrice. Bologna., 1998
Godish, T.; Indoor Environmental Quality, CRC Press

Observações Bibliográficas

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Além das aulas formais, fomenta-se a aprendizagem da interpretação correta das perguntas e da planificação das respostas, através da prática de resposta a perguntas teóricas e resolução de problemas que visam também: (a) fomentar o estudo ao longo do curso e, (b) ao adquirir conhecimentos, adquirir o gosto pelo tema e interesse pelos assuntos, cimentando os conhecimentos adquiridos e melhorando a formação e os resultados finais. Enquadramento em pequenas equipas (grupos de estudantes pré-definidos), com elaboração e apresentação de trabalhos práticos.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória a presença nas aulas práticas e teorico-práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25 % do número previsto de aulas práticas e teorico-práticas(com exceção dos estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados de cumprir a assiduidade).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A- Nota do exame: 70 % B- Avaliação prática (relatórios e participação): 30 %

 

Este critério aplica-se a todas as épocas de exame.

 

Provas e trabalhos especiais

 

Trabalho de estágio/projeto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes em situação especial: Realização de Exame final.  

 

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação final: Realização de exame. Nota Final: Nota obtida no exame.

 

Observações

 
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