Código: | CAMB3007 | Sigla: | CAMB3007 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:CTA | 44 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Helena Isabel da Costa Ribeiro | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Práticas Laboratoriais: | 1,85 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,846 |
Helena Isabel da Costa Ribeiro | 1,293 | ||
Anabela Ferreira De Oliveira Cachada | 0,553 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 3,692 |
Anabela Ferreira De Oliveira Cachada | 1,108 | ||
Helena Isabel da Costa Ribeiro | 1,431 | ||
Sónia Gonçalves Pereira | 1,153 |
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam as propriedades dos diferentes solos e subsequentemente as funções e serviços que prestam, assim como a sua adequação para diferentes usos. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os diferentes processos pedogénicos (adições, translocações, transformações e perdas) que ocorrem no solo;
- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;
- Identificar os diferentes fatores que determinam o comportamento e o destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no solo;
- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;
- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;
- Compreender o papel da biota nas funções e serviços do solo;
- Identificar as principais ameaças à qualidade dos solos na Europa;
- Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade de solos;
- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros físico-químicos, e bioquímicos do solo;
- Adquirir a capacidade de sugerir diferentes medidas de gestão do solo com vista à sua conservação;
PROGRAMA TEÓRICO
Parte 1 – 8 aulas
1.1. Conceito do solo e importância ambiental. Das rochas ao solo: processos pedogénicos.
1.2. Origem e formação do solo - Pedogénese. Morfologia do solo. Classes de solos - classificação de solos da FAO-UNESCO.
1.3. Matéria mineral do solo: Origem, minerais primários e secundários. Reserva mineral e complexo de alteração. Minerais de argila e substituições isomórficas. Propriedades físicas do solo.
1.4. Matéria orgânica do solo: fontes, frações e composição. Processo de degradação/decomposição: mineralização, imobilização e humificação. Fatores que afetam a decomposição/degradação da matéria orgânica. Processos de estabilização da matéria orgânica.
1.5. A reação do solo - Processos de sorção. Reações de ácido -bases. Redox do solo. Colóides do solo: propriedades.
1.6. Água no solo.
1.7. Ar no solo.
1.8. Poluentes do solo (inorgânicos, orgânicos e emergentes). Vias de destino dos poluentes. Mecanismos de interação e o destino dos contaminantes no solo.
1.9. Legislação Europeia e nacional de proteção dos solos.
Parte 2 – 4 aulas
2.1. Definições de qualidade de solos.
2.2. As funções e serviços do solo.
2.3. O estado dos solos na Europa.
2.4. Indicadores de qualidade de solos: físicos, químicos e biológicos.
2.5. A gestão do solo para manutenção da qualidade.
PROGRAMA PL
Parte 1 – 8 aulas PL
- Amostragem do solo (desenhos de amostragem, tipos de amostras e processamento e conservação de amostras após recolha
- Determinação da humidade e matéria orgânica do solo.
- Determinação da textura do solo.
- Determinação do pH e condutividade elétrica do solo.
- Medição de radioatividade do solo
- Medição da cor do solo
- Medição da concentração de anião nitrato
- Medição da concentração de fósforo
- Medição do carbono orgânico total (COT). Fracionamento do COT em ácidos húmicos e fúlvicos.
- Determinação de sódio, potássio, cálcio e bário em solos
- Determinação da capacidade de permuta catiónica (CPC)
Parte 2 – 4 aulas TP e 4 aulas PL
Nas aulas serão descritos os princípios dos métodos a efetuar nas aulas práticas, e serão apresentados casos de estudo e respetivos resultados da aplicação dos mesmos métodos.
Trabalho prático 1 - Determinação da atividade enzimática do solo (2 semanas, incubação, ensaio enzimático e análise dos resultados);
Trabalho prático 2 – Determinação da atividade da fauna edáfica do solo – Ensaio de Bait-Lamina (2 semana: iscar as lâminas e colocação no campo; retirar as lâminas e análise dos resultados).
Ashman, M.R., Puri, G; Essential Soil Science, Blackwell Publishing, 2002
Carter, M-R. (Ed.); Sampling and Methods of Analysis. Canadian Society of Soil Science, Lewis Publishers, CRC Press, 1993. ISBN: 0-87371-861-5
Coleman, D.C., Crossley, Jr., D.A., Hendrix, P.F.; Fundamentals of Soil Ecology, Elsevier Academic Press, 2004. ISBN: 0-12-179726-0
Costa, J.B.; Caracterização e Constituição do Solo, Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas, 2011. ISBN: 978-972-31-0073-0
Gary M. Pierzynski, J. Thomas Sims e George F. Vance; Soils and Environmental Quality, 3th Edition, Taylor and Francis, 2005
Gerrard, J.; Fundamentals of Soils, Routledge, 2000. ISBN: 0-4-415-17004-4
Sparks, D.L. ; Environmental Soil Chemistry, Academic Press, 1995
SPAC – Soil and Plant Analysis Council; Soil Analysis. Handbook of Reference Methods. Soil and Plant Analysis Council, Inc., CRC Press, Boca Raton, 2000. ISBN: 9780849302053
Tan, K.H.; Soil Sampling, Preparation and Analysis, Marcel Dekker , 1996. ISBN: 0-8493-3499-3
Wall, D.H., Bardgett, R.D., Behan-Pelletier, V., Herrick, J.E., Jones, T.H., Ritz, K., Six, J., Strong, D.R., van der Putten, W.H.; Soil Ecology and Ecosystem Services, Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-968816-6
White, R.E. ; Principles and Practice of Soil Science – the soil as a natural resource, 3th Ed, Blackwell Science, 2000
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação da disciplina de Qualidade dos Solos é efetuada com base nos seguintes parâmetros:
- Exame final (60% da classificação);
- Relatório de um dos trabalhos das aulas práticas correspondentes a cada uma das partes (40% da classificação) - Grupos.