Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AGR1001
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Agricultura I

Código: AGR1001     Sigla: AGR1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Agronomia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 4 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,53
Práticas Laboratoriais: 2,15
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,53
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha 0,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,15
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos da Unidade Curricular são:

- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na atividade agrícola, agroflorestal e práticas agronómicas.

- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e dos sistemas agroflorestais e da sua multifuncionalidade.

- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das atividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.

- Compreender que a agricultura e os sistemas florestais pelo valor que geram, pelo espaço que ocupam, pela mão-de-obra que requerem e pela sua tradição implícita, desempenham um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas agroflorestais devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos

- Desenvolvam uma visão integrada da agricultura e sistemas agroflorestais.

- Conheçam a relevância da agricultura e floresta: na economia, no ambiente e na construção da paisagem.

- Sistematizem o conhecimento das ciências de base na fundamentação das práticas agronómicas sustentáveis.

- Compreendam as operações gerais de cultura em diferentes modos de produção (ex Agricultura biológica, produção integrada).

- Habilitar os alunos para integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Principais tópicos**

1.      Perspetiva histórica, Organização da agricultura e principais fitotecnicas

2.      Indicadores estruturais, económicos e sociais da agricultura

3.      Ambiente da produção agrícola: socio-económico, edáfico e climático

4.      Principais técnicas agronómicas*

5.      Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das culturas

6.      Sistemas de agricultura e sistemas agroflorestais*

7.      Seminários sobre temas da atualidade relacionados com a Unidade Curricular

*(Tema com continuidade em Agricultura II).
**O programa detalhado da UC pode ser consultado na plataforma MOODLE. A ordem temporal de lecionação dos temas está subordinado às condições climáticas e ao ciclo de desenvolvimento das culturas.

Bibliografia Obrigatória

Loomis, R.S e Connor, D.J. ; Ecología de cultivos: productividad y manejo agrarios, Mundi Prensa,, 2002

Bibliografia Complementar

Porta, J., Acevedo, M., Roquero, C; Edafología para la agricultura y el medio ambiente, Mundi Prensa, 1999
Mazoyer, M. e Roudart, L; Histoires des Agricultures du Monde, Editions du Seuil, França, 1997
Speding, R; An introduction to agricultural systems, Elsevier, Londres, 1988
Caldas, C.; A agricultura portuguesa através dos tempos, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991
Terrón, P; Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal, Mundi Prensa, 2002
Silva, J. (Coordenador); Árvores e florestas de Portugal, Público, comunicação social, SA e Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é estruturado no trabalho presencial autónomo e acompanhado, em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP), e atendimento personalizado, visando a aquisição de conhecimento (factual, conceptual, processual e metacognitivo) e o desenvolvimento do processo cognitivo (integrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar).

As atividades de aprendizagem incluem


Aulas teóricas Os temas das aulas teóricas serão preferencialmente expostos através de apresentações de slides (power-+points) e discussão de temas . Sempre que oportuno projecto na aula filmes (pequenos excertos) especializados que tenho vindo a compilar. Alguns tópicos poderão ser ministrados sob a forma de seminários dados por especialistas.

Aulas práticas:
- 1) Trabalhos de campo para permitir aos estudantes um primeiro contacto directo com as plantas, as fitotécnicas e os sistemas de produção. 2) Alguns destes trabalhos consistem na instalação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de culturas diversas - Recurso a computadores para: i) simulações de tomadas de decisões ao nível do sistema de cultura. ii) consulta de bases de dados.

3) Parte das aulas sobre máquinas agrícolas serão lecionadas em explorações colaborantes (acordo prévio com a FCUP).

4) Estão previstas visitas de estudo.

 

 

Software

FloSat

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias > Agronomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 64,00
Trabalho de campo 19,00
Trabalho escrito 17,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Estudo autónomo 93,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência



  • Entrega e aceitação dos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso dentro dos prazos estipulados.



  • Estudantes que já obtiveram frequência e aprovação nos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso em anos anteriores (até 2 anos) serão admitidos ao exame final, sem necessidade de repetir essa componente de avaliação.



  • Os estudantes com estatuto que permita a dispensa de assiduidade (ex. isenção de faltas), para obtenção da frequência, devem realizar os trabalhos práticos/projetos/estudos de caso previstos na UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos na UC será feita através de 3 tipos de provas:

1- Exame escrito (EE) sobre toda a matéria lecionada.
2- Trabalhos práticos (TP1, TP2, TP3) (ver dossier da UC)
3- Avaliação continua (AC) (ver dossier da UC)
A classificação final (CF) é obtida através da seguinte formula:
CF = (EEx64 + TP1x12 + TP2x12 + TP3x9 + ACx3)/100
 

Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas. No caso de alguma das provas previstas não se realizar o seu valor percentual atribuído na CF será adicionado ao exame escrito (EE).

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.

Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.

Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.

Observações

- Para além da bibliografia da UC serão disponibilizados textos didáticos para apoio a alguns dos temas lecionados.

- Acompanhamento dos alunos fora dos tempos letivos Disponibilizo todos os meus contactos (telefone, telemóvel, e e-mails) e dou autorização para me telefonarem a qualquer hora, alertando para a ponderação em função da urgência do assunto. Antes do exame, farei 1 aula de esclarecimento de dúvidas.
Por imperativos do ECDU, manterei um horário de assistência aos alunos fora dos tempos letivos: Horário de atendimento: terça-feira das 13h30 às 15h30min.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 10:20:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias