Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Q4015
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Química e Sociedade

Código: Q4015     Sigla: Q4015     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:Q 20 Plano de estudos a partir do ano letivo 2023/2024 2 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandre Lopes de Magalhães Regente
José António Maia Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,62
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,615
José António Maia Rodrigues 0,538
Vera Lúcia de Sousa Freitas 0,538
Alexandre Lopes de Magalhães 0,539

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo principal desta unidade curricular é despertar no estudante a consciencialização do importante papel que a Química, como área transversal do conhecimento, representa no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas. 

Resultados de aprendizagem e competências

A diversidade e atualidade dos temas propostos para os diversos formatos de ensino/aprendizagem, com a intervenção de profissionais no ativo e que apresentarão tópicos relacionados com as suas próprias experiências quotidianas, proporcionará aos estudantes a consciencialização do importante papel que a química desempenha na nossa sociedade, nos seus mais variados aspetos.  Além disso, a participação de antigos alunos do nosso Mestrado, que falarão sobre a sua própria experiência profissional,  dará um incremento de motivação aos atuais estudantes.

No final desta unidade curricular o estudante deve:

- saber dar exemplos da importância da química nas sociedades modernas industrializadas, e na realidade portuguesa em particular;

- identificar as vertentes mais importantes da química na sociedade portuguesa atual;

-  saber discutir o eventual impacto que o seu próprio trabalho de tese poderá ter na sua formação pessoal como futuro profissional e na sociedade em geral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático concreto desta unidade curricular pode variar em cada ano letivo. Contudo, está sempre previsto um formato de semana intensiva, com 20 a 25 horas de contacto, que inclui:

- Palestras e conferências/debates temáticos com personalidades da área empresarial (indústria e/ou serviços), da investigação e educação.

- Testemunhos de carreira profissional - comunicações orais de antigos estudantes do Mestrado em Química com percurso de sucesso na área.

- Workshops em temas de química aplicada.

- Uma a duas visitas guiadas a instituições e/ou empresas da região relacionadas com a química.  

Os temas escolhidos para cada formato serão os mais atuais e pertinentes para o Curso de Mestrado e para o futuro profissional dos estudantes, estando obviamente condicionados à disponibilidade das personalidades convidadas.

Bibliografia Obrigatória

Não se aplica; Não se aplica

Observações Bibliográficas

Dada a natureza e dinâmica desta unidade curricular, não haverá uma bibliografia base. Todo o material relevante para os estudantes será disponibilizado pelos próprios intervenientes dos vários módulos específicos a decorrer em cada ano letivo. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A diversidade e atualidade dos temas propostos para os diversos formatos de ensino/aprendizagem, com a intervenção de profissionais no ativo e que apresentarão tópicos relacionados com as suas próprias experiências quotidianas, proporcionará aos estudantes a consciencialização do importante papel que a química desempenha na nossa sociedade, nos seus mais variados aspetos.  Além disso, o testemunho pessoal de experiência profissional com as comunicações orais de antigos alunos do nosso Mestrado dará um incremento de motivação aos atuais estudantes.

Os temas escolhidos são apresentados numa variedade de formatos: palestras, debates, comunicações orais, workshops, visitas de estudo, com o objetivo de apelar à participação ativa dos estudantes.

No final do programa, os estudantes têm de indentificar um tema à sua escolha e preparar uma curta apresentação oral, acompanhada de um breve resumo escrito, em que explicam a relevância do tema escolhido para a sociedade.

 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é obrigatória. O estudante perde a frequência se exceder um número de faltas igual a 1/4 das aulas calendarizadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = 0.50 AO + 0.50 RE


NF - Nota final

AO - Apresentação Oral

RE - Resumo Escrito

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-30 às 08:19:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias