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Química Analítica

Código: Q2019     Sigla: Q2019     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 39 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel de Melo Pereira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Teorico-Prática: 2,31
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,846
Carlos Manuel de Melo Pereira 1,846
Teorico-Prática Totais 1 2,307
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida 2,307

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão, descrição e uso das diferentes técnicas e métodos analíticos (eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos). Para além da implementação dos métodos analíticos pretende-se ainda introduzir as noções básicas da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:

Conhecer os princípios teóricos das técnicas eletroquímicas, espetroscópicas de absorção, de emissão e dispersivas;

conhecer os princípios básicos e requisitos para implementação dos métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos;

conhecer os princípios básicos da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade;

 

 Competências:

Identificar aos parâmetros experimentais críticos das técnicas eletroquímicas, espetroscópicas de absorção, de emissão e dispersivas;

Identificar os diferentes métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos e a sua aplicabilidade;

saber identificar as limitações e condições ótimas de trabalho dos diferentes métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos;

identificar os princípios básicos da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Métodos Electroquímicos  
1.1 Métodos Potenciométricos
1.2 Métodos Coulométricos
1.3 Métodos Voltamétricos e Amperométricos
2 Métodos Espectroscópicos
2.1 Espectroscopia de Absorção
2.1.1 Espectrofotometria de UV/Vis e Espectroscopia de Infravermelho
2.1.2 Espectroscopia de Absorção Atómica
2.2 Espectroscopia de Emissão
2.2.1 Espectroscopia de Fotoluminescência
2.2.2 Espectroscopia de Emissão Atómica
2.3 Espectroscopia Dispersiva
2.3.1 Turbidimetria
3 Introdução à Validação de Métodos Analíticos
4 Introdução à Garantia da Qualidade

Bibliografia Obrigatória

Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
David Harvey; Analytical Chemistry 2.0, 2008 (Obra de acesso livre via WWW. Site: http://www.asdlib.org/onlineArticles/ecourseware/Analytical%20Chemistry%202.0/Text_Files.html)

Bibliografia Complementar

Kellner R.; Mermet J. M.; Otto M.; Widmer H. M.; Analytical Chemistry . ISBN: 3-527-28610-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, tendo que participar em 75% do número de aulas previstas.
Os estudantes com estatuto especial não estão abrangidos pela medida restritiva anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. A avaliação de conhecimentos será efetuada através de exame final.

  2. Dispensa de exame final: O estudante poderá dispensar de exame final através da realização de 2 testes (T1, T2) ao longo do semestre, desde que a média aritmética dos testes, somada à componente de participação nas aulas teóricas, seja positiva (>9,5 valores). A realização destes testes é facultativa.

  3. Os estudantes que tenham optado por realizar os testes previstos no ponto 2 e cuja média dos testes seja positiva só poderão realizar melhoria de nota no exame da época de recurso.

  4. Para os estudantes que optaram por realizar a avaliação por testes, a nota final é obtida pela média aritmética das classificações obtidas nos testes.

  5. Nos exames, os estudantes serão avaliados na globalidade da matéria. A nota final será obtida a partir da classificação obtida pelo aluno nesse exame.

  6. A componente da participação presencial será avaliada através da resposta a questões colocadas e da interação nas aulas. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2 da "Fórmula de cálculo da classificação final" e seguir o processo de avaliação aí descrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.

Observações

Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.

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