Código: | Q2019 | Sigla: | Q2019 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:Q | 39 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Carlos Manuel de Melo Pereira | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Teorico-Prática: | 2,31 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,846 |
Carlos Manuel de Melo Pereira | 1,846 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,307 |
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida | 2,307 |
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão, descrição e uso das diferentes técnicas e métodos analíticos (eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos). Para além da implementação dos métodos analíticos pretende-se ainda introduzir as noções básicas da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade.
Resultados de aprendizagem:
Conhecer os princípios teóricos das técnicas eletroquímicas, espetroscópicas de absorção, de emissão e dispersivas;
conhecer os princípios básicos e requisitos para implementação dos métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos;
conhecer os princípios básicos da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade;
Competências:
Identificar aos parâmetros experimentais críticos das técnicas eletroquímicas, espetroscópicas de absorção, de emissão e dispersivas;
Identificar os diferentes métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos e a sua aplicabilidade;
saber identificar as limitações e condições ótimas de trabalho dos diferentes métodos eletroquímicos, espetroscópicos, cinéticos;
identificar os princípios básicos da validação de métodos analíticos e da garantia da qualidade.
1 Métodos Electroquímicos
1.1 Métodos Potenciométricos
1.2 Métodos Coulométricos
1.3 Métodos Voltamétricos e Amperométricos
2 Métodos Espectroscópicos
2.1 Espectroscopia de Absorção
2.1.1 Espectrofotometria de UV/Vis e Espectroscopia de Infravermelho
2.1.2 Espectroscopia de Absorção Atómica
2.2 Espectroscopia de Emissão
2.2.1 Espectroscopia de Fotoluminescência
2.2.2 Espectroscopia de Emissão Atómica
2.3 Espectroscopia Dispersiva
2.3.1 Turbidimetria
3 Introdução à Validação de Métodos Analíticos
4 Introdução à Garantia da Qualidade
O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 90,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, tendo que participar em 75% do número de aulas previstas.
Os estudantes com estatuto especial não estão abrangidos pela medida restritiva anterior.
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2 da "Fórmula de cálculo da classificação final" e seguir o processo de avaliação aí descrito.
A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.